Nos últimos tempos, o número de consumidores de barras de cereais aumentou, de acordo com os dados de TGI da Marktest.
Com isso, é comum que a quantidade de novos produtos aumente também. Agora, já existem barras de cereais com maior quantidade de proteína e com os mais diferentes sabores, por exemplo.
Mas a pergunta que surge, é: como é feito o desenvolvimento dessas barras de cereais?
Será que chegou a hora da sua empresa investir nelas? Vem conferir!
O que define uma barra de cereal?

De modo geral, uma barra de cereal é um snack, composto, é claro, por cereais e outros ingredientes, que podem ser: frutas, nozes, mel, dentre outros. Confira a RDC 263/2005, da Anvisa, para entender um pouco mais sobre produtos à base de cereais.
Você sabia que, para um alimento ser classificado como integral, deve ter, no mínimo, 30% de ingredientes integrais? Isso, claro, se o seu objetivo é fazer uma barrinha integral.
Mas como produzir essas barrinhas?
Funcionamento do desenvolvimento de barras de cereais
Esse é aquele momento em que nós te respondemos: depende. Isso porque, atualmente, existem várias formas de fazer uma barrinha de cereal no mercado.
Você pode optar por adicionar um recheio: ele pode ser cremoso ou não. Você também pode adicionar uma cobertura, crocante ou não. Pode desenvolver uma barra de cereal com um sabor mais inusitado ou investir na adição de vitaminas.
Mas, de modo geral, o desenvolvimento de uma barrinha de cereal segue os seguintes passos:
Um breve passo a passo para desenvolver barras de cereais
- Pesquisa e Formulação: entendimento e seleção dos ingredientes que atendam e agregam sabor e qualidade nutricional, como cereais, frutas secas, nozes, sementes, adoçantes e outros aditivos.
- Desenvolvimento: experimentação com diferentes proporções de ingredientes para alcançar sabor, textura e valor nutricional desejados.
- Produção e processamento: desenvolvimento de uma massa homogênea, seguida de resfriamento e corte da massa em barras.
- Embalagem: envase individual das barras em embalagens adequadas para proteger o produto e manter sua qualidade.
Um novo mercado para as barras de cereais
Já faz um tempo desde que o estilo de vida fitness virou sensação, especialmente voltado para o ganho de massa magra. Assim, alimentos com adição de proteína foram se tornando mais comuns.
Com a barra de cereal, não é diferente. Pelo contrário, as barras de cereais estão cada vez mais proteicas. E com a rotina cada vez mais corrida, elas se tornaram uma alternativa conveniente para os consumidores.
Leia mais: Desenvolvimento de suplemento alimentar: o que você precisa saber
Conclusão
Como você pôde ver, o mercado de barras de cereais está em alta e cada vez mais inovador.
Para investir nele, a criatividade – e qualidade, é claro – é um pré-requisito muito importante para conquistar sucesso em vendas.
Para isso atingir esse objetivo, você pode contar com os serviços do GEPEA! Nós auxiliamos no desenvolvimento da sua barrinha, garantindo exclusividade no sabor e na qualidade.
E claro, para ficar por dentro das tendências e demais informações sobre o desenvolvimento de alimentos, não deixe de conferir nossos últimos artigos. Nos vemos por lá!