Aditivos em alimentos: usar ou não usar?

Aditivos em alimentos é um assunto que carrega muita polêmica. Mas afinal, o que são aditivos e quais são as suas funções?

Se você trabalha com desenvolvimento de alimentos, é provável que já se sentiu pressionado a diminuir ou talvez eliminar os aditivos dos seus produtos. Mas será que essa é uma decisão estratégica e inteligente?

A verdade é que, sem os aditivos, muitos dos alimentos que hoje nós consumimos não existiriam. Os aditivos permitem que os alimentos cheguem conservados até o seu lar. E não só isso! Ainda existem muitas outras funções!

É sobre isso que vamos conversar hoje, então prepare-se e boa leitura!

O que são aditivos alimentares?

aditivos alimentares
aditivos em alimentos
aditivos
alimentos

Aditivos alimentares são definidos pela ANVISA como:

[…] qualquer ingrediente adicionado intencionalmente aos alimentos, sem propósito de nutrir, com o objetivo de modificar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais, durante a fabricação, processamento, preparação, tratamento, embalagem, acondicionamento, armazenagem, transporte ou manipulação de um alimento.

Essa modificação busca melhorar as características do alimento, aumentar o seu tempo de prateleira e torná-los mais atraentes para você.

Por essa razão, o uso de aditivos alimentares é justificado pela ANVISA, visto que ele proporciona uma melhora de ordem tecnológica no produto, aumentando o seu valor e qualidade.

Quais são os tipos de aditivos em alimentos?

Quando falamos sobre aditivos em alimentos, é provável que a primeira coisa que você pense sejam corantes, mas você sabia que existem diversos tipos de aditivos alimentares? Veja só:

  1. Conservantes: ajudam a preservar a frescura dos alimentos, inibindo o crescimento de microrganismos como bactérias e fungos. Exemplos incluem sorbato de potássio e nitrito de sódio.
  2. Antioxidantes: evitam que os alimentos fiquem rançosos e descoloridos devido à oxidação. A vitamina C (ácido ascórbico) e o tocoferol (vitamina E) são exemplos.
  3. Estabilizantes: mantém a consistência dos alimentos, evitando a separação de ingredientes. A gelatina e a goma guar são estabilizantes comuns.
  4. Espessantes: aumentam a viscosidade dos alimentos, proporcionando uma textura mais densa. Um exemplo é o amido modificado.
  5. Emulsificantes: ajudam a misturar ingredientes que normalmente não se misturariam, como água e óleo. Lecitina de soja é um emulsificante conhecido.
  6. Corantes: como você já sabe, eles dão cor aos alimentos e e ajuda a torná-los visualmente atraentes. Eles podem ser naturais ou artificiais.
  7. Aromatizantes: conferem ou realçam o sabor e o aroma dos alimentos. Extratos naturais, como baunilha e menta, são exemplos.
  8. Realçadores de Sabor: ressalta ou realçam o sabor/aroma dos alimentos. O glutamato monossódico é um exemplo.
  9. Edulcorantes: substâncias diferente dos açúcares que adoçam alimentos. O aspartame e a sacarina são edulcorantes artificiais populares.
  10. Acidulantes: aumentam a acidez ou e conferem aos alimentos um sabor mais ácido. O ácido cítrico é um exemplo.
  11. Agentes de Massa: aumentam o volume ou a massa dos alimentos. A maltodextrina é um agente de carga comum.
  12. Agentes Antiespumantes: impedem a formação excessiva de espuma durante o processamento de alimentos. A sílica é um exemplo.

Vantagens do uso de aditivos

Os aditivos alimentares possuem várias vantagens, incluindo:

  1. Conservar a Frescura: ajudam a evitar que os alimentos estraguem rapidamente, prolongando sua vida útil e reduzindo o desperdício.
  2. Realçar o Sabor: dão um toque especial, realçando o sabor dos alimentos, como deixar um bolo mais doce ou uma sopa mais saborosa.
  3. Melhorar a Textura: deixam os alimentos mais suaves, cremosos ou crocantes, como a maciez da margarina ou a crocância de um biscoito.
  4. Manter a Cor: ajudam a preservar a cor natural dos alimentos, evitando que fiquem desbotados.
  5. Garantir a Segurança: combatem microrganismos que podem causar doenças, tornando os alimentos mais seguros para comer.
  6. Facilitar a Preparação: podem ser usados para evitar que óleos e líquidos se separem em molhos ou para evitar que o açúcar cristalize em doces.

Afinal, aditivos fazem mal à saúde?

Apesar das opiniões polarizadas sobre o uso de aditivos nos alimentos, todos eles passam por estudos toxicológicos para garantir a segurança de seu consumo.

De forma geral, os aditivos não fazem mal à saúde. Contudo, é muito importante estar atendo às exceções, visto que existem indivíduos mais suscetíveis a ter reações alérgicas, como são alguns raros casos de alergia a determinados tipos de corantes, como o tartrazina.

Por essas e outras razões, avaliar a necessidade, quantidade e quais são os aditivos permitidos pela legislação é uma tarefa que não pode ser negligenciada. Para isso, você pode consultar especialistas da área de Engenharia de Alimentos, que estão sempre atualizados sobre as normas vigentes, como o GEPEA!

Entenda o que a ANVISA diz sobre aditivos

Existem algumas normas previstas pela Anvisa e por órgãos importantes que são leituras obrigatórias para realizar o uso de aditivos em alimentos!

Alguns documentos importantes, são:

  1. RDC 778/2023: aqui é possível conferir as funções e condições de uso dos aditivos alimentares;
  2. Instrução Normativa 211/2023: assim como a RDC 778/2023, este documento também dita quais são os limites máximos e condições de uso dos aditivos.
  3. RDC 779/2023: e quando estamos falando sobre fermentos químicos, biológicos e nutrientes para levedura? Nesse caso, é a RDC 779/2023 que serve como guia, sendo ideal para quem deseja utilizar aditivos em produtos de panificação.

Ah, Anvisa disponibilizou dois painéis de consulta em seu portal. Assim, você fica por dentro de todas as informações importantes sobre o uso de aditivos nos alimentos!

Conclusão

Agora que você já sabe um pouco mais sobre aditivos em alimentos, já pode ficar mais tranquilo sobre seu consumo, não é mesmo?

Ah! E não se esqueça de ficar por dentro do que anda acontecendo no mundo do desenvolvimento de alimentos. Aqui no GEPEA, nós estamos sempre trazendo novas informações para te manter a par de tudo. Dê uma olhadinha em nossos últimos posts e aproveite!

Veja
Também

plugins premium WordPress