Produto Alimentício: como inovar nesta indústria

Os consumidores orientam as escolhas da indústria de alimentos e bebidas. Cada vez mais conscientes da sua força para com um produto alimentício, esses clientes priorizam a transparência, a confiabilidade e as inovações nos processos.

Portanto, falar sobre inovação do produto alimentício é o mesmo que discutir formas de manter a sua empresa relevante no mercado.

Afinal, se os clientes desejam novos produtos sendo desenvolvidos, irão procurar as empresas que aceitarem essa demanda e fizerem frente ao desafio.

Hoje nós vamos falar sobre inovação, sem tirar os olhos da transparência e da confiabilidade, mais dois pilares da relação com os clientes. Então, fique confortável e aproveite a leitura!

Produtos alimentícios: o que é inovar de verdade?

A inovação é fundamental para qualquer empresa. No setor alimentício isso também segue a mesma regra.

Por exemplo: cada vez mais consumidores querem novos produtos, sabores, opções nutritivas e seguras. Daí nasce um processo de inovação que envolve todos os campos, desde a consultoria, até o setor de ciência de alimentos.

Tem mais: uma inovação acontece apenas quando a regulação sanitária está sendo seguida. Pois esse setor é responsável por padronizar a qualidade e a segurança dos novos produtos.

Então, um processo de inovação na indústria de alimentos precisa obedecer fluxos de registro e demais questões legais. Daí a presença importante de uma consultoria.

Nossa pesquisa identificou diversas tendências-chaves para o consumidor, entre elas as mais importantes foram:

  • Confiança;
  • Inovação;
  • Diminuição do atrito com a marca;
  • Sustentabilidade;
  • Opções de alimentação saudável.

Vamos falar sobre estes 5 pontos e mostraremos como todos eles estão amarrados com a inovação do produto alimentício. Continue acompanhando.

Aproveite para ler também o nosso texto “Lei de Doação de Alimentos: entenda o que mudou“.

Conquistar a confiança: esse é o primeiro passo para a inovação

Inovar não é apenas lançar novos produtos, sabores ou investir em uma embalagem incrível. Uma inovação, para ter impacto, precisa resolver problemas reais.

Veja: falta de confiança dos consumidores em relação aos fabricantes e aos produtos deixou esse público vacinado contra lançamentos “mágicos”. Hoje, um cliente exige completa e total transparência das empresas envolvidas na indústria de alimentos.

Essa desconfiança pressiona as empresas a fornecerem divulgações completas detalhadas dos seus processos. É comum hoje ver uma embalagem que informe como, onde, quando e quem foi responsável pela fabricação do alimento.

Informações assim oferecem segurança aos clientes. E ele irá retribuir o esforço dedicando confiança ao produtor. Então, se você quer inovar anote a primeira meta: investir em estratégias para conquistar a confiança.

Inovar: Chegou o momento de lançar novos produtos no mercado

A exigência do consumidor também faz com que ele busque por produtos práticos, saudáveis e com grande valor agregado.

Olhando para essas necessidades, a indústria de alimentos investe em tecnologias: começam com os ingredientes, os aditivos, os aromas, e passam para os equipamentos e os processos de qualidade.

Aqui estamos falando da inovação interna, aquela que só pode ser sentida pelos clientes. Mas também é dever da inovação cuidar dos aspectos de segurança.

Então, convém desenvolver e apresentar, como exemplos de inovação dentro da área de segurança:

  • Ensaios nutricionais;
  • Fisiológicos;
  • Toxicológicos;
  • Bioquímicos;
  • Epidemiológicos;
  • Clínicos;
  • Evidências de uso na literatura científica;
  • Atestados de órgãos internacionais de saúde;
  • Padrões da legislação internacionalmente reconhecida.

Perceba como inovar é muito mais do que uma palavra. É uma etapa de desenvolvimento e uma cultura. Empresas inovadoras foram inovadoras ontem e também serão amanhã. Faz parte da cultura e da política interna.

Inovação na ciência da indústria de produto alimentício

Essa revolução tecnológica atual faz as empresas desenvolverem soluções para substituir os processos convencionais. Nesse cenário, as principais inovações ligadas ao mercado de alimentos estão nas áreas de insumos, biotecnologia, bens de capital e embalagens.

O Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), de 2010, mostrou que o Brasil investiu R$ 24,2 bilhões na área de Pesquisa & Desenvolvimento no setor de alimentação.

Esse desenvolvimento encontra saída em todos os segmentos da indústria alimentícia. Pois, praticamente todos os setores se unem para desenvolver novos produtos, insumos, embalagens e processos de fabricação.

Veja, por exemplo, a produção agrícola que tem um crescimento previsto de 60% maior nos próximos anos.

Como a sociedade impulsiona o desenvolvimento de novos processos?

É preciso lembrar que uma indústria de produto alimentício não existe no vácuo. Ela faz parte de uma sociedade que pode se desenvolver para caminhos não previstos pelo mercado.

Sabendo que um dos elementos mais importantes numa produção é a água. É evidente que o consumo de água vá crescer 40%, segundo dados da Organização das Nações Unidas.

Esse consumo exigirá novas estratégias de todas as fábricas. Uma linha produtiva terá sucesso apenas por meio de inovações, que aumentem a eficiência no uso dos recursos.

O produto alimentício é apenas o resultado do desenvolvimento

O consumidor que adquire um alimento sabe do impacto das suas escolhas. Se antigamente ele se apresentava “desligado” e desejava apenas sabores. Hoje esse cliente quer muito mais.

Portanto, o desafio movimenta pesquisadores e empreendedores de todo o mundo. Existe até mesmo a Thought for Food Challenge: uma competição global de startups, que reúne mais de 800 competidores de 160 países.

E quanto a indústria brasileira?

A indústria de alimentos brasileira é responsável por 15% do faturamento do setor industrial e emprega cerca de 1 milhão de pessoas. Ela prioriza investir em tendências internacionais, sobretudo na área de produção.

Isso faz com que as nossas fábricas precisem caminhar mais para desenvolver trajetórias consistentes em inovação.

Alguns bons passos seriam investir em pesquisas com o objetivo de criar novos produtos de maior valor, usando como base os sucessos das empresas de alimentos saudáveis, ou as de preparo rápido.

Quais são as principais inovações dos últimos anos?

Observe que o mercado de alimentos funcionais cresce taxas anuais de 10% e se mostra cada vez mais campo fértil de oportunidades comerciais.

Contudo, as inovações em alimentos funcionais no Brasil são ainda incipientes, quando comparadas ao estágio presente em  empresas do Japão, Estados Unidos e Europa.

Portanto, fica claro que ainda temos que investir muito mais em inovação. Vale lembrar que um produto alimentício também é um dos pilares para a economia de um país.

Ele conta com abrangência, essencialidade, rede de setores diretamente relacionados (agrícola, serviços, insumos, aditivos, fertilizantes, agrotóxicos, bens de capital e embalagens).

Viu só? Um chocolate na prateleira do supermercado é um elemento chave para o desenvolvimento da economia de um país, pelo número de mercados agregados. E o mesmo é verdadeiro para todos os outro alimentos ali presentes.

Veja tudo o que você precisa saber sobre métodos de conservação de alimentos.

Exemplos de inovação: como o produto alimentício se desenvolve

No começo deste artigo nós falamos sobre confiança, inovação, diminuição do atrito com a marca, sustentabilidade, opções de alimentação saudável. E ali já apresentamos também algumas alternativas para a confiança, ela sendo a estaca zero dessa inovação.

Agora convém abordarmos os outros assuntos, pois eles são fundamentais antes que qualquer novo produto ou embalagem seja lançada no mercado. Como a inovação é o todo, a somatória, vamos passar direto para a diminuição do atrito com a marca.

Clientes x Marcas

Vejamos agora a abordagem das marcas responsáveis por um produto alimentício. Como é a comunicação com os clientes? Qual é relação entre o que é desenvolvido e a aprendizagem do valor agregado com o cliente.

Em resumo: será que os consumidores compreendem que novos lançamentos exigem estratégias de fabricação melhores? E será que esse consumidor entende o valor agregado do lançamento?

Vamos usar como exemplo o caso do consumo de água. Uma empresa alimentícia pode desenvolver maneira eficientes de utilizar a água na produção, mas isso precisará ser revertido em valores mais altos do produto final.

Se essa empresa apenas repassar o valor sem agregar a inovação, o cliente não irá comprar a ideia. Acontece que o cliente não sabe, ou não foi ensinado, sobre a diminuição no consumo de água interno.

Como nós dissemos, essa é uma inovação que esse cliente pode apenas sentir, e no nosso exemplo, ele sente direto no bolso. Se o produto só ficou mais caro, aos olhos dele, ele irá buscar outro produto.

Então, quando falamos sobre diminuir o atrito existente, estamos querendo dizer que se mostra cada vez mais necessário o dever que a sua empresa tem em educar constantemente os clientes.

Os clientes estão acessíveis para alternativas sustentáveis

Sendo assim, se você deseja educar os seus clientes convém investir em soluções sustentáveis. Pois esse modelo de negócios conquistou fatias importantes da sociedade e está cada vez mais em voga.

Perceba que se trata de um ciclo: você começa conquistando a confiança do cliente, apresenta a inovação, diminui o atrito, investe em sustentabilidade e ao final também precisará investir em alternativas saudáveis.

Tudo faz parte de um mesmo universo de crescimento que tem como finalidade conquistar um melhor produto alimentício. Simples assim.

Exemplos de inovação na indústria alimentícia

Bem, após uma conversa teórica, convém agora mostrarmos a prática. Como a indústria alimentícia aplica as inovações no dia a dia?

Vamos então conferir alguns exemplos de alimentos inovadores lançados no exterior.

InSpiral Visionary Products – Reino Unido

Salgadinho Inspiral Kale-Os Sweet Chilli & Kale Mint feito com couve verde orgânica com hortelã fresca, pimenta caiena e molho de azeite. Produzido pela InSpiral Visionary Products.

O produto é feito com azeite extra virgem de oliva prensado a frio. Não contém nozes, glúten, gordura trans, acrilamida, totalmente orgânico e frito de forma leve.

O salgadinho oferece uma das cinco porções ao dia de vegetais e frutas recomendadas por profissionais da área de saúde. Produzido com 100% de eletricidade renovável, perfeito para veganos.

Organic Health – Finlândia

Wild Thing Luomu Raaka Paleopatukka Marjat Ja Siemenet é um lanche puro, saudável e delicioso, criado pela empresa Organic Health. O produto é cru, vegano e sem glúten.

Kraft Foods Group – Estados Unidos

Maxwell House House Blend Iced Coffee Concentrate é um produto kosher desenvolvido pelo Kraft Foods Group e consiste em uma mistura de bebida de café feita especialmente sem processos de sofrimento animal.

La Maison Le Grand – Canadá

Homus Le Grand Classik é um produto alimentício vegano, produzido pela La Maison Le Grand com ingredientes naturais, sem glúten ou organismos geneticamente modificados. Não contém adição de açúcar, colesterol ou conservantes.

NightFood – Estados Unidos

Barras NightFood Midnight Chocolate Crunch Optimized Nighttime foram desenvolvidas para satisfazer aquele desejo de comer depois do jantar. Elas ajudam a manter dietas e auxiliam um melhor sono.

São ótima fonte de proteínas e fibras. Apresentam certificado kosher, foram  especificamente formuladas para os lanches noturnos, e portanto possuem menos calorias.

Barilla – Estados Unidos

Barilla Penne é o macarrão enriquecido de fácil preparo, não precisa de água fervente, nem ser escorrido. O produto também é kosher e fornece o que há em perfeição “al dente” em minutos.

H-E-B – Estados Unidos

A sopa fria HEB Souper Fruit Sea-Buckthorn, de maçã e damasco, é vegana, sem sódio e glúten, com baixo teor em gordura. Feita com frutas de notas ácidas e azedas. O acabamento é de damasco ou maçã doce. Vendida como fonte de fibra e vitamina C.

Resumo: as diversas faces de um produto alimentício

Estamos chegando ao final do artigo e agora temos certeza que você consegue ver o prisma completo de um desenvolvimento. Perceba que as indústrias estrangeiras rumam e buscam diversas soluções, mas todas com base nos pilares apresentados no artigo de hoje.

Sendo assim, é crucial para a sua marca também encontrar formas de propor soluções para os problemas comuns ao mercado.

Contanto que tenha em vista todos os processos apresentados: transparência, diminuição no atrito, desenvolvimento tecnológico, sustentabilidade e inovação.

E como dica final, aconselhamos que você continue as suas pesquisas e a leitura sobre o tema. Temos diversos artigos dedicados à inovação e sabemos como esse assunto é complexo, porém fundamental para a vida de todo empreendedor.

Se você deseja saber mais sobre como trazer processos de inovação para cada produto alimentício da sua empresa, entre em contato conosco. Estamos disponíveis para conversar e trocar experiências.

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