Mercado Alimentício: como funciona a prototipação de alimento

Como nasce um produto no mercado alimentício? Quem não tem vivência com a prototipação pode se assustar quando um lançamento precisa ser feito. Imagine a seguinte situação:

Os números da empresa caem, os clientes deixam de comprar, os parceiros estão pressionando e logo, logo os investidores aparecerão para exigir respostas.

O que aconteceu? Simples. Os clientes enjoaram daquele produto. As vendas não sustentam mais o investimento. É hora de inovar, o consumidor quer coisas novas, ele quer um novo sabor, uma nova embalagem, em suma: um novo produto completamente reinventado.

Nesse momento muitos gerentes e, até mesmo, muitos empreendedores ficam brancos como um fantasma. Como assim lançar um produto completamente novo? Por onde começar?

No artigo de hoje nós mostraremos como funciona a prototipação dentro do mercado alimentício. Falaremos também sobre design thinking e quais são os melhores passos para garantir que o seu produto obtenha sucesso no mercado.

Muito bem, vamos começar. Fique confortável e aproveite a leitura!

Veja em seguida: “Desenvolvimento de produtos alimentícios: o que você não pode deixar de considerar para lançar um novo

Primeiro passo da prototipação no mercado alimentício: Crie, teste, coloque no preparo

Durante a etapa de formulação é essencial que você, e os responsáveis pela prototipação, sigam uma diretriz: criar. Tornar algo palpável, dar substância às ideias.

Muitos responsáveis pela prototipação acabam “empacados” antes mesmo de iniciar um projeto. Isso acontece, pois, não colocam mão na massa imediatamente.

Portanto, gere ideias. Pode ser por meio de colagens simples (como a prototipação para embalagens), ou brainstorms para sabores e ideias de marketing.

O primeiro passo, em resumo, é: gerar ideias em uma velocidade assustadora. Nessa etapa o importante é criar volume. Todas as ideias serão testadas depois no mercado alimentício, não se preocupe.

Confira em detalhes: A cadeia de produção de alimentos e sua complexidade.

Segundo passo: Passe para a formulação

Muito bem, as ideias foram colocadas sobre a mesa, é chegado o momento de avaliar quais serão as fórmulas necessárias para todos os sabores propostos. Nesse momento você e a sua equipe de profissionais terão que investir em uma postura de mente aberta.

O ideal é que a primeira prototipação seja feita o mais rápido possível, assim vocês terão uma estaca zero. Não se engane, o produto ainda está longe de ficar pronto e o resultado da primeira prototipação (de maneira alguma) será similar ao resultado final.

Contudo, após o teste da formulação é possível colocar os sentidos para trabalhar em direção ao produto ideal. Afinal, vocês saberão se ficou muito doce, salgado, azedo, amargo, se a textura está agradável. Em outras palavras, infinitas idéias.

Terceiro passo: Repita os passos 1 e 2

Sim, pode parecer até brincadeira, mas no jogo da prototipação no mercado alimentício as ideias funcionam como uma engrenagem que ganha velocidade. Quanto mais vocês exercitarem, melhores serão os resultados.

No passo três, gere mais idéias, teste mais formulações e procure manter o julgamento fora da sala, pelo menos por enquanto. 

O objetivo aqui é buscar quais serão os produtos que possuem alguma coisa viável para o mercado alimentício de acordo com o consumidor. Daremos dicas ainda neste artigo de como garantir que seus protótipos façam sentido.

Quarto passo: Hora de acionar o senso crítico ao máximo

Muito bem, há um momento em que os testes acabam e é chegado o momento de colocar o lado crítico para julgar os melhores protótipos.

Agora é o momento de ser implacável, descarte todos os protótipos que não estiverem bem encaminhados ou demonstrarem incompatibilidade com os gostos do consumidor do mercado alimentício.

Quinto passo: Traga paladares externos

O quinto passo consiste em fazer com que os protótipos sejam testados por paladares externos. Há uma série de estratégias que a sua empresa pode adotar, desde contratar profissionais, até convocar colaboradores de outros setores.

Esse passo é fundamental, pois apresenta diversas qualidades e deficiências que não eram notadas pelos envolvidos em um projeto. Uma vez que na prototipação podem haver “vícios”.

Por exemplo, uma equipe que tenha criado um primeiro projeto considerado “doce” demais, estará sempre buscando suavizar o sabor adocicado e pode perder de vista outras questões.

Leia depois a respeito do que mudou na Lei de Doação de Alimentos.

Como criar uma estratégia vencedora para seus lançamentos no mercado alimentício?

Temos consciência de que uma empresa não possui recursos infinitos para testar inúmeros protótipos antes de conquistar o mercado alimentício com aquele lançamento inovador.

Sendo assim, trouxemos também algumas dicas para garantir que seus próximos projetos tenham sucesso. Elas são:

Conhecer o mercado alimentício é o primeiro passo, pois muitos empreendedores trazem soluções externas, mas se esquecem de que talvez elas não façam sentido no Brasil.

Conhecer as tendências também é primordial, assim é possível antecipar os lançamentos.

Observar o comportamento do consumidor é outra tarefa que dá para a sua empresa ferramentas de antecipação. Vocês saberão quando esse consumidor deixou de gostar de um produto.

Cuidar para que os lançamentos façam sentido financeiro é talvez a dica mais prática da nossa lista.

Não adianta investir de maneira arriscada em um produto que sequer foi lançado, a menos que a pesquisa de mercado demonstre que aquele lançamento será um sucesso garantido.

Investir em inovação é uma forma de criar uma cultura inovadora na sua empresa. Esse investimento envolve, inclusive, contar com a colaboração de uma consultoria confiável.

Afinal, com o auxílio e a experiência de profissionais capacitados a sua empresa poderá alçar voos cada vez maiores.

Resumo: prototipação de produtos no mercado alimentício, o que fazer

Apresentamos hoje um resumo dos processos envolvidos em uma prototipação. Sabemos que há muitas etapas intermediárias. Também vale lembrar que cada empresa terá suas especificidades quando chegar o momento de lançar um novo produto.

Entretanto, todos os passos apresentados para o lançamento de novos sabores também servem para as novas embalagens e rótulos, estratégias de marketing, enfim, praticamente tudo.

Os 5 passos apresentados no artigo de hoje fazem parte da disciplina chamada Design Thinking, ou seja, pensar como um designer. Elas são utilizadas diariamente pelas mais diversas empresas dos mais variados setores.

Se você gostou da publicação de hoje, deixamos o convite para que continue acompanhando o nosso blog. E para saber como colocar a prototipação em prática no mercado alimentício, entre em contato conosco. Nós adoraríamos conversar e trocar experiências.

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