A vida não precisa ser doce, muito menos salgada

Redução de sódio

Infelizmente, há algumas décadas atrás, ainda não havia a consciência, muito menos a informação, sobre a possibilidade de uma alimentação saudável aliada a praticidade necessária à correria do dia a dia. Por isso, as pessoas, no geral, se alimentavam sem se preocupar com os malefícios e benefícios do que estavam colocando para dentro do seu organismo.

Mas hoje em dia isso mudou?

E como! O crescimento da obesidade, o estilo de vida sedentário e estressante nas grandes cidades e a preocupação com padrões de beleza fez com que surgisse uma NOVA TENDÊNCIA, aliada aos produtos sem glúten e lactose, que busca um estilo alimentar que associe praticidade com qualidade de vida.  

Cada vez mais cresce um NOVO PERFIL de consumidor que opta por escolhas mais saudáveis, fazendo com que padarias, restaurantes e principalmente a indústria tenha que se adequar a esses novos padrões, enfrentando a barreira de lançar produtos com um apelo mais saudável, que se enquadrem nessa nova “Onda Fitness”. Com isso vemos cada vez mais produtos com MENOS SAL, MENOS AÇÚCAR, menos gordura e com mais fibras e nutrientes.

Redução de sódio
O bolso chora

Obviamente, apesar deles serem mais saudáveis, o PREÇO é bem mais salgado (rs). Geralmente a maioria dos produtos lançados como saudáveis são mais caros, pois por mais que haja uma alta lucratividade em relação a esses produtos, as  pessoas costumam estar mais dispostas a pagar mais caro por uma alimentação saudável!

Pera ai, é possível reduzir o uso de açúcar?

Com certeza! O açúcar refinado branco é muitas vezes associado a nicotina, por ser considerado algo que vicia quanto mais você come, ou seja, é de fato muito difícil parar de comer açúcar. Porém existem várias opções a ele.

Estão se popularizando cada vez mais no mercado os chamados “açúcares saudáveis”, que são os queridinhos da galera, por conseguirem trazer doçura aos produtos, sem fazer tão mal a saúde!

  • XILITOL: açúcar encontrado nas fibras das frutas, vegetais, cogumelos
  • STEVIA: extraído de uma planta – sem calorias    
  • AGAVE:  extraído de um cacto – semelhante ao mel
  • AÇÚCAR DE COCO: extraído das palmas do coco

Redução de sódio

E várias empresas já oferecem vários produtos alinhados a esse desafio, como a comunidade One Market, que possui a chamada Sugar Free Box, uma caixa apenas com produtinhos sem açúcar, que são entregues mensalmente na casa do consumidor!

Reduzir o sódio é realmente necessário?

Charada do dia: O que é o que é que parece tão inofensivo, mas que em excesso pode causar muitos malefícios à saúde?

Isso mesmo: o SAL!

Esse ingrediente pode causar a hipertensão desencadeando AVCs, infartos, insuficiência renal crônica e até mesmo problemas respiratórios quando consumido exageradamente.

Redução de sódio

  • SOLUÇÃO (NA TEORIA):  Conforme recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), um indivíduo saudável deve consumir apenas dois gramas de sódio por dia, ou seja, cinco gramas de sal.
  • NA PRÁTICA: A realidade é preocupante uma vez que a média de consumo de sal pelos brasileiros está em torno de 10 gramas por dia, ou seja, o dobro da recomendação!

OMG, AÍ CÊ ME ARRASTOU BRASIL!

Redução de sódio

Tá tá, mas eu não vejo muito esses “novos” produtos!

Pensem bem… uma dica, Refr……… e Cong……

  • Refrigerantes

Não é novidade para ninguém que os refrigerantes têm muito açúcar. Mas olhar os números é chocante mesmo assim!

Isso mesmo gente, uma garrafinha de 600 ml tem até 96 g de açúcar, o que equivale a 384 calorias!

Já uma latinha possui até 48 g de açúcar o que equivale a 192 Calorias!

Em virtude disso, o mercado possui diversas opções que apresentam redução na quantidade de açúcar.

Zero, Light, Diet. Vai me falar que nunca viu esses termos estampados bem grandes em várias embalagens?! Para quem não sabe:

Diet: isentos de algum ingrediente, equivalente a produtos “zero”.

Light: apresentam redução de, pelo menos, 25% de calorias, ou determinado nutriente, como sal, açúcar ou gorduras.

É só falar isso que já vem aquela imagem de uma Coca geladinha, humm… Falando nela, muitas pessoas, que não conseguem abandonar o hábito de consumir refrigerantes optam pelas versão Zero Açúcar, por acharem que faz menos mal à saúde. A própria Coca lançou sua versão inicialmente com o nome Diet Coke, depois passou para Coca-Cola Light (já que um produto diet também é light) e por fim virou Coca-Cola Zero! Tudo questão de apelo ao consumidor!

Então quer dizer que refrigerantes zero são saudáveis?

Redução de sódioNÃO! Apesar desses refrigerantes não possuírem açúcares ou calorias, eles contém uma série de adoçantes artificiais que não fazem bem à saúde, como o aspartame e o ciclamato de sódio, fora corantes, conservantes e acidulantes.

No entanto eles acabam tendo um destaque no mercado, pois os consumidores se sentem menos mal em consumir essas versões.

Mas e se eu não conseguir ficar sem refrigerante?

Redução de sódioÁgua com gás e limão é sempre uma boa opção rs. Mas visando atender essa nova demanda de pessoas que querem largar os refrigerantes, porém não conseguem ficar sem o gás de todo dia, vem sendo lançado no mercado os chamados “refrigerantes saudáveis”.

Surgindo como uma forte tendência no mercado de alimentos, as bebidas Gloops são um desses produtos, sendo caracterizado como um suco natural com gás.

  • Congelados

O que a maioria das pessoas sempre reclamam é que com a correria diária fica difícil ter alimentos frescos Redução de sódiotodos os dias na mesa. AGORA NÃO TEM MAIS DESCULPA!

Inúmeros pratos, sobremesas e lanches CONGELADOS vêm sendo os queridinhos daqueles que querem praticidade, rapidez e saúde no dia dia, mas que não tem tempo de cozinhar. Entrando nessa onda, muitas empresas oferecem produtos congelados com menos sódio, sem açúcar refinado, a fim de propiciar uma alimentação mais balanceada.

Marcas gigantes como Sadia e Seara apresentam produtos com redução de sódio, garantindo assim ao consumidor maior praticidade um produto mais saudável. Redução de sódio

DE OLHO NO RÓTULO!!!

Muitas empresas, querendo entrar na onda de produtos saudáveis, voltam seu marketing em cima de produtos que não necessariamente são saudáveis. A melhor forma de driblar isso é olhando a tabela nutricional e a lista de ingredientes. Por isso, não deixe de ler o rótulo dos alimentos, mantenha o olho produtos considerados saudáveis, pois muitos apenas fazem um marketing massivo sobre saudabilidade e não necessariamente cumprem com o prometido.


[siteorigin_widget class=”Sydney_Action”][/siteorigin_widget]
[siteorigin_widget class=”Sydney_Action”][/siteorigin_widget]
[siteorigin_widget class=”Sydney_Action”][/siteorigin_widget]

Veja
Também

plugins premium WordPress