Gestão Empresarial: o que é e 5 dicas para melhorar a sua

Você sabe o que é gestão empresarial? Já parou para avaliar como anda o desempenho da sua?

No mercado de negócios atual, cada vez mais competitivo, dinâmico e em constante mudança, é indispensável que a gestão empresarial seja assertiva.

É essa boa gestão que permitirá que as diretrizes e decisões gerem o impacto positivo necessário para a sustentação e o desenvolvimento do seu negócio.

Neste post, você entenderá mais sobre o que é gestão empresarial e como funciona. Além disso, traremos quais são os modelos mais utilizados e de que forma você pode melhorar a sua empresa nesse aspecto, inovando e colocando seus negócios em destaque no mercado.

Ficou curioso para saber mais? Então continue lendo!

O que é gestão empresarial?

Primeiramente, é importante definir esse conceito. Gestão empresarial é o conjunto de ações e estratégias aplicadas em um negócio, utilizando seus recursos financeiros, estruturais e humanos.

O sistema de uma organização é elaborado a partir de diferentes partes que a compõem, sempre com foco em crescimento e alcance de resultados maiores e melhores.

Aplicar uma boa gestão é um ponto determinante para que qualquer empresa alcance sucesso.

Mas, como sabemos, essa não é uma das tarefas mais fáceis de se colocar em prática, não é mesmo?

São diversas as técnicas de gestão empresarial que inundam o mundo corporativo e que prometem facilitar o cotidiano de gestores e aumentar a produtividade do processo administrativo nas empresas.

Cada empresa segue um modelo de gestão mais adequado a seus objetivos e oportunidades. Vamos ver alguns desses modelos a seguir.

Tipos de gestão empresarial

Sabendo o que é gestão empresarial, é importante entender também que cada empresa tem um gestor, e cada gestor tem a sua maneira de gerir o negócio.

Isso quer dizer que cada um tem seu estilo e suas prioridades, levando em consideração questões como, por exemplo, a empresa em questão, o perfil dela, as oportunidades e os objetivos no mercado.

Para entender o que é gestão empresarial, vamos falar, a seguir, um pouco sobre os modelos mais comuns e suas características.

Cadeia de valor

A gestão empresarial de cadeia de valor tem relação com uma meta específica e não muito difícil de entender: gerar mais valor em todos os estágios dos processos desenvolvidos pela sua equipe.

Um uso muito comum desse modelo é para verificar com regularidade a vantagem competitiva de uma organização frente ao mercado em que atua.

Ao identificar o valor de cada atividade exercida pela empresa, é possível perceber como maximizar sua criação de valor, minimizando custos e criando uma vantagem competitiva em relação à sua concorrência.

Tenha sempre em mente também que a geração de valor está diretamente relacionada à satisfação do cliente!

Ciclo de inovação

A gestão empresarial de ciclo de inovação tem o foco em acelerar os processos que levam à inovação.

Dessa forma, a grande vantagem é o aumento na competitividade, garantida para a empresa que consegue se manter à frente de suas concorrentes.

Nesse modelo de gestão empresarial, é possível analisar e gerenciar, com eficiência, o ciclo de vida de uma inovação.

Quando uma empresa cria novos processos, serviços e bens, ela está também inovando. E esse ciclo de inovação é um tipo de gestão que controla e monitora o tempo de vida dessas ações que são essenciais para a geração de vantagem competitiva.

Esse tipo de gestão conta com três etapas básicas: criação, implementação e capitalização. Cada uma delas deve ser gerenciada de maneiras diferentes e organizadas para que sejam analisadas detalhadamente.

Modelo de Excelência de Gestão (MEG)

Como o próprio nome sugere, o Modelo de Excelência de Gestão é referência no mercado e consegue atingir diversos padrões de empresas.

Este modelo de gestão empresarial trabalha através da melhoria contínua, exercendo o aprendizado de forma constante, ou seja, o MEG é considerado um modelo sistêmico de gestão empresarial.

Ele possibilita que inúmeras organizações se adequem às suas práticas de gestão e aos conceitos que classificam uma empresa na classe mundial.

O Modelo de Excelência de Gestão tem como objetivo estimular que a empresa em questão tenha respostas e resultados através de uma gestão elaborada e competitiva.

Ciclo de Deming ou PDCA

Trata-se de um método de gestão empresarial que tem um controle eficiente das atividades e que padroniza ações e minimiza erros durante a gestão.

Ele foi criado a partir de vários conceitos básicos da administração, e simplificado através de um ciclo que pode ser aplicado em qualquer lugar.

Depois de planejar, executar e checar, o gestor deve analisar e comparar as ações com aquilo que estava no planejamento.

É neste momento que começa a implementação das medidas para correção das falhas que surgiram no processo ou no produto.

A metodologia recebe o nome de PDCA (em português, Planejar, Executar, Checar e Agir) devido a essas fases.

Gestão autoritária

A gestão empresarial autoritária é centralizada na figura do próprio gestor, deixando pouco espaço para que a equipe se envolva nos processos mais estratégicos.

Ainda que seja geralmente associada a uma prática muito negativa, esse tipo pode ser muito útil em casos em que se está lidando com profissionais inexperientes, por exemplo.

Gestão democrática

A gestão empresarial democrática vai em direção oposta aos ideais da gestão autoritária.

Também conhecida como gestão participativa, tem como principal característica a abertura para que os colaboradores tomem parte na tomada de decisão.

Além disso, esse grau de abertura pode variar dependendo do nível de maturidade da equipe.

Gestão com foco em processos

Na gestão empresarial com foco em processos, preocupa-se com os procedimentos e métodos desenvolvidos pela equipe na execução das tarefas.

Podemos relacionar esse tipo com práticas de melhoria constante, o que faz de sua principal característica a forte necessidade de sempre melhorar algo, independentemente do quanto já tenha sido feito.

Gestão com foco em resultados

Na gestão empresarial com foco em resultados, o que realmente importa é atingir as metas.

De que maneira isso será efetivamente feito é um aspecto secundário – sem deixar de lado as implicações éticas, claro.

Esse tipo de gestão é muito útil e faz todo sentido, por exemplo, quando a empresa está atravessando um momento difícil e precisa conquistar resultados visíveis rapidamente.

Como inovar e melhorar sua gestão empresarial

Agora que você já entendeu o que é a gestão empresarial e quais os principais modelos existentes, confira essas 5 dicas de como inovar nesses processos e garantir a melhoria dos resultados!

Promova uma política de feedback

Adotar uma política de feedback? Mas como assim?

Recomendamos que você aposte no que seus colaboradores têm a dizer, seja sobre o produto ou o serviço, as equipes e formas de trabalho ou a própria estrutura organizacional da empresa.

A política de feedback garante maior engajamento e motivação dos colaboradores, além de permitir uma visão ainda mais ampla de todos os setores da empresa.

Crie canais de comunicação

Crie formas de se comunicar melhor com sua equipe. Invista em reuniões e momentos de convívio que aproximem os funcionários uns dos outros.

Outra estratégia muito viável é mostrar que os líderes estão abertos às sugestões de cada funcionário durante as reuniões, para que, então, repassem aos seus gestores.

Essa prática de sentimento coletivo e participativo não só faz brotar ideias, como também promove um sentimento de reconhecimento de cada profissional por parte da empresa.

Esse funcionário, ao se sentir importante e necessário no meio de trabalho, será mais produtivo e ativo em suas funções.

Disposição para mudanças

Em tempos de crise e recessão econômica, comuns no país, é imprescindível que a empresa esteja pronta para mudar os planos rapidamente.

Isso permite evitar o desperdício de investimento e buscar sempre os melhores resultados, não só para o negócio, mas também para seus clientes.

Por isso, o gestor não pode ficar preso a um único modelo de gestão, com medo de mudar. Em momentos críticos, a mudança pode ser a única saída. Ser dinâmico é essencial.

Tecnologia e a gestão empresarial

Os avanços da tecnologia abriram uma série de possibilidades e a internet se tornou uma forma de divulgação de grande força e repercussão, o que também deve ser levado em conta.

A tecnologia ajudou a tornar o trabalho mais dinâmico, ágil e com menores custos, constituindo um dos principais ativos para as empresas.

Uma gestão empresarial inovadora precisa, dessa forma, estar atenta aos desenvolvimentos de novas tecnologias que possam facilitar a rotina do negócio.

Responsabilidade social e a gestão empresarial

A responsabilidade social e ambiental é algo que atualmente não pode faltar para uma gestão empresarial eficiente, e as empresas que se preocupam com esses aspectos sem dúvida se destacam no mercado.

Por isso, selos de qualidade, certificação de produção sustentável, trabalhos sociais e toda uma variedade de outras formas de responsabilidade social são cada vez mais imprescindíveis, pois o consumidor está cada vez mais atento a isso.

Agora que você já sabe o que é gestão empresarial e também como melhorar a do seu negócio, que tal também saber mais sobre gestão financeira?

Por fim, gostou do conteúdo? Entre em contato e saiba como podemos ajudar!

 

Esse texto faz parte do nosso momento relembrar e é uma repostagem de um  texto postato em 2019!

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