O quanto você entende de uma tabela nutricional?

Postado em Postado em Rotulagem

Sabe quando você caminha pelo supermercado e a cada corredor existe uma pessoa olhando a tabela nutricional de uma embalagem?

Será que todo mundo que está ali, encarando o rótulo de um alimento, sabe o quanto esta significa? Ou como aqueles números chegaram ali?

A Tabela Nutricional consiste no cálculo de valores nutricionais, sendo obrigatório declarar os valores energéticos, carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras trans, gorduras saturadas, fibras alimentares e sódio. O que a difere da Rotulagem, é que essa, além dos valores nutricionais, contém ingredientes, origem, prazo de validade, conteúdo líquido e lote.

E o que é todo esse papo de porção, percentual de valores diários (%VD) e medida caseira?

  • O que são porções de alimentos? É a quantidade média do alimento que deveria ser consumida por pessoas em bom estado nutricional, em cada ocasião de consumo, para se compor uma alimentação rica e saudável.
  • O que são os percentuais de valores diários (%VD)? É um número, em percentual, que representa o valor energético e de nutrientes em uma dieta de 2000 kcal, indicada no rótulo.
  • O que é medida caseira?
    É um modo de se medir alimentos sem o uso de balanças ou qualquer outro tipo de utensílios que seja possível uma mensuração adequada. Dessa forma são utilizados, por exemplo, xícaras, colheres de sopa, fatias, copos…

Essas informações devem ser aplicadas em todos os alimentos e bebidas produzidas, comercializadas e que estejam prontos para oferta ao consumidor. Ademais, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), atuam em benefício do consumidor, proporcionando-lhe o direito de conhecer, analisar e escolher os produtos que ele realmente deseja para sua alimentação. 

 

 

Mariana Tararam
Mariana Tararam
Estudante de Engenharia de Alimentos. Atualmente trabalha como Coordenadora de Marketing digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *