Como Conquistar o Cliente com um Produto Novo?

A Análise Sensorial está entre as 4 etapas essenciais da criação de um novo produto. Mas, qual a relação entre: conquistar um cliente X avaliar características e atributos de um produto?

A avaliação do produto trata-se da aceitação do consumidor. Ou seja, garante que o alimento proporcione uma experiência agradável ao cliente, capaz de conquistar este. 

Logo, um produto que atende as necessidades e os desejos de um consumidor tem chances maiores de conquistar um determinado público. E, muitas vezes, passa a ter valor atribuído pelo consumidor que teve suas expectativas serem atingidas.

Porém, como garantir que o seu produto seja aceito pelo consumidor?

SABENDO MAIS A FUNDO SOBRE A ANÁLISE SENSORIAL

Imagine uma mãe que sempre faz Bolo de Chocolate para seus filhos e, precisando de uma fonte de renda a mais, decide vender seu bolo para supermercados.

Após ir atrás de todo o passo-a-passo para colocar seu bolo a venda, ela se depara, ao lado do bolo dela, com mais umas 5 marcas diferentes de Bolos de Chocolate.

Como garantir que o seu bolo seja o escolhido entre diversos outros produtos?

O passo-a-passo da mãe para a  criação de um novo produto não foi finalizada. É necessário, ainda, a cereja do bolo: a ANÁLISE SENSORIAL.

Onde serão realizados testes para que o seu produto conquiste cada cliente e seja o escolhido dentre as outras opções que lhes seja apresentado.

Os testes mais utilizados na área de alimentos, são os chamados afetivos, que é um conjunto de testes realizado com consumidores do produto em questão.

As características comumente analisadas são:

  • Aparência;
  • Aroma;
  • Sabor;
  • Textura;
  • Impressão global.

Que estão na ordem de percepção pelos nossos órgãos de sentido.

Ainda dentro dos testes afetivos, existem:

Teste de aceitação: que avalia se o provador gosta ou desgosta das características do alimento;

Teste de preferência: o provador ordena as amostras dadas a ele de acordo com a sua preferência e qual sua intenção de compra, que avalia se ele compraria ou não o produto.

5 NÍVEIS DE HIERARQUIA DO VALOR DO PRODUTO

As empresas precisam levar em consideração 5 níveis de hierarquia do valor do produto:

  1. Benefício: consiste no benefício principal que o consumidor recebe ao adquiri-lo. 
  1. Genérico: o benefício principal é transformado em um produto básico, de maneira a ser usufruído pelo consumidor. 
  1. Esperado: é o conjunto de atributos que os consumidores esperam encontrar no produto que adquirem. 
  1. Ampliado: são os serviçosaspectos e benefícios acrescentados aos produtos a fim de encantar o consumidor, superando suas expectativas iniciais. 
  1. Potencial: envolve todas as ampliações e transformações que determinado produto deverá sofrer no futuro, ou seja, sua possível evolução. 

*(OLIVEIRA, 2012, p. 148 e 149)

Os produtos precisam ser muito bem elaborados para atrair a atenção dos consumidores em termos de qualidade, características, design, embalagens, rótulo e marcas. Cada um desses itens é enfatizado pelo consumidor a partir do momento em que ele atribui o valor do produto.

A AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO E A ACEITAÇÃO

A importância na inovação gera CRIAÇÃO DE NOVOS PRODUTOS ou MELHORIAS DO MESMO. Isso significa que os produtos possuem um ciclo de vida muito menor e necessita: o acompanhamento de tendências de mercado e do comportamento do consumidor, capaz de mostrar uma brecha para identificar as novas oportunidades.

Uma forma de evitar erros ao expor os produtos no mercado é conhecer a região, cultura e costumes de onde se pretende lançar ou expandir no mercado. Esta análise evita riscos de não ser aceito, pois já existe outro produto que domina a região e tem a confiança do consumidor. Evitando impactos financeiros e comerciais.

combinação de novas oportunidades E pesquisa do comportamento do consumidor permitem elevar as vendas tornando-se responsável por uma fatia do crescimento no mercado. 

Texto repostado em 2021, para ler a versão mais recente, clique aqui.
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