Indústria de alimentos no Brasil: principais desafios

O setor de produção de alimentos e bebidas é a maior indústria do Brasil. Sozinho, ele representa 10,6% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Além disso, o país ocupa atualmente o segundo lugar no ranking de exportação de alimentos industrializados.

No entanto, mesmo com todos estes dados positivos, o país ainda tem muito a investir e modernizar quando o assunto é indústria alimentícia. Seja no setor tecnológico, no posicionamento das organizações, na seleção de insumos ou na relação com o consumidor, ainda são muitos os obstáculos que precisam ser enfrentados pelas empresas do segmento que desejam se consolidar no mercado.

E conhecer estas barreiras é o primeiro passo rumo ao aperfeiçoamento e à criação de diferencial competitivo. Afinal, em um mercado altamente saturado, os negócios capazes de identificar e superar ameaças e adversidades são aqueles que saem na frente.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo especialmente para tratar deste assunto tão importante. Aqui, você vai conhecer alguns dos mais relevantes obstáculos para as empresas que competem neste nicho. Assim, poderá avaliar como eles impactam o seu negócio e desenvolver uma estratégia para aprimorar a sua atuação e se destacar da concorrência.

Continue com a gente nesta leitura e conheça os principais desafios para a indústria de alimentos no Brasil.

Garantia de procedência dos insumos e rastreabilidade na cadeia de distribuição

O Brasil é um país de dimensões continentais. Com isso, os processos de logística que sustentam toda a indústria de alimentos constituem por si só um verdadeiro desafio, sobretudo quando consideramos as características do transporte no território, que se dá predominantemente por meio da malha rodoviária.

Assim, o deslocamento dos insumos e das mercadorias fica submetido a uma série de riscos e contratempos, que prejudicam a linha de produção. Dos atrasos, ao custo elevado e aos riscos de contaminação, muitos são os empecilhos oriundos da cadeia de distribuição.

Neste contexto, o desenvolvimento e o emprego de soluções eficazes para assegurar a manutenção da qualidade dos produtos e a sua rastreabilidade durante o transporte é sem dúvidas um grande desafio. Embora já existam tecnologias para auxiliar neste quesito, a verdade é que as perdas geradas nesta etapa do processo produtivo são enormes.

De acordo com dados obtidos pela ONU, o desperdício durante o manuseio e o transporte dos insumos e produtos é alarmante. Confira os dados:

• Perdas durante a colheita: 10%;

• Perdas durante o transporte e armazenamento: 30%.

E este desperdício tem dois impactos muito importantes: social e financeiro. Para a sociedade, que ainda possui muitas pessoas lutando contra a miséria, esta perda de alimentos representa a perda de vidas. Para os empresários do setor, todo este desperdício se traduz em custos mais elevados e queda da rentabilidade.

Automação, IoT e Machine Learning na indústria de alimentos

Os avanços nas tecnologias de telecomunicações ao longo das últimas décadas não têm precedentes. A automação de equipamentos industriais, acompanhada da evolução da Internet das Coisas (IoT) abriu espaço para um paradigma digno de filme de ficção científica, trazendo à tona o Machine Learning.

As fábricas e linhas de produção, agora, além de poderem operar de forma quase autônoma, também conseguem analisar dados e aprender para aperfeiçoar os processos. No entanto, a indústria de alimentos do Brasil ainda tem muito a avançar neste campo.

Com a grande diversidade de nichos dentro desta indústria, cada um com suas especificidades técnicas e fabris, desenvolver e aplicar soluções inteligentes que se adequem a diferentes organizações é um grande desafio. Assim, os projetos tendem a ser desenvolvidos com uma das duas características: muito específico ou muito genérico.

Isso faz com que as empresas precisem investir em soluções desenvolvidas sob medida ou em equipamentos e sistemas que não são capazes de atender integralmente às suas necessidades, e muitas vezes tornam-se subutilizados. Desta maneira, o custo de implementação destas tecnologias modernas ainda pode ser extremamente elevado em alguns casos, o que diminui o acesso a estes recursos e atrasa o desenvolvimento da indústria no país.

Comportamento do consumidor: valorização da responsabilidade e transparência

O comportamento do consumidor vem se transformando radicalmente. O público apresenta uma preocupação cada vez maior com a procedência dos alimentos que utiliza. E com a abundante oferta de informação, divulgar valores organizacionais éticos e sólidos já não é mais suficiente. A indústria alimentícia que deseja não só sobreviver, mas prosperar, precisa levá-los muito além das promessas de marketing e fazer deles verdadeiros balizadores da conduta institucional.

E quando o assunto é responsabilidade e transparência, os desafios decorrem da alta complexidade da estrutura de uma empresa do setor. Muitos são os fatores que precisam ser constantemente vigiados pelas organizações a fim de garantir que sua atuação não tenha impactos negativos. Por exemplo:

  • Medidas para a promoção da segurança dos alimentos;
  • Procedência dos insumos, em termos de sua qualidade e da regularidade da mão de obra que a produziu;
  • Emprego de ações sustentáveis e manejo do impacto socioambiental das plantas industriais;
  • Gestão de resíduos e contaminantes;
  • Favorecimento da seleção de fornecedores engajados com as mesmas causas;
  • Respeito às legislações sanitárias e trabalhistas.

Alcançar estas e outras metas enquanto se mantém o padrão dos produtos e a rentabilidade da empresa é uma tarefa que exige dedicação e interesse genuínos. No entanto, o impacto positivo destas ações garante excelentes resultados para as organizações.

Assim, implementar condutas que alinham a empresa com as necessidades socioambientais do país e com as expectativas do consumidor é mais um dos desafios que a indústria alimentícia brasileira tem à sua frente.

Como superar estes desafios da indústria de alimentos

Você já sabe que ao mesmo tempo em que estes desafios representam mais trabalho, eles também são oportunidades. E agora que você já os conhece, é muito mais fácil visualizar como cada um deles se expressa na rotina operacional do seu negócio. Assim, você já pode ir um passo além e trabalhar no desenvolvimento de soluções que vão ajudar a colocar sua empresa à frente da concorrência.

Neste contexto, a melhor maneira de fazer isso é investindo em tecnologias e conhecimentos que auxiliem a transformação da sua indústria. Entre em contato conosco e descubra como nossa equipe de engenharia de alimentos pode te ajudar!

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