Alimentação vegetariana: é o mercado do futuro?

O nicho de alimentação vegetariana está ganhando mercado – e com ele a alimentação vegana também ganha mais espaço.

Os motivos são diversos: defesa e preservação da vida animal, preservação do meio-ambiente, redução na emissão de gás metano, busca por vida saudável e algumas vezes até a religião.

Cada vez mais surgem adeptos das dietas vegetarianas e as marcas estão descobrindo e encontrando espaço dentro desse nicho. Hoje já é possível encontrar, no varejo, locais inteiramente dedicados ao vegetarianismo – com opções de alimentação vegana.

Mas será que essa tendência é o futuro? Ou ela fala apenas para um pequeno nicho e irá passar ao longo dos próximos meses ou anos? Afinal de contas, já presenciamos outras tendências que vieram e passaram, sejam elas do setor alimentício ou comportamental.

Essa é a pergunta que norteou a pesquisa a qual deu origem a este artigo: alimentação vegetariana é o futuro?

Vamos então conversar mais sobre isso. Continue lendo esse post e confira tudo que separamos para você entender mais a respeito desse tema.

Aproveite também para entender mais sobre “Controle de qualidade: o que é e como aplicar na área alimentícia“.

Aumentou em 75% o consumo de alimentação vegetariana

Hambúrgueres feitos com vegetais, mix de proteínas provenientes principalmente do grão de bico, ervilha, soja não transgênica, gordura vegetal e até beterraba. Esses são alguns dos ingredientes dos hambúrgueres que estão surgindo no mercado.

Se alguns meses atrás só era possível encontrar – ao menos nas grandes redes – “hambúrgueres” feitos de queijo, soja ou cogumelo (champignon) hoje essa tendência está mudando em grande velocidade.

Segundo pesquisa do Ibope, apresentada na edição online da revista Época, conduzida em abril de 2018, 14% dos brasileiros se declaram vegetarianos. Em São Paulo, Curitiba, Recife e Rio de Janeiro e percentual chega à 16%.

Esse índice representa uma progressão de enormes 75% quando comparados com os números de 2012. Na época, apenas 8% das pessoas se consideram vegetarianas.

O hambúrguer vegetariano está conquistando até as pessoas que comem carne

Há uma classificação – não oficial – de pessoas que se dizem flexitarianos. São aqueles que consomem alimento de origem animal, sobretudo as carnes, mas que buscaram diminuir esse consumo e encontram no vegetarianismo um caminho por vida mais saudável.

Em uma pesquisa feita pela Nielsen, em julho de 2019, mostrou que 94% dos brasileiros consideram importante que as empresas tenham programas para melhoria do meio-ambiente.

Na mesma pesquisa a empresa mostrou que 73% dos compradores consideram que fazem parte do perfil saudável – diminuindo o consumo de açúcar, gordura, industrializados, sal e carne.

Os que se autodenominam saudáveis também afirmaram que substituíram grande parte da alimentação processada (o que inclui a presença de carnes e embutidos) por alternativas saudáveis como frutas e verduras (informações presentes na mesma fonte do item anterior).

Você quer saber mais sobre a validade de um produto? Então, confira o nosso texto “Shelf life: 6 fatores que influenciam a validade do seu produto.

Quem está deixando de consumir carne?

Em outra pesquisa, apresentada pelo Datafolha, os números mostraram que 63% dos brasileiros querem reduzir o consumo de carne e substituir por uma alimentação vegetariana.

Existe também um “desafio” – uma tendência das redes sociais – chamada segunda sem carne, em que, como o nome sugere, trata-se de ficar um dia na semana sem consumir carnes e derivados.

Além das causas apresentadas no início do artigo para a diminuição do consumo (preocupação com o meio ambiente, cuidado com a própria saúde, entre outras) os entrevistados também disseram que não estão seguros sobre a origem da carne que chega nos mercados

Dos pesquisados, 73% afirmaram que se sentem mal informados sobre as carnes. Já outros 35% disseram que estão preocupados com os impactos causados pela carne na saúde.

Dados do IBGE mostraram que o consumo de carne bovina caiu 8% no Brasil, esse é o menor nível desde 2001.

O que as buscas no Google podem dizer sobre a alimentação vegetariana

Já não é segredo para ninguém que as buscas no Google falam sobre o comportamento das pessoas. Muitas empresas pagam altos valores na pesquisa e na organização dessas informações. E isso não é diferente quando falamos sobre comportamento alimentar.

Anualmente se estima um crescimento entre 150% e 250% de buscas no Google Trends por termos ligados ao veganismo e à alimentação vegetariana. Provando que mesmo as pessoas que consomem carne regularmente estão cada vez mais interessadas no assunto.

Para se ter uma ideia da dimensão dessas buscas, o termo “desafio 21 dias sem carne” teve um aumento de 2500% na época das operações Carne Fraca.

O que está acontecendo fora do Brasil em relação à alimentação vegetariana?

Quem está no mercado também sabe que as tendências internacionais podem demorar alguns meses, mas chegarão ao Brasil alguma hora. Se é assim, então a alimentação vegetariana será um dos temas mais falados em 2020.

Por exemplo, nos Estados Unidos os vegetarianos representam hoje 25% da população, se considerarmos a faixa de idade entre 25 e 34 anos. O número fica ainda mais assombroso quando consideramos que ele estava apenas em 3,4% em 2015.

Ou seja, em um período de apenas 5 anos o número de jovens americanos que se tornaram vegetarianos cresceu em proporções assombrosas.

Em resumo, a alimentação vegetariana é o futuro!

Todos os indicativos mostram que sim, a alimentação vegetariana toma cada dia mais espaço na boca das pessoas.

Embora a prudência diga para não criarmos “profecias do apocalipse”, como dizer que o consumo de carne irá ser inteiramente substituído – afinal, essas profecias começaram com o rádio, depois foram para a televisão e chegaram até nos livros, todas essas coisas continuam existindo.

Não acreditamos que a carne será 100% substituída, mas é inegável que o vegetarianismo deixou de ser um nicho pequeno e específico para se tornar um trending topics do mercado.

Posicionar a sua marca como uma empresa responsável e consciente com as mudanças climáticas, colocando em prática coisas como investir em alimentação vegetariana é um acerto.

Lembrando que essas questões estão diretamente ligadas à segurança alimentar. E essa, segundo as pesquisas realizadas, é uma preocupação geral do público.

E você, ficou interessado em saber mais sobre a alimentação vegetariana? Então, entre em conato conosco agora mesmo! Vamos adorar poder conversar com você mais sobre o tema.

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