Case: Dom Amendoim – Croquinole

Os protagonistas dessa história de sucesso, Augusto e Débora, residentes da cidade de Jundiaí (SP), sonhavam em empreender e crescer na Área de Alimentos. Almejando conquistar seu espaço no mercado, decidiram investir no melhoramento de uma receita  de  biscoitos do tipo “Cookie” de amendoim, com a proposta de ser um produto saudável, produzido com poucos ingredientes, mas, ainda assim, com muito sabor! 

Sua formulação já estava praticamente pronta, no entanto, para que pudessem ser comercializados, seriam necessárias adaptações que os viabilizassem à produção em larga escala. Ademais, além do sabor tradicional, os empreendedores buscavam o desenvolvimento de três novos sabores: cacau, canela e café; para que compusessem uma linha de produtos variada e atrativa.

Assim, procurando consultorias que pudessem auxiliá-los no desenvolvimento da ideia, Débora e Augusto entraram em contato com o GEPEA e, desde o começo, o casal se surpreendeu com o nosso modo de trabalho. Não esperavam encontrar uma empresa com a cultura de realização de reports semanais e que prezasse tanto por um maior contato entre os clientes e a equipe responsável pela execução do projeto, como nós fazemos. Assim, acreditando no nosso potencial, fecharam o contrato.

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Desafios enfrentados

Desde o início do projeto, a equipe de execução estava ciente de que os cookies desenvolvidos deveriam ser similares aos da receita original, sendo feito o uso de poucos ingredientes — diferentemente dos cookies convencionais — e, ainda assim, deveriam apresentar um shelf-life vantajoso. Portanto, já previam dificuldades pelo caminho, porém, seguiram firmes e sempre motivados a encontrar as melhores soluções.

Um dos principais desafios encontrados foi o processo de modelagem dos cookies, que envolvia o uso de um equipamento específico capaz de se adequar às particularidades da massa. Além disso, outro ponto de dificuldade foi o desenvolvimento da formulação dos três novos sabores, com base na receita original, mas sem a utilização de aromatizantes, visando a proposta inicial de saudabilidade e uso de poucos ingredientes. Então, para que fossem atingidos os objetivos do projeto e sempre buscando atender às expectativas dos clientes, foram necessárias a realização de dezenas de testes e análises sensoriais de sabor, textura, aroma e cor.

Solução e Resultados 

Ao longo do projeto, a comunicação e o alinhamento de expectativas com os clientes foram fundamentais para o seu desenvolvimento. Como Débora e Augusto sempre demonstraram grande participação e ansiavam pelos melhores resultados, quaisquer empecilhos encontrados eram facilmente superados, possibilitando a entrega final de quatro formulações, deliciosas e saudáveis, dos cookies, com seus diferentes sabores e suas respectivas tabelas nutricionais, bem como as informações necessárias para a rotulagem. 

Além disso, foi entregue um estudo do processamento dos produtos, a listagem dos equipamentos necessários para a produção, o estudo de embalagem mais apropriada e a estimativa de vida de prateleira dos produtos, o que superou totalmente as expectativas dos clientes. Foi no momento em que colocaram as mãos nos resultados finais, a partir da parceria formada com o GEPEA, que perceberam que nenhum sonho é impossível: basta ter força de vontade e comprometimento para realizá-lo.

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