Criando uma experiência gastronômica através do alimento

Principalmente por conta das constantes evoluções, na área gastronômica e no mundo dos negócios de uma forma geral, a maioria dos consumidores já não frequenta mais restaurante querendo ter apenas uma boa refeição. Em meio a esse cenário e a grande competitividade, os restaurantes têm a necessidade de oferecer algo a mais para se manter. Proporcionar uma verdadeira experiência gastronômica, explorando os cinco sentidos dos clientes, tem sido uma das melhores opções.

 

Novo momento nas relações de compra entre empreendedores e consumidores

 

De maneira geral, os clientes estão muito mais seletivos e pensando mil vezes antes de gastar o dinheiro que trabalham duro para ganhar. Ou seja, as pessoas deixaram de comprar tanto por impulso. Comprar se tornou um ato que transforma e não só supre um desejo. Apenas ter e consumir por consumir não importa mais. O que realmente importa agora é experimentar e viver.

Os estabelecimentos têm que estar sempre atentos e acompanhando esse processo de evolução dos seus consumidores. No mercado gastronômico, não é diferente. Oferecer apenas os serviços básicos e tratar todos os clientes sempre da mesma forma, distante e sem nenhuma personalização, já não funciona mais.

Por isso, é preciso que os restaurantes e outros estabelecimentos gastronômicos inovem se quiserem continuar conquistando e fidelizando um número cada vez maior de clientes.

 

Experiência visual – criatividade na elaboração do visual dos pratos

 

Um dos primeiros detalhes que os consumidores costumam notar no prato que pediram em determinado restaurante é o visual. É o famoso “comer com os olhos”.

As cores, a disposição de cada parte que compõe a refeição, a harmonia, tudo isso é levado em consideração, mesmo que involuntariamente, quando os guias são os olhos.

Além disso, a parte visual também é capaz de mostrar quanta dedicação, criatividade, atenção, talento e até quanto amor o chef colocou, em mais essa sua “criação”. Não é necessário ter os melhores ou mais sofisticados ingredientes para tornar uma comida visualmente atrativa.

 

Inovação e originalidade nos sabores

 

Ter apenas uma apresentação chamativa, contudo, não é o suficiente para determinado prato de o cardápio fazer sucesso. Uma das características que mais impressionam os clientes de um restaurante é quando eles recebem à mesa pratos visualmente atraentes e em que, ao mesmo tempo, a mistura de sabores por si só já é uma experiência diferente de tudo que já provaram.

Principalmente por conta da enorme quantidade de reality shows e programas de televisão que abordam o universo gastronômico, a maioria das pessoas já saem para comer fora sabendo da imensa variedade de combinações de ingredientes e das principais tendências do momento. Dessa forma, os consumidores também querem experimentar algo que seja pelo menos semelhante ao que assistem.

Além do conhecimento e do currículo que possuem, os chefs podem usar e abusar da originalidade na hora de conquistar os clientes. Aproveitar um tempero incomum nas receitas da maioria dos estabelecimentos ou alguma descoberta exclusiva que fez enquanto cozinhava, por exemplo, pode ser a cereja do bolo do chef para surpreender e fidelizar o consumidor ao restaurante.

Interessar-se pelas preferências culinárias e possíveis restrições alimentares dos clientes também podem ser um bônus no tratamento personalizado oferecido pelo estabelecimento.

 

Pensar bem na escolha dos ingredientes

 

Fazer escolhas mais sustentáveis no dia a dia já não é mais apenas uma opção, é uma necessidade. Ter mais consciência quanto à procedência dos alimentos frequentemente presentes na nossa dieta é uma tendência que só vem crescendo cada vez mais, no Brasil e no mundo todo. Como resultado, o consumo de produtos orgânicos e que ajudam a economia e os produtores regionais vem aumentando.

Ter esses pensamentos em mente na hora de adquirir os ingredientes necessários para seus pratos aproxima o restaurante de seus clientes, e é algo que pode ser usado como diferencial pelo próprio negócio.

Contar a história da origem dos produtos usados para elaborar determinado prato, seja no próprio cardápio ou até em uma conversa direta, pode tornar a visita do cliente ao local ainda mais inesquecível.

Dar um toque especial e único a pratos regionais já popularmente consumidos também é uma boa opção, na hora de oferecer a melhor experiência gastronômica possível, explorando os cinco sentidos do consumidor.

 

Experiência multissensorial

 

Com essa mudança para um consumidor mais exigente e seletivo, muitos restaurantes têm apostado em oferecer experiências multissensoriais, como uma forma de manter a clientela de sempre e também atrair novos grupos de pessoas.

Ao contrário do que muita gente pode imaginar, comer não é mais só sobre o paladar. É uma atitude que combina os cinco sentidos. Combinar novas misturas de sabores com um visual criativo, um ambiente ao redor com uma vibe diferente da concorrência e misturando o paladar com outros sentidos, é uma estratégia que tem funcionado para inúmeros estabelecimentos.

Se tornando cada vez mais popular, o jantar às cegas é um tipo de experiência multissensorial. Nessa ocasião, os clientes são vendados e desafiados a usar apenas os outros sentidos para saborear a refeição.

O Dinner in the Sky, por exemplo, é outro modelo de experiência multissensorial que tem feito o maior sucesso no mundo. Criado na Bélgica, o evento, também chamado de jantar nas alturas, já está presente em mais de 70 países, inclusive no Brasil.

Ele é caracterizado por oferecer uma refeição incrível para ser apreciada por 22 pessoas, em uma plataforma presa a um guindaste a 50 metros do chão. Dessa forma, os clientes podem comer bem, enquanto apreciam uma vista bem diferente dos pontos mais importantes da cidade em que estão. A culinária do evento, assinada por chefs renomados, só torna toda a experiência ainda mais especial.

Conclusão

Atualmente, para a maioria das pessoas pelo mundo todo, comer não é apenas se alimentar. Comer é sobre colecionar momentos e criar memórias.

Os restaurantes estão se adaptando, cada vez mais, a essas novas tendências modernas. Oferecer uma experiência gastronômica diferente e personalizada tem feito com que muitos estabelecimentos se sobressaiam no mercado.

Entender melhor sobre os alimentos pode auxiliar, e muito, nessa importante tarefa dos restaurantes. Entre em contato conosco para saber mais sobre o assunto.

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