Análise sensorial e o seu uso na produção de alimentos

A análise sensorial dos alimentos se tornou uma atividade indispensável na indústria alimentícia. Afinal, faz tempo que o consumidor adquiriu o protagonismo na busca de novas experiências.

Entre elas estão os sabores dos alimentos e das bebidas que se dispõem a despertar diversas sensações prazerosas aos apreciadores de um bom paladar.

A realização da análise sensorial dos alimentos pode ser a fórmula do sucesso para a elaboração de receitas que se destinam a estimular positivamente os sentidos humanos.

É preciso ter em mente que o consumidor procura um valor que se encontra além de uma dieta nutricional adequada. Por isso, a produção de um alimento saboroso poderá agregar muito valor à indústria alimentícia.

Assim, a análise sensorial se tornou uma forte estratégia industrial na busca pelo crescimento de mercado no setor de alimentos.

Análise sensorial: o que é?

análise sensorial pode ser descrita como uma ciência capaz de estimular, medir, avaliar e interpretar as reações relacionadas às características apresentadas pelos alimentos.

Essa análise é realizada por meio dos sentidos do paladar, audição, visão, olfato e tato. Assim, a prática dessa disciplina proporciona o estudo e a descoberta das percepções e sensações que serão demonstradas pelo consumidor durante o contato com o alimento em questão.

Além disso, a análise sensorial leva em consideração aspectos como sabor, coloração, textura, aparência e aroma.

Essas características são estudadas minuciosamente, para que as reações possam ser compreendidas com eficácia.

O estudo também tem o objetivo de entender se a atividade de consumo será capaz de proporcionar uma experiência prazerosa ao consumidor.

A análise sensorial é uma ferramenta capaz de fornecer muitas vantagens para a indústria alimentícia, pois estimula o setor a ampliar o nível de excelência na fabricação dos seus produtos.

Dessa forma, os fabricantes estarão cada vez mais empenhados em atender a demanda des consumidores exigentes e conscientes.

Quais os objetivos de uma análise sensorial?

análise sensorial permite identificar possíveis erros presentes nos alimentos, além de buscar as melhores soluções para corrigi-los.

Além disso, uma forte estratégia proporcionada pela análise sensorial é a possibilidade de conhecer completamente as características do produto desenvolvido.

conhecimento aprofundado pode ser uma grande ferramenta para o impulsionamento das vendas.

Através de uma análise detalhada do alimento será possível trabalhar com base na busca de novas matérias-primas, reduções dos valores, soluções inovadoras, além da possibilidade de reformulação das receitas e da aquisição de novas tecnologias capazes de garantir a eficiência do processo produtivo.

A análise sensorial também ajuda a descobrir o tempo de vida útil dos alimentos, especificando os melhores procedimentos de controle, no intuito de estabelecer a qualidade do produto.

Da mesma forma, a atividade pode indicar algumas necessidades de mudanças em determinados processos, como a possível alteração do tipo de embalagem.

A análise sensorial e os cinco sentidos

Visão

Por meio da visão é possível perceber muitos aspectos referentes ao alimento. Não esqueça que esse será o primeiro contato com o produto.

Com base nas características visuais observadas, os consumidores são capazes de imaginar o sabor. Dessa forma, a visão “prepara” os outros sentidos para a realização de suas próprias análises.

Dessa maneira, a visão é o sentido que causará a primeira impressão no consumidor, que, por sua vez, analisará vários aspectos referentes ao alimento em questão. Entre eles estão:

    • Coloração
    • Forma
    • Consistência
    • Tamanho
    • Brilho
    • Estado de efervescência
    • Irregularidades
    • Uniformidade

Audição

audição permite identificar os sons que se destinam a reconhecer a qualidade do produto.

Por meio dessa análise sensorial será possível perceber o som da mordida e da mastigação, além dos barulhos provenientes da manipulação do alimento.

Os alimentos possuem sons próprios que, na maioria das vezes, permanecem registrados na memória dos consumidores. Dessa forma, é possível perceber a qualidade dos produtos por meio da análise dos tipos de sons produzidos por ele.

Tato

tato é o sensor responsável por analisar a textura do alimento. Assim, por meio de um simples toque, o consumidor poderá perceber o seu grau de frescor.

Além disso, o tato fornece informações sobre a consistência, o peso e a temperatura dos alimentos.

Certamente, essas percepções serão capazes de estimular o consumidor a esboçar reações e que poderão influenciar o momento da degustação.

Quando se morde ou corta o alimento, a percepção da textura ganha ainda mais intensidade. Nesse momento, o consumidor conseguirá aguçar a sua análise sensorial.

Olfato

aroma do alimento é responsável por estimular as percepções no sentido olfativo. Com base nisso, o cheiro funciona como uma espécie de ingrediente a mais na composição do produto.

Ele é capaz de despertar no ser humano o desejo de saborear determinada receita. O aroma faz a degustação parecer mais saborosa.

Paladar

paladar é o sentindo responsável pela percepção do sabor. Assim, as papilas gustativas conseguem identificar, imediatamente, as características primárias de todos os alimentos.

Ou seja, é possível analisar as sensações iniciais sobre a degustação, como a percepção da doçura, amargor, sal ou acidez.

Além disso, o paladar costuma proporcionar sensações muito diversificadas nos seres humanos. Por isso, os consumidores tendem a apresentar sensibilidades distintas no momento da degustação.

A vantagem desse sentido é que ele pode ser treinado para aceitar sabores que não são da preferência do indivíduo. O mesmo treinamento pode oferecer bons resultados em relação ao olfato.

Vantagens da análise sensorial para a indústria de alimentos

Devido à grande demanda de consumidores ativos no processo de consumo, a análise sensorial vem proporcionando muitas vantagens à indústria alimentícia.

Por meio da sensibilidade dos sentidos e dos conhecimentos técnicos dos profissionais, as marcas vêm conquistando a confiança e o respeito de muitos consumidores.

Por esse motivo, os profissionais são treinados com frequência, no intuito de assegurar a qualidade dos produtos em todas as etapas da análise sensorial.

Com o objetivo de oferecer alimentos de ótima qualidade, as indústrias estimulam a realização de pesquisas e a capacitação dos profissionais envolvidos nos mais diversos processos de fabricação.

O foco principal é distribuir alimentos de qualidade para todos os consumidores, conquistando, assim, um crescimento satisfatório no mercado.

 

Você gostou do texto sobre a análise sensorial dos alimentos? Então, compartilha em suas redes sociais. Depois disso, acesse o nosso blog para ler mais conteúdos que merecem a sua atenção ou entre em contato para dúvidas e atendimentos.

Veja
Também

plugins premium WordPress