Serviços de Alimentação: boas práticas para restaurantes, lanchonetes e outros

Fazer parte dos serviços de alimentação é muita responsabilidade para qualquer pessoa que deseja empreender.

São diversos cuidados e leis que precisam ser seguidos, muitas questões dentro da gestão empresarial, e além de tudo também será necessário lidar com o fator humano frente a frente. Quer ver só?

Muitas pessoas compram uma roupa, ou um aparelho eletrônico, e mesmo que não gostem totalmente da experiência, se conformam com os defeitinhos e usam o produto do mesmo modo.

Por outro lado, uma pessoa jamais irá consumir um alimento que não gosta, ou que considera de má qualidade.

E tem mais, esse cliente insatisfeito fará uma reclamação, e muitas vezes essa reclamação é pública. Seja na página do estabelecimento, ou no serviço do aplicativo.

Portanto, estar dentro dos serviços de alimentação é tarefa para quem tem comprometimento máximo com a experiência do cliente e sabe o tamanho dos desafios que está enfrentando.

Hoje nós trouxemos uma série de dicas práticas para quem deseja empreender no ramo de serviços de alimentação. Aproveite a leitura!

Quer fazer parte dos serviços de alimentação? Comece pela higiene

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) elaborou um ótimo documento que tem o nome de “Cartilha sobre Boas Práticas para Serviços de Alimentação” e das 44 páginas do documento, ao menos 30 falam sobre a higiene, e não seria por menos.

Esse é um fator inquestionável, inegociável dentro do ramo de serviços de alimentação, fator número 1 para a segurança alimentar. O seu estabelecimento precisa ser limpo, ponto final. Assim como também as cozinhas, o armazenamento, os uniformes, etc.

Enfim, todos os processos e todas as pessoas que tiverem qualquer contato, por menor que seja, com os alimentos, precisa estar com a higienização em dia.

A higienização combate as bactérias, evita contaminações nos alimentos, garante a qualidade dos produtos e livra o seu estabelecimento das pesadas multas e ainda mantém o controle de qualidade em dia.

Quer saber em detalhes sobre como são os processos de higienização? A dica está em conversar com uma consultoria de alimentos, ou seja, conosco. Falaremos disso ainda neste artigo.

Faça a limpeza regular da caixa d’água

Essa dica também serve para as nossas casas, mas ela toma proporções ainda mais intensas quando estamos nos referindo aos estabelecimentos que prestam serviços de alimentação.

Se você tem um restaurante, um bar, uma lanchonete, uma padaria, enfim, um local em que as pessoas vão em busca de alimento (ou, nos casos recentes, fazem pedidos em casa). É primordial que a água disponível no seu local seja da melhor qualidade possível.

Isso envolve limpar a caixa d’água regularmente. O manual da Anvisa indica fazer uma limpeza de 6 em 6 meses, mas a dica é garantir verificações regulares das instalações.

Tome nota: uma multa será muito mais pesada do que o serviço da limpeza.

Os passos para a limpeza são simples, adaptamos eles diretamente do manual, veja:

  • Feche o registro geral e esvazie completamente a caixa d´água;
  • Com ela seca (completamente seca), feche a saída de água;
  • Lave bem as paredes e o fundo da caixa d’água com sabão. Use panos, vassouras e rodos, mas garanta que esses utensílios estejam novos e sejam dedicados somente à caixa;
  • Abra novamente a saída de água e enxague com água corrente até que todo o sabão vá embora;
  • Repita o processo até garantir que a caixa d’água esteja livre de limos e manchas escuras;
  • Para finalizar, prepare uma solução de 1 litro de água sanitária para cada 5 litros de água comum. Essa solução (de 6 litros no total) será o bastante para limpar uma caixa d’água de 1.000 litros. Use panos e vassouras e limpe as paredes e o chão novamente, desta vez com a mistura indicada;
  • Faça dois enxágues, para garantir que o produto tenha saído completamente do interior.

Pronto, tudo limpo e o seu estabelecimento terá água de qualidade para todos os processos e os preparos.

Acerte o descarte do lixo

Dica simples e rápida sobre o que fazer com o descarte do lixo.

Vamos lá, o lixo produzido por um estabelecimento de serviços de alimentação terá uma importância muito grande para o item número 1 deste artigo (a higiene). Como proceder com esse descarte?

  • Compre lixeiras que sejam abertas com pedais e tenham boa vedação na tampa;
  • Retire o lixo diariamente da área de preparos de alimentos, sempre em sacos de lixo fechados;
  • Garanta que o lixo fique em um local isolado, livre do ataque de pragas urbanas, até que a companhia responsável pelo recolhimento passe.

Dica de ouro: o lixo não pode ficar exposto, em nenhuma situação, em nenhum local, em momento algum. Ele apenas não pode. Pois assim atrairia a atenção de pragas, além de causar uma imagem ruim e até espalhar um cheiro desagradável.

Como uma consultoria de alimentos pode ajudar a sua empresa de serviços de alimentação?

Nós temos certeza que você já tem ótimas ideias para fazer parte do ramo de serviços de alimentação. Por outro lado, uma consultoria irá lhe auxiliar em:

  • Diferenciar o seu produto;
  • Inserir a sua empresa no mercado, tomando as decisões certas desde o primeiro dia;
  • Expandir e escalar a linha de produção, para aquelas empresas que desejam crescer ainda mais;
  • Cuidar do posicionamento estratégico do seu estabelecimento;
  • Garantir que todos os produtos estejam dentro das normas de vigilância;
  • Atualizar a sua empresa sobre os lançamentos do mercado e as tendências;
  • Atualizar o seu estabelecimento sobre as principais mudanças na legislação.

Enfim, são diversas soluções trazidas por uma boa consultoria.

Tenho um estabelecimento pequeno, será que a consultoria é para mim?

Essa pergunta surge muito em diversas conversas, então é prudente tirarmos essa dúvida agora mesmo.

Até os menores estabelecimentos merecem uma consultoria. Temos certeza que há muitos caminhos dentro da sua fatia de mercado dos serviços de alimentação que podem ser melhor exploradas, e uma consultoria alimentar abre os olhos para esses caminhos.

Aproveite para ler em seguida o nosso texto “Indústria de Alimentos: como obter sucesso neste mercado“.

Esperamos que o artigo de hoje tenha mostrado boas dicas para você que faz, ou quer fazer parte, do mercado de serviços de alimentação.

Quer saber mais sobre serviços de alimentação? Ficou com dúvidas ou gostaria de obter mais informações? Entre em contato conosco agora mesmo! Estamos disponíveis para conversar e trocar experiências.

Veja
Também

plugins premium WordPress