Indústria Alimentícia: 5 dicas para você criar a sua com sucesso

A indústria alimentícia representa um dos setores mais fortes e seguros atualmente. Apesar dos sustos vividos por muitos restaurantes, a opção de delivery e as vendas por aplicativos mantiveram essas empresas funcionamento bem.

E hoje nós vamos mostrar como elas conseguiram. Tem mais, também queremos abordar as 5 dicas mais importantes para você obter sucesso no ramo da indústria alimentícia.

Assim seus investimentos terão um caminho certo e trarão resultados em muito menos tempo. Muito bem, fique confortável e aproveite a leitura!

1. Concentre seus esforços em tornar o PDV atrativo

Lembre-se: o comportamento do seu cliente mudou. Nós não podemos ser taxativos e dizer que os consumidores terão outra postura para sempre, mas é fato que os hábitos de consumo sofreram uma transformação que durará ainda muito tempo.

Nesse sentido, o PDV (Ponto de Venda) ganhou uma nova importância. Se antes ele deveria ser apenas atrativo e interessante, hoje o PDV também precisa ser seguro.

E o PDV ou Ponto de Venda trata-se do local onde os alimentos são comercializados e, em casos de restaurantes e lanchonetes, onde também são produzidos. 

Seu estabelecimento deve demonstrar para o consumidor que você se preocupa com as normas de prevenção e está colocando-as em prática.

Para quem deseja fazer parte da indústria alimentícia, mas não pensa em abrir um ponto. A melhor dica é investir no treinamento dos seus promotores de vendas. Pois o promotor da marca no ponto de venda é a melhor fonte de informação para o varejista.

Então, como esse profissional está em contato direto com os vendedores e com o público, ele sabe exatamente como o produto está sendo recebido.

Mantenha um intenso relacionamento com os promotores, e também com a equipe de vendas. Isso colabora de forma decisiva para o fortalecimento da marca.

Segredos de sucesso – Alimentação sustentável: as principais práticas adotadas pelas empresas do setor.

2. Use as promoções, mas aposte na confiança, mais do que nas compras por impulso

Segunda mudança crucial no comportamento dos consumidores: eles estão mais resistentes às compras por impulso. A baixa nos ganhos e o ambiente de crise trouxe cautela para muitos clientes, e isso é importante perceber.

Esteja você gerenciando uma fábrica da indústria alimentícia, ou coordenando as ações em um local de alimentação, é importante que o seu preço não seja o fator determinante. Você precisa ganhar o cliente pela confiança, mais do que pelos preços baixos.

Uma das estratégias mais eficazes é fazer promoções especiais relacionadas a determinadas épocas do ano. Você pode investir nas datas comemorativas para trazer oportunidades, por exemplo.

3. Invista em pesquisa e acredite na inovação

Bem, nós já falamos que tudo mudou, não é mesmo? E sim, vamos repetir pela terceira vez: tudo mudou. E essas mudanças exigem uma nova postura também dos empresários que desejam fazer parte da indústria alimentícia.

Tudo aquilo que funcionava maravilhosamente bem até o ano passado pode representar um desafio em 2020. A verdade é que você terá que fazer muitas pesquisas e começar processos inteiramente do zero. Ou seja, rascunhar tudo outra vez.

Há aí uma faca de dois gumes: por um lado é ótimo, pois abre espaço para novas empresas no mercado, oxigenando o setor como um todo. Por outro pode ser complexo, pois com as mudanças cria-se uma sensação de que não há caminhos certos ou seguros.

E nesse sentido é fundamental que você conte com parcerias e empresas de consultoria confiáveis para lhe ajudar a enfrentar esse mercado tão desafiador quanto a indústria alimentícia.

Veja também o texto “Segurança e higiene das embalagens alimentícias“.

Um bom exemplo de inovação

Estudos de campo realizados por empresas de pipocas nos anos 90 mostrou que boa os consumidores adicionavam ingredientes extras nas pipocas: coisas como bacon, provolone, caramelo, entre tantas outras.

Com essa pesquisa embaixo do braço a marca então investiu em novos sabores. Depois essa estratégia foi repetida com a popularização dos micro-ondas.

Hoje essa empresa é detentora de 75% do mercado brasileiro de pipoca. Pesquisa e inovação trazem liderança.

Leia também: Entenda os cuidados necessários para produzir alimentos artesanais.

4. Faça a sua equipe trabalhar em busca de um objetivo comum

A parceria e a colaboração também deve estar presente no ambiente interno da empresa, não apenas no relacionamento B2B. Seus colaboradores precisam ter a certeza de que são ouvidos e possuem um poder ativo na tomada de decisão diária.

Uma boa estratégia está em descobrir quais são os talentos ou os líderes natos internos, mesmo que sejam profissionais que não tenham um cargo de destaque. Garanta que esses colaboradores tenham uma participação acentuada nas decisões dos setores.

Isso terá um benefício duplo: mantém seus melhores colaboradores engajados, ao mesmo tempo que cria boas referências para os profissionais de menor destaque. Gerando uma cultura virtuosa na sua empresa.

Saiba mais sobre embalagens e a necessidade de embalar alimentos.

5. Mude seu posicionamento quando for preciso

Vivemos o mercado do Mundo VUCA e nesse cenário as mudanças são constantes. Sendo assim, uma empresa da indústria alimentícia precisa de certa flexibilidade.

Não estamos falando para que vocês troquem de Missão, Visão e Valores, nada disso. Mas caso marca descubra que a entrega não está em sintonia com os clientes, então é preciso reconfigurar todas as ações.

Por exemplo: em 1997, a empresa líder em vendas de pipocas, decidiu mudar a cara da marca. Trocaram o trabalho focado somente nas especiarias, pelo investimento em outros sabores e opções que poderia conferir ou realçar o sabor dos seus alimentos.

Ou seja, mais do que lançar um produto com um novo tempero, eles estavam lançando pipocas com chocolate e sabores que nenhuma outra empresa sonhou em fazer.

E essa estratégia assustou alguns consumidores no início, representou um investimento alto e até mesmo algumas pequenas discussões internas. Mas o fato de hoje mais de 50 marcas estarem vendendo pipocas de chocolate mostram que a empresa líder estava certa.

Essas foram as nossas dicas principais para você encontrar sucesso na indústria alimentícia. Sabemos que o assunto é muito mais extenso, mas seguindo esses conceitos você terá um caminho excelente pela frente.

Ficou com dúvidas ou gostaria de obter mais informações sobre a indústria alimentícia? Entre em contato conosco para falarmos sobre esse setor tão desafiador, que proporciona os melhores resultados para quem deseja empreender nele.

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