A avaliação de um novo produto trata-se da aceitação do consumidor. Ou seja, garante que o alimento proporcione uma experiência agradável ao cliente, capaz de conquistar este.
Logo, um produto que atende as necessidades e os desejos de um consumidor tem chances maiores de conquistar um determinado público. E, muitas vezes, passa a ter valor atribuído pelo consumidor que teve suas expectativas serem atingidas.
Porém, como garantir que o seu produto seja aceito pelo consumidor?
Sobre análise sensorial para produtos novos no mercado
Imagine uma mãe que sempre faz Bolo de Chocolate para seus filhos e, precisando de uma fonte de renda a mais, decide vender seu bolo para supermercados.
Após ir atrás de todo o passo-a-passo para colocar seu bolo a venda, ela se depara, ao lado do bolo dela, com mais umas 5 marcas diferentes de Bolos de Chocolate.
Como garantir que o seu bolo seja o escolhido entre diversos outros produtos?
O passo-a-passo da mãe para a criação de um novo produto não foi finalizada. É necessário, ainda, a cereja do bolo: a análise sensorial.
Onde serão realizados testes para que o novo produto conquiste cada cliente e seja o escolhido dentre as outras opções que lhes seja apresentado.
Os testes mais utilizados na área de alimentos, são os chamados afetivos, que é um conjunto de testes realizado com consumidores do produto em questão.
As características comumente analisadas são:
- Aparência;
- Aroma;
- Sabor;
- Textura;
- Impressão global.
Que estão na ordem de percepção pelos nossos órgãos de sentido.
Ainda dentro dos testes afetivos, existem:
Teste de aceitação: que avalia se o provador gosta ou desgosta das características do alimento;
Teste de preferência: o provador ordena as amostras dadas a ele de acordo com a sua preferência e qual sua intenção de compra, que avalia se ele compraria ou não o produto.
5 Níveis de hierarquia do valor do produto
As empresas precisam levar em consideração 5 níveis de hierarquia do valor do produto:
- Benefício: consiste no benefício principal que o consumidor recebe ao adquiri-lo.
- Genérico: o benefício principal é transformado em um produto básico, de maneira a ser usufruído pelo consumidor.
- Esperado: é o conjunto de atributos que os consumidores esperam encontrar no produto que adquirem.
- Ampliado: são os serviços, aspectos e benefícios acrescentados aos produtos a fim de encantar o consumidor, superando suas expectativas iniciais.
- Potencial: envolve todas as ampliações e transformações que determinado produto deverá sofrer no futuro, ou seja, sua possível evolução.
*(OLIVEIRA, 2012, p. 148 e 149)
Os novos produtos precisam ser muito bem elaborados para atrair a atenção dos consumidores em termos de qualidade, características, design, embalagens, rótulo e marcas. Cada um desses itens é enfatizado pelo consumidor a partir do momento em que ele atribui o valor do produto.
Avaliação do comportamento e a aceitação de um produto novo
A importância na inovação gera criação de novos produtos ou melhoria dos mesmos. Isso significa que os produtos possuem um ciclo de vida muito menor e necessita do acompanhamento de tendências de mercado e do comportamento do consumidor. Para, assim, ser capaz de mostrar uma brecha para identificar as novas oportunidades.
Uma forma de evitar erros ao expor os produtos no mercado é conhecer a região, cultura e costumes de onde se pretende lançar ou expandir no mercado. Esta análise evita riscos de não ser aceito, pois já existe outro produto que domina a região e tem a confiança do consumidor. Evitando impactos financeiros e comerciais.
A combinação de novas oportunidades e pesquisa do comportamento do consumidor permitem elevar as vendas tornando-se responsável por uma fatia do crescimento no mercado.
Quer saber mais sobre o assunto ou tem alguma dúvida ou comentário? Entre em contato conosco!
Texto originalmente postado em 2017.