No mercado industrial, correr risco e inovar fazem parte da busca pelo sucesso na produção e nas vendas. Entretanto, para evitar rejeição e prejuízo, existe uma ferramenta que permite saber se seu público-alvo vai ou não aderir ao seu novo produto: o teste de aceitação.
O teste de aceitação é um dos tipos de análise sensorial e é útil para aproximar o público-alvo do resultado esperado pela indústria.
Além disso, ele auxilia a equipe de produção na compreensão da qualidade esperada pelo cliente, de forma a garantir que determinado produto tenha aceitação no mercado como um todo.
No caso do lançamento de um novo produto, bons testes evitam o desperdício de muitos recursos – e de muito dinheiro, é claro.
Por outro lado, esses testes não garantem que o produto vá ser um sucesso total ou não terá falhas, mas dão pistas sobre a adesão do produto ao mercado desejado.
O teste de aceitação evoca, mede, analisa e interpreta reações sobre as características dos alimentos e materiais que são percebidas por meio de visão, olfato, tato, paladar e audição.
Mas como funciona um teste de aceitação?
O teste de aceitação avalia, através de questionários, o quanto o consumidor gosta ou desgosta de determinado produto por meio da amostragem de um certo número de pessoas que o consumiu.
Nesse teste, diversos elementos e características são pontuados para que sejam avaliados separadamente, permitindo, assim, que a produção foque a melhoria de processos específicos, se for o caso.
Pode-se ainda fazer uma comparação com marcas concorrentes para facilitar a compreensão de qual produto é mais forte e qual é mais fraco, como veremos adiante.
O importante é entender a necessidade específica da empresa. Se for o caso, uma boa dica é contratar os serviços de uma consultoria em alimentos, que vai oferecer suporte para isso.
Qual a importância do teste de aceitação?
O teste de aceitação é uma maneira confiável de testar um produto com o objetivo de avaliar o potencial de mercado e a aceitação dele junto ao público a fim de diminuir os riscos e assegurar o sucesso.
Quando falamos, por exemplo, de um teste de aceitação na merenda escolar, estamos tratando de algo de grande importância.
Afinal, estamos falando da qualidade do serviço da escola com relação à alimentação escolar, além das questões relacionadas ao desperdício dos próprios alimentos e dos recursos públicos destinados a essa função.
Com esse tipo de teste de conceito, uma empresa consegue ter acesso a informações importantes, como:
1) Entender quais os pontos positivos e negativos para quem consome
Com um questionário bem elaborado, será possível identificar os pontos que seu público-a
lvo identifica como os maiores benefícios de seu produto, assim como aqueles que precisam ser melhorados.
2) Pensar em mudanças no processo de fabricação
Características como aroma, sabor, textura, e até mesmo a embalagem são verificadas através de dados estatísticos ao abrir amostras ao público.
Com esses dados, é possível identificar em que ponto da produção serão necessárias melhorias, se for o caso, poupando tempo e dinheiro que seriam gastos reformulando tudo.
3) Melhorar estratégias de marketing
A comunicação e o marketing do produto também são pontos-chave, afinal a propaganda é o que faz o crescimento do negócio, correto?
Sendo assim, conhecendo as características mais bem recebidas e aprovadas pelo público, será possível ressaltar essas qualidades quando for divulgar um produto para pessoas que não o conhecem.
Dessa forma, a chance de conquistar novos clientes será maior.
Diferenças entre os métodos de análise sensorial
Existem diferentes formas de se aplicar os testes de análise sensorial de acordo com a especificidade de cada resultado que se pretende encontrar.
Vejamos abaixo como funciona essa classificação para compreendermos melhor em que função o teste de aceitação se enquadra e qual a diferença dele para os demais testes de análise sensorial.
Método Sensorial Descritivo
Visa avaliar a qualidade e a intensidade sensorial dos produtos.
Para isso, é aplicado o princípio da Análise Descritiva Quantitativa – ADQ, que tem como objetivo avaliar atributos sensoriais de determinado produto, como sabor, textura, aroma, cor e outras características de fácil percepção.
Método Sensorial Discriminativo
Avalia as diferenças sensoriais entre dois produtos ou mais, de forma a fazer comparações. Dentre essa classificação, existem as diferentes possibilidades:
- Teste Duo-Trio – Determina a diferença entre um padrão e uma amostra.
- Comparação Pareada – Avalia qual amostra é mais intensa de acordo com determinado atributo.
- Teste Triangular – Analisa se houve mudança entre duas amostras que sofreram processos diferentes.
- Teste de Ordenação – Faz comparações entre várias amostras para verificar se há diferença entre elas.
- Teste de Comparação Múltipla – Analisa o grau de diferença entre muitas amostras e uma amostra-padrão.
Método Sensorial Afetivo
Neste método, o objetivo é avaliar a preferência de determinados consumidores por um ou mais produtos e a aceitação destes.
Como são métodos afetivos, as técnicas a seguir não necessitam de provadores treinados, pois avaliam somente a aceitação e preferência pelos produtos.
Nesse âmbito, podem ser realizados dois tipos de testes:
- Teste de Preferência – Avalia o grau de preferência do produto principal em relação a outro produto.
- Teste de Aceitação – Analisa o grau de aceitação ou não do produto em questão, geralmente utilizando o método da escala hedônica.
O que é o método da escala hedônica?
O método da escala hedônica estruturada tem a função de analisar a preferência dos consumidores por determinados produtos por meio de uma avaliação que contém uma escala de respostas previamente estabelecida.
Em geral, o objetivo dessa análise é ser simples e direta, gerando resultados claros e de forma prática.
Os provadores são questionados sobre suas preferências em determinadas amostras de produtos, seguindo uma escala de respostas já estabelecida com base em atributos ‘gosta’ e ‘desgosta’.
Existem também outros tipos de escalas hedônicas, como as escalas ordinais ou escalas nominais. Entretanto, as escalas estruturadas são facilmente compreendidas pelos consumidores, fazendo com que a realização do teste ocorra sem dificuldade.
As amostras são disponibilizadas em ordem aleatória e os participantes são perguntados sobre o que mais gostam ou desgostam, de acordo com a escala.
É aconselhável um tratamento cuidadoso ao programar o teste e ao escolher as definições, evitando ambiguidade nas respostas, confusão ou dúvida ao provador.
Após a coleta de dados, as respostas se transformarão em números que serão organizados estatisticamente.
A escala hedônica para teste de aceitação mais usada e completa inclui as seguintes opções:
- Gosta extremamente
- Gosta muito
- Gosta moderadamente
- Gosta pouco
- Indiferente
- Desgosta pouco
- Desgosta moderadamente
- Desgosta muito
- Desgosta extremamente
Quer saber mais sobre como aplicar o teste de aceitação para seu produto? Entre em contato conosco!