Desenvolvimento de produtos alimentícios: o que você não pode deixar de considerar para lançar um novo

O que você precisa saber sobre o desenvolvimento de produtos alimentícios? Que tal participar da indústria de alimentos? Hoje nós elaboramos um artigo com todos os principais pontos necessários para que você seja capaz de gerenciar uma produção.

Se você está abrindo um novo negócio agora, sabe como um portfólio é importante para a sua marca, pois isso certamente irá trazer benefícios para a sua empresa, mas não podemos negar que o planejamento correto é fundamental.

A indústria de alimentos abre portas para todos, sobretudo se você faz parte do empreendedorismo consciente.

Uma empresa tem muitas maneiras de crescer: oferecer mais produtos, por exemplo, é um modo de atrair mais consumidores. E o desenvolvimento de produtos alimentícios é uma ótima forma de crescimento.

O processo de planejamento para o desenvolvimento de produtos alimentícios passa por encontrar respostas para as principais perguntas.

Desenvolvemos esse artigo com base em 5 questões chave que fazem parte do desenvolvimento de produtos alimentícios. Você vai descobrir que criar um produto novo dá menos trabalho do que imagina.

Qual é a primeira preocupação para o desenvolvimento de produtos alimentícios?

Antes de mais nada é preciso compreender que desenvolver produtos, sejam eles quais foram, funciona do mesmo modo para as grandes empresas e para os pequenos negócios. Sendo assim, seus desafios também são os desafios dos gigantes do ramo.

A verdadeira diferença acontece em relação aos recursos disponíveis para o lançamento, os pequenos empresários possuem um caixa menor para “queimar” caso algo dê errado. Nesse sentido, precisam de um planejamento muito mais efetivo.

Planejar é encontrar respostas, e nesse sentido as perguntas certas fazem toda a diferença. Portanto, agora nós apresentaremos questões que estão diretamente relacionadas com o desenvolvimento de produtos alimentícios.

Qual é a motivação inicial?

Lançamentos de produtos alimentícios baseados somente em sentimentos ou desejos dos idealizadores pode representar uma aposta arriscada.

É preciso entender que um produto precisa resolver problemas dentro da sociedade, caso contrário não haverá razões para a sua compra.

Por exemplo, pode ser do seu desejo abrir uma hamburgueria à moda antiga, mas a sua região apresenta uma predileção especial para a indústria de alimentos naturais. Então, nesse cenário, você deve aliar emoção com razão.

O sentimento e as concepções de um idealizador podem representar um erro. É importante que a motivação inicial para o novo produto alimentício surja de uma necessidade do mercado.

Então, há uma observação, uma constatação e depois uma ideia. Você detecta uma oportunidade e age sobre ela. Essa é uma das melhores estratégias para desenvolver produtos alimentícios de sucesso.

Essa solução é possível até mesmo para as empresas que não têm condições de fazer uma pesquisa muito elaborada. Basta que o empreendedor converse com conhecidos, analise o mercado, veja como a concorrência está agindo.

Lembre-se: um bom empreendedor se faz com observação aguçada!

Quais são as características desse mercado?

Depois de avaliar se há um mercado consumidor para os seus produtos, chegou o momento de descobrir qual será o tamanho desse mercado e o seu fluxo no desenvolvimento de produtos alimentícios.

Ou seja, qual será a vazão para os seus novos produtos? Vamos avaliar.

Para chegar até esse número é necessário considerar uma série de variáveis. Por exemplo, muitos empreendedores esquecem de pesar como está o cenário econômico atual. Acreditando que as suas marcas poderão superar qualquer desafio, aqui está outro erro.

O que acontece na economia fala diretamente sobre o aumento da renda geral ou as mudanças necessárias nos hábitos de consumo das pessoas.

É por essa razão que produtos baseados inteiramente em sentimentos enfrentam dificuldades. Há uma série de decisões que precisam estar amparadas por questões puramente técnicas e concisas, sem espaço para o sentimentalismo.

Depois será preciso identificar se a concorrência já lançou ou planeja lançar algo semelhante. É a hora de avaliar se o mercado tem concorrentes mais fortes ou mais fracos, quais são os pontos livres para atuar.

Qual é o nível de maturidade da sua marca?

No terceiro passo você irá olhar para a sua empresa e avaliar as possibilidades internas da sua marca. Qual é o nível de maturidade da sua empresa no desenvolvimento de produtos alimentícios?

Com esse simples exercício você será capaz de desenhar um panorama e ter uma análise das oportunidades, ameaças e suas forças e fraquezas.

Qual é a sua primeira linha de chegada?

No desenvolvimento de produtos alimentícios são precisos objetivos bem claros e definidos, do contrário você jamais saberá o quão bem a sua empresa está se saindo.

Na realidade, o lançamento de todo produto exige, ao menos, uma aproximação de onde se deseja chegar. Esse primeiro objetivo, evidentemente, não pode ser muito distante.

Se você entrar no desenvolvimento de produtos alimentícios desejando ser a maior revendedora de alimentação orgânica do Brasil, terá que quebrar esse macro em micros, colocando uma linha de chegada para cada pequena etapa.

Lembre-se de considerar as outras três perguntas antes de elaborar o seu objetivo. Tenha certeza de quais são as possibilidades dentro do mercado.

Qual é a estratégia principal?

Após definir qual será o ponto, é hora de traçar o caminho até ele. Uma estratégia ajuda no planejamento dos aspectos mais práticos do produto. Nesta etapa você irá considerar:

  • A fabricação;
  • As embalagens;
  • A comunicação visual (banners, etc.);
  • A distribuição; 
  • O preço final.

Enfim, há muitos outros fatores que estão inseridos na estratégia, sobretudo quando falamos sobre o desenvolvimento de produtos alimentícios. Caberá à você avaliar cada um desses pontos com cautela.

Qual é o seu orçamento inicial?

Esse ponto é curto e direto, seu orçamento inicial será responsável por injetar combustível de lançamento em todos os processos.

Lembre-se que você deverá montar um orçamento visando controlar o impacto do desenvolvimento de produtos alimentícios na sua marca – caso ela já exista – ou na sua vida pessoal.

A dica é coloque sempre no orçamento os dois valores chave: quanto acredita que irá vender e quanto esse produto vai custar para você, inclua os impostos e os investimentos com colaboradores.

Aproveite para ler em seguida: Tendências no mercado de alimentos para 2020

Nota: o desenvolvimento de produtos alimentícios é cíclico

Por fim será necessário preciso acompanhar de perto a evolução das vendas e ter em mente que talvez o produto passe por um ciclo de consumo.

Manter a atualização periódica do desempenho do produto será uma ferramenta para descobrir quando será preciso fazer modificações ou atualizações, seja na fórmula, nas embalagens, no marketing, etc.

Resumindo, entrar no mercado de desenvolvimento de produtos alimentícios certamente representa um desafio, contudo, os ganhos são imensos.


Esperamos que esse artigo tenha aguçado a sua curiosidade e apresentado soluções para as suas dúvidas quanto ao desenvolvimento de produtos alimentícios. 

Aproveite e conheça a história da Marina, que junto com o GEPEA, empreendeu no desenvolvimento de seus produtos: bebidas funcionais usando frutas amazônicas.

Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco, estamos disponíveis para te apresentar muitas mais sobre o setor alimentício.

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