A alimentação é uma necessidade básica, mas ela também pode ser usada para gerar sentimentos positivos. Para compensar as exigências e os desgastes da vida moderna, surgiu o conceito de Mood Food, ou seja, comidas que despertam o humor e produzem uma sensação de bem-estar.
O Mood Food é um movimento que começou no Japão e se espalhou pelo mundo. Nele, priorizamos a ingestão de alimentos nutritivos que estimulam a redução do estresse oxidativo e a produção de neurotransmissores como a adrenalina, serotonina e dopamina.
Neste texto, vamos aprender o conceito Mood Food e a sua importância para o mercado. Boa leitura.
O que é Mood Food?
Mood Food, que pode ser traduzido como “Comida do Humor”, é um movimento que busca a saúde emocional por meio de escolhas alimentares saudáveis. Cada vez mais os brasileiros buscam produtos capazes de aliviar o estresse, diminuir a ansiedade, relaxar e fornecer disposição no dia a dia.
As comidas do humor induzem a produção de neurotransmissores que facilitam o relaxamento corporal e mental ou estimulam o corpo a se manter ativo com menor sensação de esforço, o que resulta em qualidade de vida.
Ainda que não seja uma classificação formal ou regulamentada, para entrar na categoria, o item precisa ser saudável e trazer bem-estar integral. “Para ser considerado um Mood Food é importante que o alimento apresente componentes que favoreçam a saúde mental ou emocional, como vitaminas, minerais, aminoácidos e compostos funcionais”, explica Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti em entrevista à revista Casa & Jardim.
Como funcionam?
Você deve estar se perguntando como um alimento pode provocar uma reação no estado de humor de uma pessoa. A explicação científica é que, ao ingerir uma comida, os nutrientes nela contidos atuam na produção e liberação de neurotransmissores, substâncias que levam impulsos nervosos ao cérebro, órgão considerado responsável pelo estado de humor.
Vale destacar que os três principais neurotransmissores relacionados ao humor são a serotonina, a dopamina e a noradrenalina.
A serotonina, que é responsável pela sensação de bem-estar, age como sedativo e calmante. Já dopamina e a noradrenalina dão mais energia e disposição, assim ajudam a aumentar o foco.
Esses neurotransmissores são elaborados a partir de determinados nutrientes, que dão suporte à saúde psicológica. Eles são:
- magnésio;
- vitamina C;
- vitaminas do Complexo B, como tiamina;
- niacina;
- vitamina B6;
- biotina;
- folato;
- vitamina B12;
- aminoácidos como triptofano;
- fitoquímicos antioxidantes.
E você pode encontrar esses nutrientes nos seguintes alimentos, por exemplo:
1 – Banana, abacate e água de coco
São frutos abundantes no Brasil e fáceis de encontrar em supermercados e feiras. Os três são ricos em magnésio, que ajuda a reduzir a ansiedade e contribuem para a qualidade do sono.
2 – Castanhas, feijões e lentilhas
Grande parte da nossa produção de castanhas é enviada ao exterior devido às suas propriedades medicinais, mas elas ainda podem ser facilmente encontradas, com preços acessíveis.
Junto do feijão e da lentilha, são ótimas fontes de selênio, ferro, vitamina B9 e fibras, que atuam na redução do estresse oxidativo e melhoram a produção de neurotransmissores, além de combater a anemia e melhorar o humor.
3 – Carnes em geral
O consumo de carne ajuda a regular o sistema nervoso central e previne doenças como a demência, por serem fontes de vitamina B12.
4 – Ovos, carnes, queijos e vegetais verde escuros
Elementos comuns na dieta dos brasileiros, eles são alimentos ricos em tiamina e estão associados a menos sintomas de depressão e ansiedade.
Aliás, o ovo é o que podemos chamar de superalimento, pois é fonte de vitaminas D, A, E, B e B12, ferro, potássio, manganês, fósforo, zinco, selênio, proteína, entre outros. Todas essas características em conjunto favorecem o bom colesterol e estimulam a formação de neurotransmissores que diminuem os sintomas de depressão e ansiedade, como citado acima.
5 – Leite, carnes, ovos e banana
Ótimos para aliviar os sintomas da TPM por serem ricos em vitamina B6.
6 – Chocolate, abacate, banana, carnes e feijões
Nesse grupo temos o chocolate, que talvez seja a Mood Food mais famosa do mundo. Afinal, quem nunca recorreu a uma barra do doce para se sentir melhor depois de um desgaste emocional? Seu teor de magnésio reduz o stress e relaxa o sistema nervoso, aumentando também o nível de serotonina.
No entanto, se você está de dieta, a boa notícia é que abacate, banana, carnes e feijões também ajudam na produção de serotonina, o “hormônio do bem-estar”, porque contêm triptofano.
E mais uma dica: procure sempre chocolates do tipo meio amargo ou amargo, eles podem ser consumidos com maior frequência.
7 – Café, chá mate, chá verde e cacau
Outro alimento do humor bem popular e o café. Ele é figura carimbada em todo o Brasil, e ostenta a justa fama de ser um “despertador”.
O cafezinho e os outros ingredientes deste item têm ação estimulante sobre o sistema nervoso central e são antioxidantes.
8 – Cereja, nozes, casca de uva, abacaxi e banana
Quem procura dormir melhor pode ter um grande aliado nesses alimentos, que ajudam na produção da melatonina, a qual melhora a qualidade do sono.
9 – Pimenta vermelha
É um alimento rico em capsaicina, responsável pela picância e ações antimicrobiana, além de ser fonte de vitaminas C, E, B6 e K, assim como de minerais como cobre e o potássio. A queimação aumenta a produção de endorfina e melhora o bem-estar.
10 – Probióticos
Eles são microrganismos que regulam a flora intestinal e podem reduzir o estresse e a ansiedade, além de protegerem o organismo de diversas doenças.
Conclusão
Sintomas de fadiga, ansiedade, estresse e depressão se intensificaram nos últimos anos devido ao ritmo frenético da vida, por isso há uma necessidade crescente, entre os consumidores, de buscar alimentos com ingredientes que ajudem a relaxar, combater a depressão e a ansiedade e melhorar o humor.
O setor de alimentos deve estar atento e oferecer produtos com novas formulações. Afinal, há nutrientes em alimentos que comprovadamente possuem propriedades capazes de promover a sensação de bem-estar. Há, nesse nicho, uma real oportunidade de crescimento para as empresas alimentícias que desejam investir e se destacar no mercado.
Por fim, caso esteja interessado no tema e queira saber como destacar os benefícios do seu produto nos rótulos, leia nosso texto sobre rotulagem. Também temos um blog sobre o conceito de Comfort Food que vale a sua atenção.
Estamos disponíveis para parcerias e estudos, basta entrar em contato.