Análise de mercado: 5 passos para posicionar a sua marca

Você sabe o que é uma análise de mercado? Já aplicou alguma vez na sua gestão?

Sabemos bem que competitividade é um elemento do plano de negócios da empresa que busca conhecer melhor o setor em que ela atua com a finalidade de impulsioná-la no mercado.

O conceito de análise de mercado aborda fatores que levam em consideração uma série de estudos sobre os potenciais consumidores de um produto, o cenário da economia, os concorrentes no segmento e os fornecedores.

A análise de mercado ou análise mercadológica ajuda a traçar, por exemplo, o plano de marketing, permitindo definir algumas características fundamentais e básicas do produto, como a qualidade, o preço, as formas de distribuição e a imagem que se quer associar ao negócio. 

Resumindo, esse é um estudo que permite à empresa se posicionar melhor em relação aos seus produtos e serviços, fator que, sem dúvida, é fundamental para obter sucesso na conquista de novos clientes.

Neste artigo, você vai entender melhor em que se baseia uma análise de mercado e quais passos seguir para posicionar bem a sua marca através do uso dessa ferramenta. 

Vamos lá?

O que é a análise de mercado?

A análise de mercado, simplificando, é o processo de obtenção de informações relacionadas ao mercado de atuação de uma empresa, e que podem impactar no sucesso ou fracasso do negócio.

Sim! O objetivo é ser bem realista sobre as prospecções do ramo, identificando problemas, pontos interessantes que possam ser bons alvos de atenção, entre outros fatores que ajudem a determinar, de forma efetiva, os próximos passos da gestão.

A análise de mercado aborda dados sobre o segmento e o contexto em que a organização vai atuar, seu potencial público-alvo, a relação do produto com os fornecedores e ainda o posicionamento da concorrência.

Essa pode ser considerada uma das atividades determinantes para o desenvolvimento de um negócio, pois a análise de mercado auxilia na busca pelas melhores direções para a empresa, principalmente no seu processo de inserção e consolidação no mercado, para que possa crescer de forma contínua e estabilizada.

Com isso, o empreendedor economiza tempo e dinheiro, pois identifica os pontos promissores e pode investir no que realmente interessa.

Ao fim da análise de mercado, será possível observar a estratégia dos concorrentes

Isso permite que você tenha como exemplo o que funciona para eles, o que não funciona, e como isso pode ser usado para desenvolver um plano para diferenciação da sua marca. 

Passos para a realização da análise de mercado

Pensando em você, empreendedor novo e que quer investir na análise de mercado, mas não tem ideia de como fazer e nem por onde começar, preparamos uma lista com os passos mais importantes desta jornada.

Depois dessa ajudinha, não há desculpa para errar! 

Portanto, fique atento a cada uma das dicas a seguir!

1) Conheça e disponha das ferramentas necessárias

As ferramentas são responsáveis por oferecer a qualidade e confiabilidade dos dados, por isso são um investimento importante do processo. 

Afinal, de que adianta todo o trabalho se os resultados não correspondem fielmente à realidade? Seria um total desperdício.

Então tenha cuidado com:

Coletores de dados

Existem softwares e aplicativos capazes de realizar uma coleta de dados dinâmica sobre um determinado mercado competitivo. 

Eles apresentam informações sobre quais empresas receberam investimentos recentemente ou reúnem os relatórios de desempenho de uma série de negócios. 

Isso sem dúvida ajuda, e muito, na hora de fazer uma projeção.

Analisadores sociais

Os analisadores sociais são indispensáveis, pois, a partir da análise de dados estatísticos do site da empresa, por exemplo, torna-se mais fácil identificar detalhes como o comportamento do público-alvo, o que mais chama atenção e gera visitas.

Já nas redes sociais, é possível acompanhar o engajamento do público com a marca, o que provoca mais respostas e ações, e até trabalhar no relacionamento com esses consumidores.

Plataformas de pesquisas

As pesquisas de campo são fundamentais nesse tipo de estudo de coleta de dados.

Nesse tipo de plataforma, é possível definir um orçamento, o tamanho do público-alvo de interesse e suas características, revelando, de forma mais profunda, o que os clientes de fato desejam.

Ferramentas financeiras

Ferramentas financeiras são úteis, pois acompanham, por exemplo, indicadores de mercado, ações na Bolsa de Valores e resultados da economia que permitem que a sua empresa entenda em que situação está o ramo em que ela se insere e quais as perspectivas de futuro nesse aspecto.

Fornecedores e condições de mercado são alguns dos focos desse tipo de ferramenta e são igualmente importantes para o sucesso da análise.

Ciente dessas ferramentas e de suas funcionalidades, você poderá seguir para os próximos passos de uma análise de mercado assertiva.

2) Avalie o mercado consumidor

Como não é difícil notar, as relações de consumo estão mudando rapidamente, principalmente porque o mundo está proporcionalmente cada vez mais digital. 

Portanto fazer uma análise do mercado consumidor é indispensável para estar sempre a par do que os clientes querem.

Esse tipo de avaliação identifica novidades promissoras do mercado das quais você, como gestor, pode usufruir para se destacar das outras empresas. 

Não investir nessa avaliação de forma constante pode fazer com que sua marca caia no esquecimento, viu?

3) Fique de olho na concorrência

Isso mesmo! Olhe para a concorrência

Não só para apontar erros, mas também reconhecer o que vem dando certo e como, além de aplicar no seu negócio, você pode adaptar essas ações para uma versão ainda melhor.

Isso também permite identificar nichos que não estão sendo atingidos e que você pode conquistar, como brechas nessa concorrência.

4) Estude e conheça os fornecedores

Fornecedores são sim um tópico importante a ser levado em consideração na análise de mercado. 

A menos que sua empresa consiga ser totalmente autossuficiente nesse quesito, o que é muito complicado e difícil, você deve reservar um pouco de atenção para essa análise.

A partir da observação voltada para o setor de fornecedores, você poderá concluir se a matriz de fornecimento da sua empresa está atendendo a padrões de qualidade esperados pelos seus clientes, se os preços estão competitivos dentro do mercado, entre outros aspectos importantes.

5) Faça projeções do setor

As projeções do setor são basicamente suposições de condições da empresa em determinadas situações favoráveis ou de crise

Com elas, seu negócio fica bem mais preparado para o futuro.

Isso faz com que a empresa se fortaleça para enfrentar adversidades que possam surgir pelo caminho e também vislumbrar os níveis de crescimento que ela pode conquistar.

Essas foram algumas dicas para que você possa realizar sua análise de mercado de forma eficaz. Quer mais dicas para sua empresa? Então confira nosso artigo sobre o que uma empresa de alimentos precisa para atingir o sucesso!

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