Para finalizar o tema deste mês da parceria entre GEPEA e FoodVentures, hoje falaremos mais sobre as tendências no consumo de bebidas, desde as formas inovadoras de consumir até o que há de novo em embalagens.
Aproveite a leitura!
Preocupação com saúde e bem-estar
No primeiro texto desta série, Bebidas: inovação, potencial e tendências, já tivemos um gostinho do que há de inovador e trend no mercado de bebidas mundial. Assim como no setor de alimentos, as tendências do mercado seguem as novas demandas e preocupações dos consumidores – se os hábitos mudam, o interesse por produtos também muda.
Vimos o exemplo da saudabilidade. O consumidor está, a cada dia mais, preocupado com sua saúde, trocando os refrigerantes super calóricos por bebidas que fazem bem ao organismo. E com isso veio o interesse por bebidas como a kombucha e outras que tenham presença de probióticos (micro-organismos vivos que ajudam na digestão, na absorção de nutrientes e fortalecimento da imunidade), por exemplo.
Outros exemplos que demonstram o advento da preocupação com a saúde são os recentes lançamentos de cervejas sem álcool por marcas grandes e conhecidas, como Heineken e Guiness. O público agora procura não só por opções menos calóricas, mas que também evitem ressaca e prejuízo numa rotina já estabelecida de exercícios físicos.
A Heineken norte americana realizou uma pesquisa com 2 mil americanos entre 21 e 39 anos para saber o quanto seus hábitos haviam mudado. Boa parte das pessoas que responderam disse que se exercitavam quatro vezes na semana e que escolhiam beber cerveja sem álcool pela possibilidade de beber com moderação.
Preocupação com o meio ambiente
A tendência da sustentabilidade também está em voga há algum tempo e sem previsões de desaparecer. No setor de bebidas também não foi diferente: utilização de garrafas retornáveis, embalagens feitas de materiais biodegradáveis e “guerra” contra os canudos plásticos marcaram presença nos últimos anos.
Não deixe de conferir, depois, como o GEPEA desenvolveu Canudos Comestíveis!
A cervejaria dinamarquesa Carlsberg tem sido pioneira em inovação de embalagens. Além da criação da primeira garrafa de cerveja de papel do mundo, a Green Fiber Bottle, que é feita a partir de fibras de madeira de origem sustentável, a empresa também lançou, em 2018, o“Snap Pack”, um sistema agrupador para o six-pack de latas que utiliza cola em vez de anéis de plástico.
A Carlsberg tem seu próprio programa de sustentabilidade, chamado “Together Towards Zero”. Que, além da redução drástica do plástico, também visa diminuir a emissão de carbono em suas cervejarias.
Seus estudos para a criação da garrafa de papel resultou no surgimento da Paboco, a Paper Bottle Company, e angariou parceiros como The Coca-Cola Company, The Absolut Company e L’Oréal. A união dessas empresas e especialistas globais visa promover embalagens sustentáveis, oferecendo produtos de alta qualidade e reduzindo o impacto ambiental.
Veja também: Bacardi irá utilizar garrafas 100% biodegradáveis até 2023.
Tendências em bebidas como alimento
Os alimentos “prontos para consumo” têm sido uma tendência contínua no setor. Isto porque oferecem a praticidade e os nutrientes necessários para quem vive na correria do dia a dia sem tempo para cozinhar.
Pensando nisso, empresas como a brasileira YO.U Foods surgiram para emplacar ideias inovadoras. Com produtos como YOU drink-me – “Sopas geladas de garrafa? Sucos salgados? Bebida de vegetais?” – e YOU Comfort-me, linha de sopas saborosas e exóticas com teor elevado de proteínas, lançaram algo gostoso, prático, saudável e inédito no mercado nacional.
E você? Quais desses produtos gostaria de experimentar? Conhece mais algum exemplo inovador e diferente? Que novidades acha que o setor de bebidas pode trazer?
Durante o mês de novembro, a parceria entre GEPEA e Food Ventures trouxe conteúdos relevantes sobre o mercado de bebidas e o que podemos esperar para o setor. Não deixe de acompanhar o webinar sobre o tema no final do mês para que vocês possam ter contato direto com especialistas. Fiquem ligados em nossas redes sociais para saber mais!
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