O Que Envolve a Criação de um Produto

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Conheça 4 etapas essenciais para o desenvolvimento de um produto inovador no mercado de alimentos.  

Antes de iniciar o processo de criação de um novo produto é importante ressaltar a necessidade de ter um Modelo de Negócio bem definido para garantir o sucesso da empresa. Este modelo baseia-se no Canvas, ferramenta que auxilia no planejamento estratégico do seu negócio. O Canvas é um mapa visual que contém nove blocos, ele encontra-se na imagem a seguir:   

 

 

As ideias contidas nos nove blocos caracterizam seu negócio. Mostram como ele irá operar e gerar valor ao mercado, definindo seus principais fluxos e processos, permitindo uma análise e visualização do seu modelo de atuação no mercado.

 

O Processo de Criação

Crescente e cada vez mais competitivo, o setor de alimentos deve sempre buscar inovações para conquistar o consumidor. Desta forma, a criação de produtos inovadores é um fator fundamental para este crescimento. Destacando-se por ser um dos meios mais eficazes para uma empresa manter sua participação ativa no mercado.   

Com isto, para o desenvolvimento de um novo produto é importante iniciar um processo de criação, o qual não possui um padrão fixo, mas sem dúvidas ter um bom planejamento e basear-se em etapas farão toda a diferença para o resultado final.

Para você não ficar perdido sobre quais etapas devem ser estabelecidas para alcançar o sucesso do seu novo produto, aqui seguem 4 etapas essenciais:

1.   A ideia

A primeira coisa a ser feita no processo de criação de um novo produtor é a etapa de descoberta, onde as ideias são geradas livremente. Proporcione um processo de Brainstorming (chuvas de ideias) com sua equipe, busque por tendências no setor de alimentos. Faça uma lista de todos os possíveis produtos, lembrando sempre do propósito de inovação e destaque no mercado.

 

2.   Pesquisa de Mercado

Esta etapa é de extrema importância para certifica-se que a ideia é viável e possui um mercado consumidor em potencial.  

A pesquisa de mercado, consiste na definição do problema e dos objetivos de pesquisa, desenvolvimento do plano de pesquisa, coleta de informações, análise das informações e apresentação dos resultados. Com ela, pode-se concluir se o produto em criação possui um mercado consumidor com potencial de compra. E a partir da análise da mesma, é possível determinar qual será o público alvo do produto inovador. Raramente se consegue vender para todo mercado, a tendência é atuar direcionando seus esforços para apenas uma parte dele.

Além de conhecer o perfil do cliente, a pesquisa serve para identificar a quantidade ou volume que o mercado é capaz de absorver e a que preços esses produtos poderão ser vendidos.

3.   Formulação

A etapa do desenvolver uma nova fórmula exige conhecimento técnico, é nela que se determina os componentes necessários e onde realizam testes para formulação. Toda a análise necessária tem por objetivo verificar a viabilidade da produção desta nova fórmula e, assim, chegar à melhor composição possível, garantindo que o prazo de validade do produto seja adequado para o meio de distribuição do produto e sobretudo garantindo a segurança do consumidor.  

 

4.   Análise Sensorial

A análise sensorial tem por objetivo avaliar as características ou atributos de um produto. Determinando o quanto um consumidor gosta ou desgosta de um determinado produto.

Trata-se de uma etapa importante para o desenvolvimento de um novo produto, o qual depende da aceitação do consumidor. Portanto, certificar-se de que o alimento proporciona uma experiência sensorial agradável ao paladar humano é essencial para aceitação do produto no mercado.


O GEPEA possui amplo conhecimento e capacitação no desenvolvimento e aprimoramento de produtos alimentícios. Contamos com uma equipe capacitada que irá buscar a melhor solução para o seu problema. Se tiver dificuldades em qualquer etapa de criação do seu produto nos contate!

 

Julia Grippa
Julia Grippa
Estudante de Engenharia de Alimentos. Atualmente trabalha no departamento de Marketing.

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