Porque investir em Embalagens Sustentáveis e qual o melhor material para o mercado?

Sabemos que cerca de oito bilhões de toneladas de embalagens são despejadas nos mares, lixões e aterros, todos os anos. Plásticos, vidros, alumínios, inúmeros são os materiais que são descartados e que muitas vezes demoram dezenas de anos para se decompor, o que prejudica o meio ambiente e ataca diretamente a sustentabilidade do planeta.

Por isso, cada vez mais o conceito de empresa sustentável vem ganhando destaque no mundo empresarial. Companhias que aplicam a Logística Reversa e se preocupam com todo o descarte realizado durante os processos de produção, como exemplo, o uso de Embalagens Sustentáveis.

Embalagens Sustentáveis

A Logística Reversa tem o objetivo de retornar materiais já utilizados para o processo produtivo, visando o reaproveitamento ou descarte apropriado desses e a preservação ambiental. Essas empresas possuem vantagens, como redução dos impostos cobrados pelo governo e outras facilidades oferecidas por ele, fama positiva ao produto e marca, além da atenção e confiança dos consumidores, colaborando com o meio ambiente e a sociedade. Exemplos de empresas nesses moldes e quem possuem projetos na área de embalagens são: Nestlé, Mcdonald’s, Natura, O Boticário, Bombril e Philips. Entenda mais sobre o que é a Logística Reversa e como 5 dessas empresas aplicam no seu negócio.

Dentre as possibilidades de uma empresa ser considerada sustentável, está o investimento em embalagens sustentáveis. Essas embalagens são produzidas a partir de materiais orgânicos ou recicláveis, que necessitam de menos energia e recursos naturais para serem produzidos e que ao serem descartados causam menos impactos ao meio ambiente.

Mas, por que investir embalagens?

Porque elas são necessárias em basicamente todas as mercadorias comercializadas, ou seja, existe um número absurdo delas circulando pelo mundo, causando um impacto negativo na pegada ecológica do nosso planeta.

E você, já parou pra pensar a importância de uma embalagem para um produto? Se não, pense nas seguintes situações: você vai ao mercado e deseja comprar água e então encontra dois tipos de garrafa: uma garrafa transparente, em que você consegue visualizar o conteúdo e outra preta, qual delas você compraria? No mesmo contexto, você resolve comprar uma lata de atum e encontra a lata amassada, como isso poderia ser evitado? Por esses exemplos, é fácil perceber que a compra de um alimento é muito influenciada por sua embalagem, pois é ela que conserva o alimento e atrai o consumidor. Sendo assim, o ramo de embalagens sustentáveis é uma área que deve ter uma atenção especial, especialmente para o setor alimentício.

A partir disso, listamos 3 tipos de materiais sustentáveis que podem ajudar a impulsionar o seu negócio.

  • TIPA: embalagem flexível que promete ser biodegradável e “tão benigna como uma casca de laranja”. Ela é um filme de multi-camada com alta flexibilidade e resistência, durabilidade, boa barreira ao oxigênio e ao vapor de água e transparência. Além de ser aprovada para contato com alimentos e aumenta o shelf life (tempo de prateleira) do produto. Para a sua produção, o gasto de energia e emissão de CO2 do processo de fabricação são reduzidos.

Embalagens Sustentáveis

  • Plástico PLA (plástico de poliácido láctico): é biodegradável e pode ser utilizado como embalagem alimentícia, cosmética, na produção de sacolas, garrafas, canetas, vidros, tampas, talheres, entre outros. As embalagens feitas de plástico PLA são também recicláveis mecânica e quimicamente, biocompatíveis e bioabsorvíveis. Elas são obtidas de fontes renováveis (vegetais) e, quando descartadas corretamente, transformam-se em substâncias inofensivas porque são facilmente degradadas pela água.

Embalagens Sustentáveis

  • Polietileno Verde ou Plástico Verde: desenvolvido pela Brasken, é uma resina feita a partir do eteno obtido da cana-de-açúcar no lugar da nafta do petróleo. O resultado é um produto com as mesmas propriedades de durabilidade e resistência do convencional, mas com menor impacto para o meio ambiente. Além disso, a tecnologia desenvolvida também contribui para o controle da emissão de gases de efeito estufa, pois a cana-de-açúcar captura CO2 durante a fotossíntese.

Além dessas embalagens desenvolvidas existem também as orgânicas. Exemplos destas são: embalagem de cogumelo, de fécula de mandioca, de bagaço de cana de açúcar, de milho e bactérias e de fibra de coco.

Embalagens Sustentáveis

Portanto, as empresas produtoras de embalagens que ainda não se preocupam com o meio ambiente devem mudar esse pensamento. O planeta não resistirá a produção atual e é fundamental tomar ações sustentáveis. Sendo assim, adotar a logística reversa é uma mão dupla, a empresa adquire benefícios e ajuda o meio ambiente e sociedade. Por fim, cabe às empresas e empresários investir nas formas de embalagens já criadas, ou melhor ainda, desenvolver novas opções!

 

Texto Escrito por Isa Benatti, graduanda de Engenharia de Materiais e Consultora da EESC jr. – Empresa Júnior de Arquitetura e Engenharia da USP São Carlos

[siteorigin_widget class=”Sydney_Action”][/siteorigin_widget]
[siteorigin_widget class=”Sydney_Action”][/siteorigin_widget]
[siteorigin_widget class=”Sydney_Action”][/siteorigin_widget]

Veja
Também

plugins premium WordPress