Saudabilidade e Bem-estar: uma tendência importante para a área de alimentos

O que você imagina que seja o determinante para uma boa alimentação? Será que é o sabor, a qualidade ou a praticidade? Essa é uma pergunta que está sendo feita e respondida pelos clientes da indústria alimentícia o tempo todo. Daí nasceram os conceitos de saudabilidade e bem-estar.

E quando temas assim surgem é dever da indústria de alimentos antecipar essas demandas da sociedade. Para ganhar a confiança dos consumidores e dos parceiros de mercado.

Portanto, convém estudar as principais tendências da alimentação e seus impactos nos diferentes setores envolvidos na área no Brasil.

Pensando nisso, hoje nós trouxemos um artigo especial falando sobre saudabilidade e bem-estar. Abordaremos diversos elementos dessa tendência apresentada no estudo Brazil Food-Trends.

Aproveite para entender mais sobre o processo de como fazer rótulos de produtos alimentícios.

O que é Saudabilidade e Bem-estar?

Essas duas tendências fazem parte de uma lista de fatores que vêm transformando o mercado alimentício no Brasil. Sendo que os principais são:

  • Sensorialidade e prazer;
  • Saudabilidade e bem-estar;
  • Conveniência e praticidade
  • Confiabilidade e qualidade
  • Sustentabilidade e ética.

Ou seja, todas essas estratégias de atuação fazem parte das preocupações das marcas atualmente.

E mais do que simples palavras soltas, cada uma dessas duplas oferecem caminhos e estratégias para agregar um diferencial de valor ao produto de uma empresa do ramo alimentício.

Ou seja, são tendências, mas também são guias de atuação.

Sensorialidade e prazer

As tendências envolvendo sensorialidade e prazer estão ligadas com a ativação dos 5 sentidos em busca de uma experiência valiosa de consumo.

Portanto, quando uma marca investe em sensorialidade ela busca compreender como o cliente recebe o alimento e quais são as sensações despertadas.

Esse é um assunto que envolve muitas combinações envolvendo os 5 sentidos e até mesmo memórias afetivas dos consumidores. Nós elaboramos um texto completo falando sobre sensorialidade e prazer

Saudabilidade e Bem-estar: o que buscam os clientes?

Falando agora especificamente da preocupação com saudabilidade e bem-estar, essa tendência surge quando o cliente assume o protagonismo pelas compras.

Por exemplo, se antigamente um consumidor compraria chocolates, mesmo sabendo que a quantidade de açúcar naquele produto estivesse acima da sua permitida; o cliente adaptaria seus próprios hábitos ao que havia disponível no mercado.

Isso mudou, hoje um cliente que deseja comer chocolate, mas tem restrições quanto a ingestão de açúcar, exige que as empresas envolvidas na produção desenvolvam uma solução.

Em resumo, esse cliente quer ser atendido. Ele quer entrar em um supermercado e ter opções para comida:

  • Baixo colesterol;
  • Sem glúten.

Enfim, a lista poderia ir até virtualmente o infinito. E essa é a melhor notícia que as empresas do setor alimentício receberam nos últimos anos. Há clientes para todos os gostos e a marca que se mantiver atualizada conquistará cada vez mais consumidores.

Leia mais sobre estudo de viabilidade e como uma consultoria auxilia sua indústria de alimentos.

Quais são as aplicações da Saudabilidade e Bem-estar no mercado?

Falar sobre o que os clientes desejam é uma coisa, ver o impacto disso no mercado é outra completamente diferente.

Veja um exemplo clássico quando pensamos em saudabilidade e bem-estar: o índice de sobrepeso no Brasil atingiu 51% da população em 2013. Isso acendeu um alerta nos hábitos de consumo das pessoas.

O que trouxe transformações na relação dos compradores com as suas marcas preferidas. Segundo levantamento feito na Brazil Food-Trends, os hábitos mudaram:

  • Hoje 70% dos consumidores lêem sempre os rótulos das embalagens;
  • 52% procuram informações sobre as calorias e abrem mão da compra caso o alimento seja muito calórico;
  • 39% buscam sobre gordura e têm a mesma reação;
  • 29% buscam informações sobre colesterol, com a mesma resposta;
  • 27% buscam informações específicas sobre taxas de açúcar.

Para quem enxerga o mercado por fora pode imaginar que esses números sejam pequenos. Por outro lado, nós que estamos inseridos na indústria de alimentos sabemos o quão expressivos são esses valores.

Como as mudanças de hábito transformaram a vida das pessoas?

Há mais elementos que compõem essa mudança de perspectiva diante do mercado alimentício. A vida foi acelerada. Hoje os consumidores não têm mais tempo para preparar a própria alimentação em casa.

E daí surge uma busca por marcas confiáveis e empresas que possam entregar velocidade, saúde e bem-estar.

Se no começo dos anos 2000 a pressa parecia ser uma boa desculpa para até certo desmazelo com a saúde, hoje os consumidores querem os dois: respostas rápidas do mercado e opções saudáveis na mesa.

Não deixe de ver o nosso texto “Lei de Doação de Alimentos: entenda o que mudou“.

O que são os aliméticos?

E como estamos falando sobre saudabilidade e bem-estar, precisamos tocar no assunto dos aliméticos. Estes levaram o nome por serem alimentos com propriedades cosméticas.

Os aliméticos tratam-se de uma nova categoria criada pela marca Beauty’In em 2010, mas que agora ganha as prateleiras brasileiras.

Produtos inspirados pelos shots de colágeno japoneses, as empresas estão investindo em balas, barras de cereais, chocolates e bebidas que também possuem colágeno e vitaminas. O objetivo é que esses alimentos tragam suas propriedades cosméticas para a alimentação.

No ramo dos aliméticos há dois grandes desafios:

  • Garantir que os produtos comercializados tenham de fato os efeitos prometidos;
  • Treinar os clientes para que compreendam as propriedades do alimento e façam uso dele pelo tempo mínimo necessário até que os resultados apareçam.

Veja que esse último desafio é um dos maiores problemas para quem deseja comercializar aliméticos, pois, como dissemos, vivemos a época da pressa.

Muitas vezes um consumidor não tem a paciência necessária para continuar consumindo um alimento até que os resultados cosméticos apareçam.

Confira como essa tendência se aplicou ao Xuá, produto desenvolvido pelo GEPEA.

Resumo: Saudabilidade e Bem-estar, o que a sua empresa precisa fazer

Bem, como você pode acompanhar ao longo do artigo, a saudabilidade e o bem estar estão associados com o desejo por uma vida melhor. Por “melhor” entenda a junção de diversas facilidades.

Sua empresa poderá investir em diversas frentes para entregar aos clientes saudabilidade. Desde que tenha foco nos desejos desse consumidor em busca de uma vida mais plena. E como sempre, tudo dependerá do perfil do seu cliente.

A verdade é que não há um manual de como colocar em prática a saudabilidade e o bem-estar, uma vez que cada marca irá enfrentar desafios próprios. Agregados, sobretudo, ao perfil dos seus compradores.

A marca que vende para o atleta não terá os mesmos investimentos em saudabilidade para a marca que vende ao pai de família. De todo modo, o melhor modo de tomar a decisão certa para a sua empresa é continuar lendo e estudando o assunto.

Quer saber como aplicar saudabilidade e bem-estar na sua empresa? Entre em contato conosco, estamos disponíveis e prontos para te ajudar com esse desafio.

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