Você sabia que a ANVISA quer mudar as rotulagens dos alimentos?

Propostas de alteração na rotulagem de alimentos, que visam facilitar o entendimento do consumidor brasileiro, passaram por consulta pública e estão sendo estudadas até 2019Rotulagem de Alimentos

Todos nós sabemos que a Rotulagem dos alimentos é indispensável, tanto para quem quer ter uma vida saudável quanto para quem simplesmente quer saber o que consome.

Muito atenta às necessidades do consumidor brasileiro – que segundo pesquisas tem dificuldade de entender os rótulos dos alimentos – a ANVISA, em parceria com o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) lançou uma pesquisa de “Preferência, entendimento e uso de diferentes modelos de rotulagem nutricional frontal pelos consumidores brasileiros”, que se iniciou em 2017 e tem previsão para terminar em 2019.

Em que consiste a pesquisa?

A pesquisa tem como objetivo investigar como a população brasileira e avalia e entende diferentes modelos de alerta nos rótulos de alimentos. ANVISA procurou envolver os principais setores da sociedade que têm relação com o tema, desde o início do processo, por meio do Grupo de Trabalho sobre Rotulagem Nutricional.

Rotulagem dos Alimentos
Comendo cereal antes da mudanças nos rótulos

O que mudará na nova rotulagem dos alimentos?

A rotulagem dos alimentos atualmente segue esse padrão:

Rotulagem dos alimentos
Como é atualmente a Rotulagem dos Alimentos

Rotulagem dos alimentos

 

 

 

 

 

 

 

No entanto, em 21/05/2018 a Diretoria Colegiada da ANVISA aprovou um mecanismo de consulta para coleta de dados e informações, Tomada Pública de Subsídios (TPS) , aberto ao público, sobre o Relatório Preliminar de Análise de Impacto Regulatório (AIR), que contém propostas para as novas rotulagens dos alimentos – feitas pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), CAISAN (Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional), setor produtivo de alimentos, ANVISA e FUNED (Fundação Ezequiel Dias).

São elas:

  • Mudanças na tabela nutricional :  Fixar em 100 g ou 100 mL, para as informações da tabela para produtos do mesmo tipo, facilitando ao consumidor compara-las. Além disso, também haverá a  exclusão da quantidade de gorduras trans e inclusão da quantidade de açúcares adicionados, e utilização de notas de rodapé que informem quais VD% são considerados altos ou baixos.Rotulagem dos Alimentos
  • Mudanças na rotulagem frontal : Se tornaria obrigatória a utilização de rotulagem frontal, complementando a tabela nutricional. Existem 5 modelos propostos, entre eles, o uso de sinais, como o semáforo, para produtos de alto, médio e baixo risco. Também o uso de triângulos ou octógonos pretos para ingredientes nocivos à saúde. Além disso também um informativo de alto teor de açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio de forma simples e bem explícita.
    Rotulagem dos alimentos
    Modelo de rotulagem frontal proposto pelo setor produtivo de alimentos
    Rotulagem dos alimentos
    Designs de rotulagem frontal que foram avaliados na Tomada Pública de Subsídios (TPS)
Rotulagem dos alimentos
Modelo de rotulagem frontal proposto pela FUNED (Fundação Ezequiel Dias)
Rotulagem dos alimentos
Modelo de rotulagem frontal proposto pela CAISAN (Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Aperfeiçoar a visibilidade e legibilidade das informações nutricionais
  • Aprimorar a precisão dos valores nutricionais declarados
  • Ampliar a abrangência das informações nutricionais
  • Mudanças na lista de ingredientes e alergênicos
    Rotulagem dos alimentos
    Alterações na lista de ingredientes e alergênicos proposta pelo IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) e UFPR (Universidade Federal do Paraná)

 

 

Por enquanto são apenas propostas que foram avaliadas na TPS, que se encerrou dia 24/07/2018 e continuarão sendo avaliadas nas pesquisas da ANVISA em parceria com o CNPq até 2019.

 

Além disso, aqui no GEPEA nós trabalhamos com estudo de embalagem para alimentos e rotulagem completa, assim, caso tenha dificuldade em adequar sua embalagem a nova legislação da ANVISA, teremos prazer em te ajudar (:

 

Veja
Também

plugins premium WordPress