Você com certeza já ouviu falar dos gostos básicos do paladar humano, como o ácido, doce, amargo e salgado. Afinal, eles estão presentes em todos os alimentos que consumimos. Mas e o umami? Onde entra nesse história?
Na verdade, os gostos básicos do paladar humano não são quatro, mas cinco, em que o quinto é este ao qual nos referimos!
Por isso, o GEPEA te explica do que se trata o umami, onde ele é encontrado e como ele pode aprimorar seu produto.
Boa leitura!
O que é o umami?
Umami é o quinto gosto do paladar humano, e sua definição significa “delicioso” ou “saboroso”, a partir do japonês. Diferente dos gostos ácido, doce, amargo e salgado, não percebemos o umami tão facilmente, mas notamos sua intensidade em alimentos como aspargos, tomates, queijos e carnes.
Se o gosto umami não é tão predominante, como o descobriram?
No início do século XX, o professor japonês Dr. Kikunae Ikeda notou um gosto comum, mas peculiar, nos alimentos citados anteriormente. Esse gosto era ainda mais forte no caldo dashi, cuja composição leva alga marinha seca (kombu), peixe e cogumelos shitake.
Após estudos precisos e pesquisas científicas, o professor constatou a presença de cristais de glutamato livre na alga, seguido da descoberta do nucleotídeo inosinato e do nucleotídeo guanilato em outros alimentos por seus sucessores.
Atualmente, sabe-se que o principal precursor do gosto umami é o glutamato, visto na forma industrializada de glutamato monossódico. Ele pode ser obtido pela fermentação da cana-de-açúcar, por exemplo.
Como aplicar o gosto umami no seu produto
Como você deve ter notado, o gosto umami é um aliado ao realçar o sabor dos alimentos, sem trazer prejuízos ou sabores residuais.
Diferente do sal comumente utilizado no preparo dos alimentos, as substâncias precursoras do umami, como o glutamato monossódico, têm teor de sódio menor. Desse modo, substituir uma quantidade estratégica de sal pelo glutamato é uma boa alternativa para evitar o alto teor de sódio no seu produto.
Conclusão
Agora que você já sabe o que é o quinto gosto do paladar humano e como ele pode ser útil, chegou a hora de aplicá-lo no seu produto!
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