Você já se perguntou como o sorvete que você conhece chega até às lojas? Para desvendar o mistério do desenvolvimento de sorvetes e começar a empreender no meio, a leitura deste artigo é essencial.
Por aqui, você terá uma visão geral para iniciar o processo do seu desenvolvimento de sorvetes e garantir um produto alimentício de qualidade. E claro, com aquela felicidade que só o sorvete é capaz de proporcionar (especialmente nesse calor!).
Aproveite a leitura!
Você sabe o que é o sorvete?

Com o boom dos gelatos, a definição de sorvete precisa ser constantemente relembrada. Afinal, os dois não são a mesma coisa.
De acordo com a Portaria nº 379, de 26 de abril de 1999, sorvetes são:
os produtos elaborados basicamente com leite e ou derivados lácteos e ou outras matérias primas alimentares e nos quais os teores de gordura e ou proteína são total ou parcialmente de origem não láctea (…) podendo ser adicionado de outros ingredientes alimentares.”
Ministério da Saúde
Ou seja, o famoso sorvete é aquele em que vemos uma mistura preparada com leite ou derivados lácteos. E essa pode ser a principal diferença entre o sorvete e o gelato, que é definido, pelo mesmo documento, como:
são produtos alimentícios obtidos a partir de uma emulsão de gorduras e proteínas, com ou sem adição de outros ingredientes e substâncias, ou de uma mistura de água, açúcares e outros ingredientes e substâncias que tenham sido submetidas ao congelamento, em condições tais que garantam a conservação do produto no estado congelado ou parcialmente congelado, durante a armazenagem, o transporte e a entrega ao consumo.”
Ministério da Saúde
Além disso, uma outra diferença entre o sorvete e o gelato é o modo de preparação, onde o gelato apresenta menor incorporação de ar em comparação aos sorvetes. Ademais, o gelato é mantido e servido a uma temperatura mais elevada do que o sorvete, que normalmente é mantido em congeladores, em temperaturas mais baixas.
Como desenvolver um sorvete?
O processo de desenvolvimento de um sorvete, em geral, funciona da seguinte maneira:
- Formulação: o processo começa com a escolha dos ingredientes, equilibrando textura, sabor e consistência.
- Homogeneização: depois, ocorre a mistura e homogeneização dos ingredientes para criar uma base uniforme.
- Pasteurização: a pasteurização é um processo que aquece e resfria o produto alimentício e, aqui, é essencial para aumentar a conservação do sorvete.
- Resfriamento: após a pasteurização, acontece um resfriamento rápido da mistura para evitar cristais indesejados.
- Maturação: depois disso, a mistura descansa para permitir que os sabores se desenvolvam completamente.
- Congelamento: semelhante ao processo de resfriamento, acontece o congelamento da base enquanto, mas agora com agitação constante para evitar cristais grandes.
- Inclusão de Sabor: aqui é a hora de adicionar ingredientes como frutas, nozes ou caldas durante o congelamento.
- Embalagem: após todo esse processo, chegou a hora de embalar o sorvete em um ambiente adequado de condições controladas. A embalagem deve ser escolhida pensando na garantia da validade, sabor e textura do sorvete.
- Controle de Qualidade: esse é um passo essencial! A testagem das amostras acontece para garantir sabor, textura e qualidade visual.
- Distribuição: chegou a hora de levar os sorvetes para distribuidores ou pontos de venda!
- Armazenamento: assim que ele chega nesses pontos de venda, os sorvetes devem ser armazenados em freezers específicos para manter a sua qualidade.
Desenvolver sorvetes ou gelatos: eis a questão!
Atualmente, o consumo dos gelatos parece ter aumentado. Nos shoppings já existem lojas inteiras apenas de gelatos e, nas sorveterias, já existem opções de gelatos inclusos.
Mas quando o assunto é você, desenvolvedor de alimentos, escolher um deles para trabalhar, a resposta é sempre: depende.
Isso porque essa decisão depende de qual público você quer alcançar.
O sorvete, por exemplo, é uma opção mais em conta, com maior diversidade de sabores e que agrada todos os públicos, especialmente quem prefere algo bem doce.
Já o gelato, além de ter um valor mais elevado, atrai um público com poder aquisitivo um pouco maior e que aprecia produtos mais artesanais.
Saiba mais: Como lançar um produto alimentício no mercado
Mas é claro que você não precisa se limitar a apenas uma opção: é possível ter as duas opções em sua loja! Geralmente, existem algumas opções de gelato em sorveterias.
Para isso, o estudo do público-alvo e do mercado é essencial. Dessa forma, você prepara o seu negócio para encantar mais pessoas da melhor forma possível!
Conclusão
Agora você já sabe como desenvolver um sorvete para começar um negócio incrível que abraça um público-alvo muito grande!
Nesse calor, abrir uma sorveteria nunca é demais. Se você está começando o seu desenvolvimento do zero, não deixe de conferir nossos outros blogposts! Assim, você fica por dentro de tudo do mercado alimentício!