Case: Nutripur

No início de 2015, a Nutripur, empresa localizada em Itupeva (SP), empenhada em desenvolver produtos inovadores para o mercado local, procurou o GEPEA para tirar sua ideia do papel: a comercialização de misturas em pó para a preparação de waffles; comida típica dos países europeus e muito popular nos Estados Unidos. Foi com a paixão pela receita, que conheceram em uma viagem, que surgiu a inspiração de trazê-la ao Brasil, pois até então só era produzida e conhecida no exterior.

Desafios enfrentados

O primeiro projeto se iniciou com uma pesquisa de mercado, cujo objetivo era constatar a viabilidade ou não de se produzir no Brasil as receitas americanas do produto — trazidas e disponibilizadas pela empresa —, de acordo com as legislações nacionais vigentes e a disponibilidade dos ingredientes ou de seus equivalentes. 

Confirmada a possibilidade de sua produção, o GEPEA iniciou o desenvolvimento de cinco diferentes formulações dos waffles. Porém, no meio do processo outra ideia inovadora acabou surgindo: duas das cinco formulações deveriam realizadas sem a adição de glúten, visando, assim, propor uma linha de misturas para as panquecas sem alergênicos, atingindo um maior nicho de mercado. As três restantes, então, dariam origem à mistura em pó tradicional.

Após muito estudo e testes laboratoriais, as formulações foram finalmente definidas. Porém, agora era necessário verificar sua aceitabilidade ao público. Para isso, foram conduzidas análises sensoriais, em que os waffles foram provados, de forma aberta ao público, quanto às suas características de aroma, sabor e textura, gerando dados estatísticos que foram detalhadamente analisados.

Ficou interessado em entender um pouco mais sobre a importância de se realizar Testes de Aceitação? 

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Teste de aceitação: o que é e qual a importância de realizá-lo

Solução e Resultados

Graças aos resultados extremamente positivos obtidos pelas pesquisas de mercado, desenvolvimento de formulação e, posteriormente, pelas respostas das análises sensoriais — cujos dados analíticos concluíam uma ampla aceitação pelo público, legitimando a qualidade das formulações entregues —, o cliente ficou amplamente satisfeito com o nosso trabalho. Nosso comprometimento e seriedade superaram suas expectativas e fez com que conquistássemos sua confiança.

Por ter passado a ver nossa empresa como referência, em 2017 a Nutripur procurou novamente nossos serviços para realizar um melhoramento na formulação dos waffles, dessa vez com o intuito de deixar o produto ainda mais ‘crocante’. Além disso, focando em um público mais saudável e seguindo a linha dos produtos em pó, propôs o desenvolvimento de uma mistura em pó para bolo, no qual fosse adicionado apenas água para preparo.

Com uma nova pesquisa de mercado, foi possível validar com o público o que mais os atraía e o que ainda não existia disponível no mercado em um bolo saudável, chegando à conclusão de que esse seria sem glúten, sem lactose, sem açúcar, com alto teor de proteína e de fibras. Um produto totalmente inovador! Então, o projeto foi fechado com o desenvolvimento de não só uma formulação, mas de quatro sabores diferentes de bolo e um de brownie.

Impacto para o cliente

O cliente, que começou do zero, conta atualmente com um modelo de negócios baseado em parcerias, terceirizando o desenvolvimento de seus produtos e da produção, para evitar um grande investimento em fábrica no momento. Isso possibilitou uma estrutura bastante direta e enxuta, com três funcionários diretamente ligados ao gerenciamento da marca, de todas essas parcerias e da logística de recebimento, controle e faturamento, mas que movimenta muitos outros empregos indiretamente. Contabilizando os envolvidos no desenvolvimento da marca, produtos, vendas e entregas, tem-se um total de 20 pessoas.

Você sabia?

Esse projeto incrível conseguiu atingir dois Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são um apelo universal da Organização das Nações Unidas: As ODS8 e ODS9, que dizem respeito a:

N° 08: Trabalho de decente e crescimento econômico – Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.

N° 09: Inovação infraestrutura – Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.

Impactado com essa história? Inspirado com a realização desse sonho?

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Vantagens de se terceirizar produções

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