Alimentos enriquecidos: o que são?

Mais nutrientes em um só alimento! Já pensou nessa realidade? Com os alimentos enriquecidos, isso é possível.

Foi pensando nisso que nós decidimos escrever este artigo para você que não abre mão de uma alimentação rica em nutrientes e saudável – e que deseja conhecer um pouco mais sobre o processamento desse tipo de produto na indústria!

Vamos juntos entender um pouco mais sobre o universo dos alimentos enriquecidos! Boa leitura!

O que são alimentos enriquecidos?

alimentos enriquecidos
alimentos fortificados
enriquecimento de alimentos
nutrientes

Você já deve ter visto em prateleiras de supermercados alguns produtos com embalagens chamativas que diziam ter um pouco mais de alguma vitamina ou nutriente. Aliás, isso é bastante comum em produtos direcionados para a alimentação infantil!

Esses são os alimentos enriquecidos, também conhecidos como alimentos fortificados, que recebem uma adição de um ou mais nutrientes em alguma etapa de seu processamento.

Isso acontece para diminuir a carência nutricional de alguns alimentos, agregando valor ao produto e garantindo uma dieta mais rica e saudável aos consumidores.

Você também pode gostar: Alimentos funcionais: o que você precisa saber antes de desenvolver o seu

Tipos de fortificação alimentar

A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu quatro tipos de fortificação alimentar:

Fortificação universal

A fortificação de alimentos universal ou em massa pode ocorrer de forma obrigatória quando um grupo populacional possui deficiência de nutrientes.

Nesse sentido, o enriquecimento de alimentos ocorre para fornecer os nutrientes necessários para essa população, garantindo a sua saúde por meio da alimentação.

Fortificação direcionada

Parecida com a fortificação universal, a fortificação alimentar direcionada visa enriquecer alimentos para diminuir o alto risco de deficiência nutricional em alguns grupos populacionais. Ela pode ser obrigatória ou não.

Fortificação domiciliar comunitária

Enquanto isso, a fortificação domiciliar comunitária consiste na suplementação de refeições, enriquecendo a alimentação de um público que possui fácil aceitação pelo alimento. Contudo, é necessário que a população seja orientada antes de se alimentar.

Fortificação em mercado aberto

Já a fortificação em mercado aberto não é obrigatória, mas uma escolha das indústrias para agregar valor a um produto alimentício.

Quais são os nutrientes mais utilizados no enriquecimento alimentar?

Existem vários nutrientes que podem ser utilizados para o enriquecimento alimentar. Contudo, é mais comum encontrar nutrientes que, geralmente, são encontrados em pequenas quantidades nos alimentos.

Alguns nutrientes adicionados, são:

Cálcio

O cálcio é um mineral encontrado principalmente em alimentos de origem animal, como o leite, queijo e iogurte, mas também pode ser encontrado em vegetais.

Ele ajuda na função dos músculos, nervos e na coagulação do sangue. E como você já deve ter visto por aí, é um nutriente muito importante para a prevenção da osteoporose.

Vitamina B-12

É muito comum encontrar vitamina B-12 em peixes, carnes, ovos e laticínios.

A falta da B-12 pode causar anemia, visto que a vitamina auxilia na produção de glóbulos vermelhos, além de manter o sistema imunológico saudável.

Ferro

Enquanto isso, diversos alimentos possuem ferro. Assim como a vitamina B-12, o ferro também é um grande aliado na luta contra a anemia. Por essa razão, comer alimentos que contenham ferro pode te ajudar a ter mais disposição, energia e manter a sua imunidade boa.

Ômega 3

O ômega-3 é um tipo de gordura saudável encontrada em certos alimentos, como peixes gordurosos, sementes de linhaça e nozes.

Ele é conhecido por seus benefícios para a saúde, principalmente por ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas.

Além disso, o ômega-3 desempenha um papel importante na redução da inflamação, na melhoria da saúde cerebral, no apoio à visão e na redução dos níveis de triglicerídeos no sangue.

Ácido fólico

Se você está gestante, é muito provável que já tenha ouvido falar sobre a importância do ácido fólico por causa da sua capacidade de prevenir defeitos no tubo neural do feto e a anemia megaloblástica induzida pela gravidez.

Isso é um grande benefício, mas não acaba por aí! Encontrado em feijões, vegetais verde escuros, e frutas cítricas, o ácido fólico também é ótimo para o coração, pois pode ajudar a reduzir os níveis de homocisteína, um fator de risco para doenças cardíacas.

Além disso, ele também exerce um papel importante na formação de novas células, no funcionamento do sistema nervoso e na produção de DNA.

O que diz a legislação sobre alimentos fortificados?

A Anvisa é a responsável pela regulamentação de alimentos fortificados no Brasil. Eles são definidos como “todo alimento ao qual for adicionado um ou mais nutrientes essenciais contidos naturalmente ou não no alimento, com o objetivo de reforçar o seu valor nutritivo ou de prevenir ou corrigir deficiências nutricionais”.

A RDC Nº 714, de 1° de julho de 2022 estabelece algumas normas referentes à adição de nutrientes em alimentos, ou seja, normas que são aplicadas na produção de alimentos enriquecidos. Algumas delas, são:

  • A adição de nutrientes deve ser segura, considerando a ingestão diária recomendada e interações negativas com outros componentes;
  • Produtos que atendem aos níveis de IDR podem alegar ser “Fonte” do nutriente;
  • Alimentos Enriquecidos/Fortificados devem indicar no rótulo a designação do alimento convencional e expressões como “Enriquecido com…”;
  • Para Alimentos Restaurados, é opcional o uso dos termos “Restaurado com…”;
  • A legislação proíbe informações falsas, incorretas ou que induzam o consumidor a equívoco nos rótulos;
  • A ANVISA padroniza a declaração de nutrientes na rotulagem nutricional obrigatória, incluindo a ordem de declaração e unidades de medida.
  • Todo alimento enriquecido deve seguir os requisitos de rotulagem da RDC nº 727/2022, RDC nº 429/2020, e IN nº 75/2020, ou outras que lhes vierem a substituir.

Conclusão

Neste blogpost, você descobriu um pouco mais sobre o universo da produção e desenvolvimento de alimentos!

Os alimentos enriquecidos são uma ótima forma de aumentar os nutrientes de alimentos, agregar valor ao seu produto e garantir a saúde dos consumidores.

Se esse tipo de conteúdo te interessa, então você não pode deixar de conferir os nossos outros posts aqui no blog! Estamos sempre trazendo novidades e informações valiosas sobre o desenvolvimento de produtos alimentícios. Clique em algum dos conteúdos abaixo e nos vemos lá!

Veja
Também

plugins premium WordPress