Eu preciso de uma análise de mercado?
No mundo globalizado, os produtos estão sempre se renovando e as inovações crescem cada dia mais, tanto na criação de novos produtos e serviços, como em processos para realizá-los. Dessa forma, num mercado extremamente competitivo e inovador, é essencial entender se a solução que você pretende oferecer satisfaz as necessidades do seu público-alvo.
O desafio de se tornar competitivo e alavancar asfall suas as vendas ocorre em unir informações do mercado necessárias, um produto de qualidade e garantir uma boa experiência do consumidor.
Para obter informações do mercado, uma análise de mercado mostra-se uma ferramenta com grande potencial para entender a relação desejada da sua solução com seu público-alvo e com seus concorrentes. Por isso é necessário utilizá-la com assertividade.
O que a análise de mercado pode me trazer de resultado?
De acordo com Philip Kotler, as empresas que não forem capazes de gerar inovação aos seus produtos estão sob riscos, uma vez que os produtos se mostram extremamente vulneráveis aos padrões de consumo, à tecnologia e competitividade do mercado.
Veja na prática como a Alterpel conquistou 3 novos clientes com uma análise de mercado
Assim, uma análise de mercado alinhada com os objetivos do seu negócio, pode te oferecer:
- Dados concretos que dão uma direção mais segura para a resolução dos problemas e tomada de decisões.
- Aumenta a sua autoridade: com a análise de mercado você entende o impacto real do seu mercado e as necessidades do seu cliente. Além disso, os dados ajudam os seus conteúdos a se tornarem mais relevantes, porque dão mais credibilidade àquilo que você está dizendo;
- Verifica as necessidades do mercado: com as perguntas corretas definidas no início do projeto, você consegue as informações necessárias para explorar o mercado da forma que ele precisa;
- Identifica o seu diferencial: com uma boa pesquisa de mercado, você entende o que a concorrência está oferecendo e o que você pode destacar como seu diferencial e criar então estratégias de marketing;
- Resultados da pesquisa assim como as análises e recomendações. No caso de alguns cases da Líder, foi fornecida uma lista de potenciais contatos ranqueados a partir de grau de aceitação do produto e dicas de estratégia de vendas;
- Informações sobre as preferências do cliente, localização e necessidades nos locais desejados.
Leia também: “como a All Nova – HJ Backer conseguiu se inserir num novo mercado com uma análise de mercado”
Como fazer então uma boa análise de mercado em 5 passos?
Antes de começarmos com os passos para a análise de mercado, veja este vídeo curto da Endeavor sobre os 3 princípios básicos da análise de mercado que faz parte da cultura de empresa.
1. Defina o objetivo da pesquisa
Essa é a etapa principal de uma análise de mercado, visto que é nela que você define quais são os dados concretos que você deseja obter. Sendo assim, no final da pesquisa, suas respostas estarão diretamente ligadas ao seu objetivo.
Para isso, é necessário definir um objetivo real e mensurável.
Exemplos:
- Para que o meu público-alvo utilizaria o meu produto?
- Ele compra na internet ou prefere ir a uma loja?
- Ele prefere pagamento a vista ou financiamento?
Leia mais em: prejuízos de não possuir um bom plano de negócios em um investimento.
2. Estabeleça o público-alvo
Alinhada ao objetivo, você precisa decidir se o seu público-alvo são seu fornecedores, concorrentes ou potenciais clientes. Dessa forma, é mais fácil tomar planos de ação com perguntas mais direcionadas.
3. Defina o tamanho da pesquisa
Depois do público-alvo definido, é imprescindível definir o tamanho da abrangência da pesquisa, o qual deve estar alinhado com o seu objetivo. Geralmente, se você busca a aderência do seu produto por um público local, ele deverá ditar o tamanho da pesquisa. Dessa forma, você decidirá o quão geral ou específicas serão as análises.
4. Elabore o roteiro de perguntas da pesquisa
Por conseguinte, para elaborar um roteiro eficiente, é necessário levar em consideração o seu objetivo e o público-alvo definidos anteriormente. Dessa forma, você deve estabelecer uma linguagem que esteja de acordo com o público escolhido.
Diante disso, você pode seguir essas dicas para um bom questionário:
- Comece com as instruções para respondê-lo;
- Não faça questionários muito longos;
- Selecione apenas opções relevantes para a pesquisa de mercado;
- Seja claro nas perguntas;
- Inicie com perguntas mais gerais e interessantes;
- Termine com as perguntas mais específicas.
5. Aplicação de um questionário
Logo após, com os questionários bem definidos, pode-se aplicar os questionários para obter as informações desejadas, estabelecendo assim a comunicação com o público-alvo escolhido.
Para que a aplicação da sua pesquisa de mercado seja efetiva, a comunicação realizada para estabelecer a abordagem para responder o questionário é essencial. Assim, independentemente de ser uma pesquisa aplicada pessoalmente ou virtualmente, algumas dicas podem ajudá-lo a estabelecer uma boa comunicação:
- Instigue a resposta com um discurso inicial curto e interessante;
- Aborde o público em horários e datas mais propícios;
- Saiba onde o público se encontra;
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Análise dos dados coletados na análise de mercado.
Por fim, a análise dos resultados vai te dar as respostas responsáveis por te ajudar na tomada de decisões para os próximos passos da inserção do seu produto no mercado. Desse modo, não basta simplesmente olhar resposta por resposta para decidir como prosseguir.
Primeiramente, deve-se olhar os resultados comuns a todos os questionários. Mas, antes é muito importante que você relembre os objetivos da pesquisa e quais as hipóteses você tinha antes de receber os resultados a fim de confirmá-las ou, de início, mudar as estratégias mais gerais.
Como comentado anteriormente, se o seu objetivo é a inserção do produto no mercado, as perguntas relacionadas a mais propensos ou menos propensos a aceitá-lo devem ser priorizadas.
Para auxiliar na análise, utilize ferramentas que gerem conclusões visuais e quantitativas que guiaram os planos de ação para prospecção de cliente. Assim, o analista obtém uma maior capacidade de identificar tendências e conseguir obter respostas para as suas perguntas.
Depois, estabeleça seus diferenciais e, por conseguinte, suas estratégias de marketing para atingir as pessoas certas!
Esse texto foi produzido por Beatriz Napole Nocete, da Líder Jr, empresa júnior de engenharia de produção da UFSCar de Sorocaba, parceria do GEPEA.
O GEPEA e a LÍDER possuem amplo conhecimento e capacitação no desenvolvimento e aprimoramento de produtos alimentícios e sua inserção no mercado da melhor forma. Contamos com uma equipe capacitada que irá buscar a melhor solução para o seu problema. Se tiver dificuldades em qualquer etapa de criação do seu produto nos contate!