Saiba Como Reduzir os Custos da Sua Empresa Otimizando a Estrutura da Fábrica

Postado em Postado em Empresa

          Com a crescente competitividade do mercado de alimentos, as empresas buscam aproveitar ao máximo suas instalações já disponíveis, já que a construção de um novo espaço para fabricação demanda alto investimento financeiro. Assim, uma das formas de reduzir os custos de processos, aumentar a produtividade e os lucros da empresa é investir na adequação do Layout de Processos.

          Segundo o SEBRAE, “com um layout inadequado, cerca de 30% do tempo destinado à produção é desperdiçado com transporte de materiais e produtos”. Assim, é importante verificar se a sua unidade de produção está com dificuldades no fluxo interno de processos, na má distribuição de equipamentos, na grande formação de estoques intermediários, movimentação de pessoas, grandes distâncias percorridas pelo produto, limpeza e manutenção de equipamentos.

          Para saber se você enfrenta problemas em relação aos pontos levantados acima na sua empresa, responda às seguintes perguntas:

  • *Os trabalhadores conseguem realizar a limpeza e a manutenção de todos os equipamentos sem dificuldade?
  • *Todo o espaço da unidade é utilizado?
  • *Há demora excessiva na produção e finalização do produto?
  • *O fluxo de produção é organizado?
  • *Há sinalização adequada dos equipamentos, bem como espaço adequado para trânsito de pessoas e produtos?
  • *Há local separado da produção para estocagem de matérias-primas, produtos acabados, materiais de embalagem e materiais de limpeza?

           Caso a resposta para alguma destas perguntas seja não, é necessário fazer um estudo de Layout para a melhoria desses aspectos.

           Embora a definição de Layout seja popularmente compreendida como arranjo físico e disposição adequada de equipamentos na unidade de produção, na área de alimentos há diversos fatores que também devem ser considerados ao se ajustar um Layout de Processo, como, por exemplo, condições adequadas de iluminação, facilidades na higienização e manutenção de equipamentos, conforto e facilidade de locomoção dos trabalhadores, além da preocupação em eliminar riscos e contaminações provenientes de diferentes etapas do processo. É importante destacar que o layout de uma fábrica de alimentos deve seguir as exigências legais e os padrões de qualidade definidos pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

A implementação do layout correto para a sua empresa, podem trazer diversas vantagens. Entre elas:

Menor desperdício de material utilizado em processo;

  • *Maior conforto e segurança para os trabalhadores;
  • *Redução do tempo de processo;
  • *Treinamento, supervisão e controle facilitado;
  • *Permite modificações necessárias, caso surjam novos produtos.
Rafael Chelala
Rafael Chelala
Estudante de Engenharia de Alimentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *