Como lançar um produto proteico? Confira o passo a passo!

É inegável que o mundo proteico domina o mercado de alimentos atualmente. As opções são infinitas, a criatividade aliada a praticidade fortalecem o movimento, e cativam cada vez mais consumidores.

A indústria e o mercado de alimentos devem se moldar diante das necessidades e tendências que os consumidores seguem. Frente a uma grande procura por alimentação saudável e um estilo de vida equilibrado, os produtos ricos em proteínas ganham destaque.

Por isso, o GEPEA preparou este artigo: que tal entender como entrar no mercado de alimentos proteicos e lançar um produto de qualidade?

Como lançar um produto proteico?

Você já deve ter notado nas prateleiras dos supermercados, ou comércios e lojas destinados direta e exclusivamente para produtos do mundo fitness. Dessa maneira, é possível perceber que a população compra e procura cada vez mais os produtos alimentícios que agreguem em seu novo estilo de vida.

Os produtos proteicos, que são ricos em proteínas, ganham destaque nesse contexto. Atrelados a atividades físicas, por exemplo, têm impacto direto no aumento de ganho de massa muscular e resistência física. Além disso, os produtos proteicos, em suas diversas formas, entregam praticidade na alimentação do dia a dia.

A OMS, Organização Mundial da Saúde, recomenda como ingestão diária de proteínas 0,8 gramas por quilograma do indivíduo. Diante da dose de proteína recomendada e dos benefícios que a mesma apresenta, ingerir produtos proteicos alavanca esses parâmetros.

Mas a pergunta que fica é: como fazer um produto proteico que atenda as necessidades dos consumidores e entregue qualidade e segurança? Um estudo de mercado e legislação, determinação do público alvo e foco do produto, além da escolha das matérias primas e embalagens são imprescindíveis.

Vem conferir as dicas!

1. Estudo de mercado

O primeiro passo é entender o que já existe no mercado, quais as principais tendências e necessidades tanto do mercado em si, quanto dos consumidores.

Os produtos proteicos podem apresentar diversas formas: barras de proteínas, cookies, waffers, snacks e bebidas proteicas são algumas possibilidades.

A pesquisa de marcas e produtos que se destacaram é de grande importância para entender como e quais estratégias foram utilizadas para promover o produto e qual a melhor escolha.

2. Determinação do foco do produto

Os produtos proteicos podem ter diferentes focos, além de somente entregar alto teor de proteína.

Eles podem ter destaque por ter sabor ou textura diferentes, por serem barrinhas ou snacks e até mesmo por trazerem embalagens práticas para o dia a dia. Investir nesses diferenciais, frente a um estudo de mercado prévio, auxilia na decisão do foco do produto.

Determinar o público alvo, juntamente com o foco do produto é imprescindível para formar o propósito do mesmo. Seja na praticidade, inovação em sabor, textura ou formato, os produtos proteicos entregam essa gama de possibilidades.

3. Matérias primas de qualidade

O próximo passo é a escolha das matérias primas e ingredientes do produto que desempenham papel fundamental na garantia de qualidade e segurança.

A qualidade das matérias primas relaciona-se diretamente no produto como um todo, mas também na satisfação do cliente. Diante do mundo fitness, os consumidores estão cada vez mais atentos aos rótulos e as informações nutricionais.

Ter atenção à legislação e às normas requisitadas pelos órgãos públicos é essencial: conhecer quais compostos podem ser adicionados e suas quantidades permitidas, por exemplo.

Além disso, no desenvolvimento dos produtos proteicos, atender um sensorial que agrade os consumidores é um empecilho. Dessa maneira, contar com especialistas e pesquisas sobre o assunto, trará mais credibilidade e qualidade ao produto. 

As fontes de proteínas utilizadas podem não apenas aumentar o teor proteico do seu produto, mas também agregar sabor e valor ao mesmo. Dessa maneira é possível manter a qualidade e segurança do produto final.

Confira: High Protein: Como adicionar proteínas em alimentos industrializados.

4. Embalagem

É muito importante ter atenção e cuidado na escolha da embalagem do seu produto. Além de ter uma identidade visual que chame atenção do consumidor estampada no rótulo, ela contribui de maneira extensa na conservação do produto.

Embalagens também imprimem a praticidade do produto, quando um de seus focos for esse. Além disso, é importante escolhê-la e elaborá-la para que possa se mostrar como um produto saudável.

A sua escolha também deve ser baseada nas necessidades do produto diante de condições do ambiente, como umidade e luz solar, por exemplo. Esses fatores têm impacto direto na conservação do produto, portanto a escolha da embalagem reflete na segurança e qualidade do mesmo.

Confira: Estudo de embalagem de alimentos

Conclusão

Depois de uma pequena prévia de como você fará para entrar nesse mundo high protein, chegou sua hora de desenvolver seu produto!

O GEPEA conta com uma equipe especializada que te ajudará no desenvolvimento do seu produto, garantindo segurança, qualidade e destaque no mercado. Entre em contato!

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