Clean Label: saiba mais sobre essa nova tendência

O setor de alimentos traz grandes oportunidades de negócios. Essencial para a sobrevivência e também parte importante dos rituais de socialização e do estilo de vida das pessoas, a comida movimenta bilhões de reais no Brasil todos os anos, conforme pesquisas que você verá mais adiante.

No entanto, em um campo fértil para empresas de todos os portes prosperarem, a competitividade também é grande. Por isso, os empreendedores que atuam ou desejam atuar no fornecimento de produtos alimentícios devem estar especialmente atentos ao comportamento do consumidor e às novidades do mercado.

E é neste contexto que se insere o Clean Label. Trazendo consigo uma política totalmente diferenciada para a produção, embalagem e comercialização de comida, este movimento promete agregar diferencial competitivo e alinhar seus produtos às expectativas do consumidor moderno.

Ficou curioso e quer saber mais sobre o assunto? Então continue com a gente na leitura deste artigo. Aqui você vai entender o que é Clean Label e aprender mais sobre essa nova tendência!

 

O que é Clean Label?

 

O Clean Label é uma política de produção que preza por não só tornar os alimentos mais saudáveis, mas também agregar confiabilidade a eles por meio do uso de informações que podem ser facilmente compreendidas pelo consumidor. Não é à toa que, ao traduzir o termo, tem-se, literalmente, “Rótulo Limpo”.

Na prática, isto significa que os fabricantes devem:

– Usar o mínimo de ingredientes possíveis;

– Usar ingredientes naturais e familiares para o consumidor;

– Empregar nomenclaturas e terminologias de fácil compreensão.

Ou seja, com o Clean Label, seu cliente sabe exatamente o que está ingerindo. Ele pode ler o rótulo, e facilmente entender a composição do seu produto. A lista de ingredientes será bem mais curta. Além disso, não contemplará nomes de substâncias químicas que estão fora da realidade de quem vai ingerir o produto.

Por que adotar o Clean Label é importante para o seu negócio?

A busca por uma alimentação saudável já não é mais uma tendência, é uma realidade entre o mercado consumidor. Com os avanços da ciência e a democratização do acesso aos cuidados de saúde e à informação, as pessoas atualmente compreendem a importância da qualidade de suas escolhas alimentares para a sua saúde, estética e bem-estar.

De acordo com pesquisa da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), 80% dos brasileiros afirmam tentar ter uma alimentação mais saudável. Além disso, para atingir este objetivo, 71% das pessoas procuram por opções de comidas mais saudáveis, ainda que isso implique em aumentar seus gastos.

Dados da Euromonitor também apontam os mesmos resultados. Conforme estudos da empresa especializada em pesquisa de mercado, por aqui, entre os anos de 2004 e 2009, o mercado de alimentos saudáveis passou por um crescimento de 98%.

E segundo dados de novas pesquisas da organização, este movimento continua. Isso porque, em 2021, o Brasil se tornou o 7º maior mercado de alimentos saudáveis no mundo. Para atingir esta posição, o país movimentou em 2020 mais de 100 bilhões de reais apenas neste segmento, tendo passado por uma expansão de 33% entre 2015 e 2020 e ainda com expectativa de crescer mais 27% até o ano de 2015.

Uma mudança comportamental do consumidor são resposáveis por estas estatísticas. Cada vez mais as pessoas buscam por opções que aliem saúde com praticidade. E com isso, surgem novas oportunidades para empresas da indústria alimentícia.

Ferramenta para o sucesso do seu produto

É importante entender que o aumento da busca do consumidor por opções saudáveis vem acompanhado de maior concorrência neste setor, bem como de uma maior conscientização do público. Com isso, as empresas do segmento precisam ir muito além das promessas de marketing que atribuem a um produto o poder de oferecer maior saúde e qualidade de vida sem de fato reformularem a composição nutricional.

O mercado consumidor de alimentos saudáveis já é formado por pessoas que entendem que a leitura da lista de ingredientes é essencial para a definição da qualidade de um produto alimentício. E neste contexto, saem na frente as empresas que forem capazes de empregar alimentos cujos nomes sejam reconhecidos pelo consumidor, em uma lista enxuta e fácil de compreender.

Impacto no seu processo produtivo

Tudo isso significa que para adotar o Clean Label, sua empresa precisará apostar em um processo produtivo diferenciado. Afinal de contas, o objetivo é eliminar do rótulo (e da composição) os compostos químicos  desconhecidos ao consumidor, e substituí-los com ingredientes minimamente processados, que o cliente conhece e já usa em seu dia a dia.

E tudo isso, sem comprometer a textura, a durabilidade e o sabor. Assim, ao adotar o Clean Label, sua empresa terá como meta eliminar ou reduzir drasticamente na lista de ingredientes dos seus produtos elementos como:

– Corantes artificiais;

– Flavorizantes;

Conservantes artificiais;

– Texturizantes;

– Ingredientes ultraprocessados.

Para saber mais sobre quais são os aditivos alimentares, leia também “Aditivos Alimentares: O Que São E Como Devem Ser Utilizados?

Como se tornar Clean Label?

Como você pôde notar, o Clean Label é o futuro da alimentação saudável. Ele oferece benefícios reais para o consumidor e ainda agrega um importante diferencial competitivo, posicionando sua empresa como consciente das necessidades do público.

No entanto, aplicar os preceitos e técnicas necessários para tornar a sua produção apta a se classificar como Clean Label pode ser um verdadeiro desafio. Afinal de contas, o seu cliente quer comer saudável e saber o que está ingerindo, mas também busca por praticidade, durabilidade, textura e sabor na sua dieta.

Por isso, a melhor estratégia para implementar a política Clean Label no processo produtivo da sua empresa é contar com o apoio de profissionais qualificados para formular os produtos. Desta maneira é possível aliar as expectativas de saúde e de sensorial do cliente e desenvolver alimentos que sejam de fato saudáveis e que se destaquem nas prateleiras dos mercados pelo seu sabor e qualidade nutricional.

Assim, para garantir a obtenção destes resultados, é preciso investir em uma equipe de engenheiros alimentares. Eles possuem a formação e os conhecimentos necessários para apoiar seu processo produtivo, alcançando o melhor sensorial e a melhor qualidade. Tudo isso sem comprometer seu orçamento ou a confiabilidade dos produtos.

E nós, da GEPEA, estamos prontos para te ajudar nesta nova jornada! Entre com contato e descubra como podemos tornar seus produtos Clean Label!

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