Indústria de Alimentos: como obter sucesso neste mercado

A indústria de alimentos se tornou um negócio viável para os empreendedores. Depois de um crescimento de mais de R$ 614 bilhões (em 2016) o setor segue com altos índices de faturamento.

Esses são alguns dos dados que despertam o interesse de quem deseja investir na construção do próprio negócio.

Mas, vale lembrar que fazer parte da indústria alimentícia requer certos cuidados que não estão presentes em outros setores de atuação.

Pensando nisso, desenvolvemos este artigo para tratar de quais são essas questões e como obter sucesso com uma indústria de alimentos. Vamos começar, então?

Veja também mais sobre “Comida PET: o que você precisa saber para começar produzir“.

Elabore o planejamento estratégico

O planejamento estratégico é o passo número 1# no desenvolvimento de uma empresa. Nessa etapa você tomará decisões, como:

  • Quais serão os produtos vendidos;
  • Qual é a sua persona e quem é o seu público-alvo;
  • Quais serão as estratégias operacionais da empresa;
  • Quais são os objetivos de curto, médio e longo prazo.

A elaboração do planejamento funciona como a criação de uma planta baixa para um projeto de arquitetura.

Você já tem uma vontade: fazer parte da indústria de alimentos, chegou a hora de elaborar a planta e descobrir como esse projeto será construído.

Conheça o mercado

Se estamos falando de uma construção, então é bom conhecermos o terreno.

Ainda na linguagem da arquitetura, um projeto construído na praia será completamente diferente de um projeto construído no campo, e os dois não serão nada parecidos com um projeto construído em uma grande capital.

Assim é a formação de uma empresa na indústria de alimentos. Você precisa conhecer bem quem são os outros players do seu mercado.

Qual é a dinâmica, o que está em jogo e quais são os números da indústria alimentícia na cidade onde você deseja começar suas operações.

Ao conhecer o mercado você também será capaz de encontrar oportunidades. Portanto, ao elaborar a sua pesquisa sobre o mercado tenha sempre algumas perguntas em mente:

  • Como está a situação do mercado (em números) na área em que você deseja começar?
  • Qual é o investimento inicial mínimo para começar competitivamente? 
  • O que você pode trazer de diferente para este mercado?

Com essas três perguntas você será capaz de começar uma boa pesquisa de mercado.

Antes de passarmos para o próximo item, convém dar uma dica extra: não tente reinventar a roda. É importante que a sua empresa traga algo novo para o jogo, mas essa novidade não pode ser absolutamente impossível de assimilar, ou fora de contexto.

Permita-se quebrar barreiras, mas tome cuidado para não perder a conexão com o público. Isto é especialmente importante quando falamos da indústria alimentícia.

Muitas vezes, as pessoas só querem produtos de qualidade e serviços confiáveis, ou seja, fazer o básico já poderá ser bom o bastante.

Familiarize-se com todas as normas sanitárias

Dica simples e direta: as normas sanitárias são o calcanhar de Aquiles de muitas empresas iniciantes na indústria de alimentos. Não há desculpas para ignorá-las. Ou melhor, fechar os olhos para elas significa colocar a sua empresa em risco.

É simples assim, se você não seguir as normas sanitárias a sua empresa estará constantemente sob o risco de sair do mercado. Pois as multas serão pesadas.

Além delas, os clientes podem ficar sabendo que a sua empresa não segue as normas e então o marketing negativo será implacável.

Conheça todas as normas e siga todas as normas. Não há meio termos aqui.

Aprenda como controlar as finanças

A indústria alimentícia gerou mais de R$ 614 bilhões em 2016, números similares em 2017, 2018 e 2019. Todo esse dinheiro foi dividido entre diversos subsetores que estavam ao redor, entre eles os inúmeros escritórios de contabilidade.

O que é justo, afinal, são profissionais que prestam um serviço sério. Contudo, como a sua empresa está começando, é importante que você tenha controle e conhecimentos das finanças.

Só assim você terá condições de:

  • Coordenar investimentos;
  • Tomar decisões assertivas sobre mudanças de paradigmas na empresa;
  • Garantir que a saúde financeira da empresa esteja em dia;
  • Prever quedas e tomar decisões conscientes sobre elas;
  • Prever ganhos e saber como alocar essa nova verba..

Essa dica é tão simples quanto a anterior. Ao iniciar uma empresa, ainda mais inserida na indústria de alimentos, você precisa ter conhecimentos de finanças.

Se esse não é o seu caso, há diversos cursos online que podem reparar essa situação. Escolha um que melhor se encaixa nas suas necessidades e continue aprendendo.

Aproveite para saber mais sobre mitos e verdades a respeito dos alimentos transgênicos.

Invista em aprender, mais do que em ensinar

Empresas iniciantes cometem, em média, os mesmos três erros:

 

  • Acreditam que vão mudar o mundo;
  • Acham que apenas a energia é capaz de resolver os problemas do mercado;
  • Acreditam que já sabem de tudo.

 

Normalmente uma empresa nova chega em um determinado mercado negligenciando todas as regras existentes. Fazendo tudo com muitas energia e motivação – sem deliberação – e aprendendo muito pouco enquanto progridem.

São três erros clássicos e até catastróficos. Muito mais prudente seria:

  • Entender quais são as leis que podem ser mudadas, e quais as normas que possuem uma boa razão de existir;
  • Analisar os passos, progredir com coragem, mas não substituir uma deliberação inteligente por uma pressa impensada;
  • Aprender e aprender sempre mais.

Esse é o segredo das grandes empresas, elas quebram barreiras, mas só o fazem por que são humildes em seu aprendizado. Assim é na tecnologia, assim é no varejo, no universo da moda e também é assim na indústria de alimentos.

Leia em seguida “Shelf life: 6 fatores que influenciam a validade do seu produto“.

Palavras finais sobre como crescer na indústria de alimentos

Se você chegou até aqui é por que tem vontade de abrir a sua própria empresa na indústria de alimentos, o que é fantástico. Desejamos toda a sorte do mundo nessa sua empreitada.

O nosso desejo é que o empreendedorismo no Brasil seja cada vez melhor. E para isso acreditamos na força das parcerias sinceras.

Então, quer saber mais sobre como conquistar sucesso na indústria de alimentos? Entre em contato conosco, vamos adorar conversar contigo e trocar experiências.

Veja
Também

plugins premium WordPress