Marina, nossa cliente, chegou ao GEPEA após um ano sabático conhecendo o Brasil. Como morou grande parte da adolescência nos Estados Unidos, quando teve a oportunidade, decidiu conhecer um pouco mais sobre nosso país.
Deslumbrada com tudo o que presenciou em suas viagens pela Amazônia, Marina se sentiu inspirada a desenvolver algo que a ajudasse a levar um pouquinho dessa “experiência amazônica” para os Estados Unidos. A ideia era utilizar os compostos bioativos de frutas e ervas nativas oriundos desse bioma para desenvolver bebidas com baixo teor calórico e diferentes funcionalidades.
Com a ideia no papel e com vontade de mergulhar de cabeça, a empresária se deparou com a necessidade de apoios técnico e teórico para o desenvolvimento das bebidas. As maiores dificuldades encontrada por ela foram a falta de registro a respeitos das propriedades dos alimentos nativos, e a falta de um espaço para que ela pudesse testar e avaliar diferentes formulações.
E foi buscando por parceiros que pudessem ajudá-la no desenvolvimento das bebidas que Marina encontrou o GEPEA, vendo que nós ofereceríamos uma solução completa, possibilitaríamos que ela trabalhasse juntamente com a equipe durante o seu projeto. Desse modo, nossa cliente enxergou a oportunidade de, além de se desenvolver e alcançar seus objetivos, contribuir também para a experiência profissional de jovens estudantes, o que não seria possível caso ela tivesse optado por contratar uma empresa sênior.
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Desafios enfrentados
Dado início ao projeto, logo durante a primeira reunião a equipe se deparou com um grande desafio: a revisão bibliográfica. Levantar informações a respeito dos compostos bioativos dos frutos nativos e relacioná-los com as funcionalidades e o sensorial de cada uma das bebidas não foi uma tarefa simples, já que os registros na literatura eram escassos.
Em seguida, a equipe também enfrentou dificuldades em encontrar fornecedores que poderiam trabalhar com a empresa da cliente, cuja sede seria em Boston, nos Estados Unidos. Além disso, por se tratar de um projeto de desenvolvimento de produtos a serem vendidos fora do país, a equipe teve de se atentar às legislações norte-americanas, bem como se adaptar às informações de rotulagem e as tabelas nutricionais vigentes nesse contexto.
Solução e Resultados
No entanto, superando todos os obstáculos encontrados, o GEPEA entregou, ao final do projeto, cinco bebidas funcionais, as quais atingiram o objetivo principal de introduzir ao mercado dos Estados Unidos as propriedades bioativas dos frutos da Amazônia, sendo elas:
Natural Energy, com o objetivo de proporcionar o aumento dos níveis de energia;
A.M. Recovery, com a finalidade de reduzir os efeitos da ressaca por promover rápida e intensa detoxificação e reidratação;
Better Sleep, com efeito calmante e eficaz na melhoria da qualidade do sono, promovendo um estado de relaxamento que proporciona um sono restaurador;
Pre Workout, com o objetivo de aumentar a circulação sanguínea de forma a obter melhores estímulos e energia para a realização de uma boa sessão de treino;
Mental Focus, com o objetivo de potencializar a atividade cerebral e a concentração.
A partir da união de uma equipe dedicada, e comprometida com o sonho de seus clientes, com a empresária, que desde o começo acreditou no potencial do Movimento Empresa Júnior, o projeto atingiu e excedeu às expectativas, se tornando um case de sucesso relacionado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 3 que visa assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades.
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