Teste de aceitação: o que é e qual a importância de realizá-lo

No mercado industrial, correr risco e inovar fazem parte da busca pelo sucesso na produção e nas vendas. Entretanto, para evitar rejeição e prejuízo, existe uma ferramenta que permite saber se seu público-alvo vai ou não aderir ao seu novo produto: o teste de aceitação.

O teste de aceitação é um dos tipos de análise sensorial e é útil para aproximar o público-alvo do resultado esperado pela indústria.

Além disso, ele auxilia a equipe de produção na compreensão da qualidade esperada pelo cliente, de forma a garantir que determinado produto tenha aceitação no mercado como um todo.

No caso do lançamento de um novo produto, bons testes evitam o desperdício de muitos recursos – e de muito dinheiro, é claro. 

Por outro lado, esses testes não garantem que o produto vá ser um sucesso total ou não terá falhas, mas dão pistas sobre a adesão do produto ao mercado desejado.

O teste de aceitação evoca, mede, analisa e interpreta reações sobre as características dos alimentos e materiais que são percebidas por meio de visão, olfato, tato, paladar e audição.

Mas como funciona um teste de aceitação?

O teste de aceitação avalia, através de questionários, o quanto o consumidor gosta ou desgosta de determinado produto por meio da amostragem de um certo número de pessoas que o consumiu.

Nesse teste, diversos elementos e características são pontuados para que sejam avaliados separadamente, permitindo, assim, que a produção foque a melhoria de processos específicos, se for o caso.

Pode-se ainda fazer uma comparação com marcas concorrentes para facilitar a compreensão de qual produto é mais forte e qual é mais fraco, como veremos adiante.

O importante é entender a necessidade específica da empresa. Se for o caso, uma boa dica é contratar os serviços de uma consultoria em alimentos, que vai oferecer suporte para isso.

Qual a importância do teste de aceitação?

O teste de aceitação é uma maneira confiável de testar um produto com o objetivo de avaliar o potencial de mercado e a aceitação dele junto ao público a fim de diminuir os riscos e assegurar o sucesso.

Quando falamos, por exemplo, de um teste de aceitação na merenda escolar, estamos tratando de algo de grande importância.

Afinal, estamos falando da qualidade do serviço da escola com relação à alimentação escolar, além das questões relacionadas ao desperdício dos próprios alimentos e dos recursos públicos destinados a essa função.

Com esse tipo de teste de conceito, uma empresa consegue ter acesso a informações importantes, como:

1) Entender quais os pontos positivos e negativos para quem consome

Com um questionário bem elaborado, será possível identificar os pontos que seu público-a

lvo identifica como os maiores benefícios de seu produto, assim como aqueles que precisam ser melhorados. 

2) Pensar em mudanças no processo de fabricação

Características como aroma, sabor, textura, e até mesmo a embalagem são verificadas através de dados estatísticos ao abrir amostras ao público.

Com esses dados, é possível identificar em que ponto da produção serão necessárias melhorias, se for o caso, poupando tempo e dinheiro que seriam gastos reformulando tudo.

3) Melhorar estratégias de marketing

A comunicação e o marketing do produto também são pontos-chave, afinal a propaganda é o que faz o crescimento do negócio, correto? 

Sendo assim, conhecendo as características mais bem recebidas e aprovadas pelo público, será possível ressaltar essas qualidades quando for divulgar um produto para pessoas que não o conhecem.

Dessa forma, a chance de conquistar novos clientes será maior.

Diferenças entre os métodos de análise sensorial

Existem diferentes formas de se aplicar os testes de análise sensorial de acordo com a especificidade de cada resultado que se pretende encontrar.

Vejamos abaixo como funciona essa classificação para compreendermos melhor em que função o teste de aceitação se enquadra e qual a diferença dele para os demais testes de análise sensorial.

Método Sensorial Descritivo

Visa avaliar a qualidade e a intensidade sensorial dos produtos.

Para isso, é aplicado o princípio da Análise Descritiva Quantitativa – ADQ, que tem como objetivo avaliar atributos sensoriais de determinado produto, como sabor, textura, aroma, cor e outras características de fácil percepção.

Método Sensorial Discriminativo

Avalia as diferenças sensoriais entre dois produtos ou mais, de forma a fazer comparações. Dentre essa classificação, existem as diferentes possibilidades:

  • Teste Duo-Trio – Determina a diferença entre um padrão e uma amostra.
  • Comparação Pareada Avalia qual amostra é mais intensa de acordo com determinado atributo.
  • Teste Triangular Analisa se houve mudança entre duas amostras que sofreram processos diferentes.
  • Teste de Ordenação – Faz comparações entre várias amostras para verificar se há diferença entre elas.
  • Teste de Comparação Múltipla – Analisa o grau de diferença entre muitas amostras e uma amostra-padrão.

Método Sensorial Afetivo

Neste método, o objetivo é avaliar a preferência de determinados consumidores por um ou mais produtos e a aceitação destes.

Como são métodos afetivos, as técnicas a seguir não necessitam de provadores treinados, pois avaliam somente a aceitação e preferência pelos produtos.

Nesse âmbito, podem ser realizados dois tipos de testes:

  • Teste de Preferência – Avalia o grau de preferência do produto principal em relação a outro produto.
  • Teste de Aceitação – Analisa o grau de aceitação ou não do produto em questão, geralmente utilizando o método da escala hedônica.

O que é o método da escala hedônica?

O método da escala hedônica estruturada tem a função de analisar a preferência dos consumidores por determinados produtos por meio de uma avaliação que contém uma escala de respostas previamente estabelecida.

Em geral, o objetivo dessa análise é ser simples e direta, gerando resultados claros e de forma prática. 

Os provadores são questionados sobre suas preferências em determinadas amostras de produtos, seguindo uma escala de respostas já estabelecida com base em atributos ‘gosta’ e ‘desgosta’. 

Existem também outros tipos de escalas hedônicas, como as escalas ordinais ou escalas nominais. Entretanto, as escalas estruturadas são facilmente compreendidas pelos consumidores, fazendo com que a realização do teste ocorra sem dificuldade.

As amostras são disponibilizadas em ordem aleatória e os participantes são perguntados sobre o que mais gostam ou desgostam, de acordo com a escala. 

É aconselhável um tratamento cuidadoso ao programar o teste e ao escolher as definições, evitando ambiguidade nas respostas, confusão ou dúvida ao provador.

Após a coleta de dados, as respostas se transformarão em números que serão organizados estatisticamente.

A escala hedônica para teste de aceitação mais usada e completa inclui as seguintes opções:

  • Gosta extremamente
  • Gosta muito
  • Gosta moderadamente
  • Gosta pouco
  • Indiferente
  • Desgosta pouco
  • Desgosta moderadamente
  • Desgosta muito
  • Desgosta extremamente

Quer saber mais sobre como aplicar o teste de aceitação para seu produto? Entre em contato conosco!

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