determinação do prazo de validade

Entenda o que envolve a determinação do prazo de validade do seu alimento

Postado em Postado em Vida de prateleira

Alimentos são perecíveis por natureza. Por isso, se faz necessário o estabelecimento de uma norma, determinando um período de tempo que o torna seguro e adequado para consumo no mercado, desde que estocado de acordo com as condições indicadas. Essa é a mais conhecida definição de prazo de validade.
Apesar de  muito comum nos rótulos de produtos industrializados,  pouco se sabe sobre o processo que envolve a determinação da validade de um produto.

Tal avaliação é feita por meio dos testes de vida de prateleira. A partir dele é possível garantir que o alimento:
  • Está seguro para o consumo, ou seja, não irá causar intoxicação alimentar, devido liberação de toxinas danosas à saúde por bactérias que podem contaminar a comida durante o armazenamento;

  • Não se deteriorou em questão a qualidade ou estragou de qualquer maneira que o consumidor possa considerar inaceitável para o consumo;

  • Ou ainda, não perdeu quantidades significativas de nutrientes listados no rótulo.

Caso um alimento apresente todas essas características, podemos dizer que a Shelf Life ou Vida de prateleira desse produto ainda é válida. No entanto, a partir do momento em que ele passa a apresentar mudanças em suas características ou algum agente causador de doenças é encontrado, o produto encontra-se no fim da sua determinada vida de prateleira.

Imagine um produto que possa ficar meses ou anos em prateleiras, como avaliar sua Shelf Life?

Para isso, são feitos vários testes que analisam as características físico-químicas, microbiológicas e sensoriais (aroma, sabor, aparência e textura). Os estudos feitos podem ser realizados em condições normais de temperatura, resfriado ou congelado. Para saber mais como é feita a avaliação da vida de prateleira clique aqui.

É possível estender o prazo de validade do meu alimento?

Existem muitos fatores que podem afetar a vida de prateleira de um produto.

Alguns destes podem estar relacionados ao alimento em si (fatores intrínsecos), como a umidade e o pH, enquanto outros são fatores extrínsecos como problemas com as embalagens, condições da matéria-prima e armazenamento inadequado. Ao entender quais são os fatores mais importantes que afetam a vida útil do seu produto, é possível manipular esse fator e estender a sua vida de prateleira.

Alterações na composição, formulação, processamento ou embalagens podem, inadvertidamente, causar o decaimento da vida de prateleira e fazer com que seu produto fique mais suscetível ao crescimento de microrganismos maléficos à saúde humana. Portanto, é preciso avaliar as mudanças sugeridas, observando se não haverá efeitos contrários para a vida de prateleira.

Para saber mais como aumentar a vida útil dos seus produtos na prateleira e evitar o desperdício são necessários alguns cuidados práticos e simples, os quais você pode acompanhar em Tecnologia e Treinamento.

Fonte: Food Safety

 

Julia Grippa
Julia Grippa
Estudante de Engenharia de Alimentos. Atualmente trabalha no departamento de Marketing.

One thought on “Entenda o que envolve a determinação do prazo de validade do seu alimento

  1. Muito completo seu artigo, realmente eu encontrei o que esperava. Muito obrigado por ter compartilhado este conteúdo conosco, vou compartilhar aqui em minhas redes sociais para que mais pessoas possam ver.. Gratidão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *