O que é consultoria e como ela pode aumentar seu faturamento

Você sabe, afinal, o que é uma consultoria?

Toda empresa passa por dificuldades. Por mais que, no início, tudo caminhe bem, e que você esteja conseguindo levar os negócios com relativa estabilidade, em algum momento, a coisa vai mudar de ritmo, vai surgir um contratempo, uma dúvida, alguma situação nova que será um desafio para o empreendedor.

Isso não é apenas exclusividade de novos empresários. Mesmo as pessoas mais experientes no ramo industrial se encontram, às vezes, em situações das quais não conseguem sair sozinhas.

É aí que entra a consultoria.

A consultoria nada mais é do que um serviço, um processo que se realiza através de um consultor que pode ser externo ou interno – e a empresa que o contratou.

No decorrer desse serviço prestado, o consultor tem como objetivo auxiliar os colaboradores da empresa nas tomadas de decisões necessárias, sem interferir diretamente na situação.

Isso significa, basicamente, que o consultor busca fazer com que esses colaboradores, sejam eles executivos ou auxiliares, encontrem o melhor caminho para alcançarem suas metas e seus objetivos dentro da indústria.

Para saber mais como esse serviço se dá nas empresas, continue lendo este artigo.

Assim, você estará ciente de quais benefícios poderá obter com esse investimento e quais passos devem ser seguidos, além de ter mais segurança para poder escolher quem fará essa parceria com sua indústria.

Como funciona uma consultoria?

A consultoria pode envolver diversos focos de abrangência, principalmente em uma indústria de alimentos, onde as opções são vastas.

Pesquisa e desenvolvimento, treinamentos, layout de fábrica, melhoria de produtos, responsabilidade técnica e controle de qualidade e segurança são alguns dos quais podemos citar.

A consultoria alimentar é um tipo de atividade em que o profissional técnico presta serviços a empresas de alimentação. Este pode ser um estabelecimento menor, como restaurantes, bares e buffets, ou também de maior porte, como as próprias indústrias.

Seguindo essa ideia, podemos dividir o que é consultoria em duas diferentes especificações:

Consultoria em gestão – Atua majoritariamente com empresas de grande porte e trabalhando na otimização de diversos processos internos.

Consultoria técnica – Atua na prestação de soluções para pessoas físicas até empresas de grande porte, auxiliando o cliente em aspectos técnicos, no desenvolvimento de novos produtos e na otimização de produtos e processos já existentes.

Vamos analisar então quais as etapas que compõem esse processo para que você entenda melhor o que é consultoria.

  1. Diagnóstico

Antes de elaborar um planejamento de melhorias, é preciso identificar quais são os problemas e onde eles estão.

Esse diagnóstico deve ser feito com base na área específica solicitada pelo cliente. Isso, é claro, também envolve dar atenção à todos os processos que vão influenciar o sucesso da implantação do objetivo buscado pela consultoria.

  1. Proposta comercial

Na etapa de proposta comercial, já tendo em mãos o diagnóstico do que será preciso fazer e de toda a validação e construção para a solução pretendida, é preciso pensar nas etapas que se darão a seguir no projeto.

Isso quer dizer pensar nos objetivos que serão conquistados ao longo do projeto, além de prazos e investimentos necessários para que ele se realize.

Por fim, é elaborada também uma previsão de valores que o projeto trará para o cliente a curto, médio e longo prazo.

  1. Proposta de serviço e contrato

A proposta deve conter detalhes, garantias, intervenções e condições de trabalho que envolvam o processo de mudanças sugerido pela consultoria.

Depois de tudo devidamente acordado, é elaborado um contrato formal de prestação de serviço, incluindo todas as cláusulas que vão assegurar essa relação de trabalho.

  1. Execução e monitoramento

Colocando tudo o que estava no papel em prática, tanto empresário como consultoria precisam andar juntos, pois, quando a consultoria for finalizada, o empresário deverá tomar as rédeas da situação. 

O monitoramento acontece após a execução do plano, através de auditorias que têm a finalidade de verificar se tudo continua andando da forma esperada, assegurando uma avaliação transparente e confiável.

Benefícios de entender o que é consultoria e aplicá-la na sua empresa

Algumas vantagens básicas que sua empresa ganha ao entender o que é consultoria e ao adotar seu processo de aplicação são:

  • Adquire vantagem competitiva.
  • Elimina pontos fracos e que passam despercebidos nos processos.
  • Auxilia no exercício da tomada de decisões, que é tão importante.
  • Reduz custos e riscos.
  • Aumenta o processo de produtividade do seu negócio.
  • Fideliza clientes.
  • Melhora o desempenho e a lucratividade.

Na indústria alimentícia, saber sobre o que é consultoria tem um benefício ainda mais importante: evitar desperdícios, pois as matérias-primas não são duráveis. Isso significa que a consultoria pode ajudar a melhorar as técnicas de armazenamento, transporte e manuseio, que devem ser precisas para evitar a perda desses produtos.

Pense, por exemplo, no armazenamento.

Se você trabalha com matérias-primas de origem animal, como carnes, ovos, caça, pescado, mel e derivados destes, precisa saber que o armazenamento é um setor que deve receber muita atenção.

Isso porque, de forma geral, esses alimentos concentram alto percentual de água, o que favorece a proliferação de micro-organismos.

Esses micro-organismos podem ser prejudiciais à saúde de quem os consome. Imagine seu produto ir para consumo nessas condições? As consequências sem dúvidas seriam desastrosas.

Isso sem falar que esse tipo de contaminação pode causar a deterioração dessa matéria-prima em um período muito mais rápido que o normal, o que consequentemente pode provocar uma perda desses produtos para sua indústria, gerando um prejuízo que poderia ser evitado com um cuidado prévio maior.

O transporte também é muito importante. Vamos considerar, por exemplo, que você tem uma fábrica que produz suco. Para isso, sua matéria-prima principal serão as frutas, certo?

As frutas são muito frágeis e precisam ser transportadas e manuseadas com cuidado para não serem danificadas. Tudo pensando na higiene e segurança do produto final.

Pode parecer que não, mas observar esses detalhes não é tarefa fácil e exige um olhar atento para possíveis erros e problemas durante a produção.

A função da consultoria é justamente oferecer para a empresa esse olhar, promovendo a melhoria da qualidade da sua produção.

E agora? Entendeu melhor o que é consultoria? Quer aplicar esse serviço na sua empresa, mas ainda tem dúvidas sobre como fazer isso? Conheça nossos serviços!

Veja
Também

plugins premium WordPress