O que é design thinking e o que ele pode fazer pelo seu produto?

Você alguma vez já ouviu falar sobre o que é design thinking?

Na última década, pudemos assistir às constantes evoluções tecnológicas e à globalização da economia, que possibilitaram o surgimento de inúmeros produtos e serviços com características, funcionalidades e preços similares. 

Diante de tantas opções, o consumidor sente cada vez mais dificuldade para escolher aquela que melhor atenda às suas necessidades e expectativas.

Considerando tudo isso, bons produtos e serviços já não são os únicos pré-requisitos para o sucesso de uma empresa. 

Diferenciação e inovação são itens que as pessoas procuram, juntamente com interação e usabilidade simples, prazerosa, que fazem com que os consumidores se sintam especiais ao consumi-las.

Parece difícil, não? Pois é, o mercado está cada vez mais exigente e atingir o sucesso se tornou um objetivo ainda mais complexo.

Considerando qualquer um dos setores do mercado, podemos dizer que uma empresa precisa criar modelos inovadores que se diferenciem da concorrência, gerando um verdadeiro laço emocional que faz com que esse cliente se torne fidelizado. 

O design thinking, nesse aspecto, pode ser uma das ferramentas mais úteis para conquistar clientes

Neste artigo, você vai entender melhor o que é design thinking e como ele pode contribuir para consolidar seu produto no mercado.

Veja a seguir!

O que é design thinking?

Vamos começar entendendo melhor o que é design thinking

Essa estratégia é uma abordagem desenvolvida para solucionar problemas de forma a desenvolver a coletividade, colocando o design em um patamar além da técnica. 

Seu objetivo é colocar todas as pessoas envolvidas no centro do desenvolvimento de um produto ou serviço, e não apenas o consumidor final, criando uma sintonia maior no conceito e na aplicação deste produto.

Na aplicação dessa ferramenta, as pessoas é que são o centro do processo e o objetivo é melhorar suas vidas, atendendo às suas necessidades ou desejos.

Essa premissa é possível através de um tipo de mapeamento que deve trazer informações sobre experiências culturais, visão de mundo e problemas reais, além da compreensão de sua jornada e das soluções possíveis para os seus anseios.

É um verdadeiro trabalho conjunto que envolve um exercício de empatia entre todos que estiverem envolvidos no projeto para que se alcance um resultado harmônico e atrativo.

O design thinking perpassa inclusive o universo de empresas, pois muitas pessoas até utilizam parte dessa estratégia em sua rotina, mesmo sem saber!

Pedir a opinião de um colega, esboçar ideias antes de torná-las um projeto concreto ou cruzar informações com a equipe para gerar um resultado são algumas das ações que batem com esse conceito.

Etapas do design thinking

Para entender mais a fundo o que é design thinking, é preciso saber que esse é um processo metodológico e que, portanto, é composto por etapas.

Essas etapas auxiliam no objetivo de buscar soluções e melhorar o relacionamento dos integrantes do processo, sejam eles de quais setores forem. 

Vamos ver, a seguir, quais etapas são essas:

Imersão

Primeiramente, os envolvidos no projeto devem mergulhar profundamente no assunto, pesquisar e ir atrás do maior número possível de informações. 

Essa é a hora de entender as necessidades do consumidor que podem ser transformadas em oportunidades

Aqui, é preciso da já citada empatia, ou seja, pensar nas pessoas como seres que têm percepções, gostos e sentimentos, e não como consumidores.

É essencial pensar no que elas, de fato, precisam e procurar entender suas experiências, comportamentos e decisões dentro do ambiente social. 

Quanto mais conhecimento os participantes tiverem, mais profundamente vão conseguir entender o assunto questionado e ainda mais inovadoras serão as observações e respostas para os vários aspectos que dizem respeito ao consumidor como pessoa.

Análise

É neste momento que são analisados todos os dados coletados a respeito do problema. O objetivo é visualizar e identificar padrões existentes para a criação do projeto. 

O ideal é compilar este aprendizado em ideias, conexões e padrões. Assim, é definido o desafio real que a empresa está enfrentando e, com isso, as possíveis soluções.

Criação

É importante que, nesta etapa, o público-alvo já esteja bem definido. 

Tomando como base as conclusões obtidas na fase de imersão, é realizado o que chamamos de brainstorming, para encontrar ideias e ações que auxiliem na resolução do problema.

Protótipo

Este é o momento em que as melhores ideias que foram construídas nas etapas anteriores tomam uma forma mais definida e partem para a prática. 

É comum que os gestores busquem a opinião de consumidores nessa fase.

Aplicação

Enfim a última etapa. Após os testes com o protótipo terem um resultado positivo, o produto ou serviço já pode ser lançado no mercado.

Se todas as etapas tiverem sido seguidas de forma correta, o risco de fracasso será bem reduzido e a aceitação do produto ou serviço oferecido, e também da própria marca associada a ele, será bem maior.

Como o design thinking pode melhorar seu produto?

Agora que você já sabe o que é design thinking, essa é a pergunta que vem à mente, sem dúvida!

Como isso vai efetivamente impactar na recepção do seu produto no mercado e que vantagens vai trazer para sua produção? 

Veja só:

Ótimo custo-benefício

Essa ferramenta, de forma geral, pode ser considerada bem mais vantajosa que outras em termos financeiros. Isso porque tem um baixo custo se fizermos uma comparação com outros investimentos nesse sentido.

O desafio é promover a mudança dentro da empresa, incentivando a cultura organizacional como um todo para que sejam adotadas práticas que promovam bons resultados.

Isso, claro, é um trabalho que deve ser aprimorado aos poucos.

Resolução de problemas

O processo metodológico utiliza diferentes etapas mentais para encontrar uma solução para os problemas. 

Ele é baseado no estímulo de ideias diferentes para que depois a equipe alcance um resultado satisfatório através de comparações, testes e troca de ideias.

Estímulo à criatividade

A criatividade precisa ser trabalhada e estimulada diariamente a fim de que as soluções para problemas sejam encontradas mais rapidamente. 

Esse processo do design thinking é um grande aliado nessa fase e, muitas vezes, pode gerar propostas mais eficazes do que por meio de padrões considerados tradicionais na resolução de problemas.

Promove a empatia entre funcionários

O design thinking favorece, sem dúvida, o desenvolvimento de um novo olhar sobre as situações. 

Isso, automaticamente, faz com que haja uma aproximação entre funcionários, que passam a entender melhor uns aos outros e a participar de outras realidades, gerando um sentimento de empatia entre a equipe que auxilia muito no alcance de bons resultados.

Gostou de saber mais sobre o que é design thinking? Confira também nosso artigo sobre como melhorar seu produto através da embalagem.

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