Consultoria de Alimentos: como as empresas realizam projetos compartilhados

Consultoria de alimentos é algo sério. Soluções no setor alimentar são responsáveis por aumentar o desempenho dos colaboradores de uma empresa e até mesmo resolver problemas como absenteísmo elevado e baixa produtividade.

Vamos conversar sobre todas as vantagens envolvendo esse ramo da consultoria, apontando como as empresas se unem em busca de uma solução em comum e como essa prática (em crescimento no Brasil) está transformando o setor produtivo.

Será um artigo completo, com tudo o que você precisa saber. Sendo assim, fique confortável e separe 10 minutos do seu dia para falarmos sobre consultoria de alimentos e todas as vantagens que essa prática está trazendo para o mercado.

Aproveite para saber mais também sobre o que papel da alimentação vegetariana no mercado do futuro.

O que é a consultoria de alimentos?

Manter sua empresa atualizada com a mudança dos regulamentos, também com os avanços na tecnologia e com os desafios de negócios da produção de alimentos requer trabalho.

Ficar sempre à frente neste campo exige conhecimentos e habilidades multidisciplinares que dificilmente serão encontradas em uma empresa sozinha.

Temos consciência de que a sua empresa precisa se preocupar com outras assuntos que não estão relacionados com as questões citadas acima.

Vocês devem conquistar e manter clientes, não pesquisar sobre os últimos lançamentos no setor alimentício. Aqui está o papel da consultoria.

Todo consultor é um facilitador

São diversos os debates sobre o que é ou não uma consultoria. A palavra acabou caindo nas graças do mercado e ultimamente muitos profissionais têm se apresentado como consultores, o que não é um defeito em si. Apenas uma característica dos nossos tempos.

De todo modo, é sempre bom ressaltar que o papel de todo consultor é de ser um facilitador.

Isto é, um elemento que estará presente na sua empresa por um curto ou médio período de tempo e será responsável por encontrar soluções e ajustes que não estão evidentes para o pessoal interno da empresa.

Algumas pessoas até brincam que consultores são psicólogos para marcas. Eles observam o que pode ser melhorado, ajustam (com a participação dos empresários, lógico), demonstram o caminho correto e depois dão o trabalho como concluído.

A produção de alimentos é complexa e exige consultoria

Quem precisa de consultores? Todas as empresas que desejem aumentar seus resultados, encontrar falhas e acelerar o crescimento podem (e devem) contar com os serviços de uma empresa de consultoria.

Para se ter uma ideia da complexa rede de produção global de alimentos. Estima-se que os números crescem em aceleração constante nos últimos dez anos.

Mostraremos mais estudos ao longo deste artigo, mas dados mostram que o setor alimentício já representa mais de 70% do consumo em uma grande cidade.

Desenvolver soluções nesse setor requer a combinação de conhecimento de marca (conhecer a sua empresa) com conhecimentos sólidos de técnicas e práticas mundiais. Como são os casos dos regulamentos e possíveis armadilhas legislativas.

Exemplo prático: a consultoria de alimentos na revisão dos rótulos

Sabemos que a parte conceitual de uma ideia é importante, mas convém dar exemplos para que você possa enxergar o que nós estamos querendo dizer.

Um bom exemplo da aplicação da consultoria de alimentos são os estudos dos rótulos de alimentos.

E já que o assunto é consultoria de alimentos, por que não ler a respeito de comida PET e tudo o que você precisa saber para começar produzir?

Case dos rótulos de alimentos

Os rótulos são métodos de comunicação. Eles são um contato entre o fabricante e o consumidor e fornecem informações sobre o produto, algumas delas são:

  • Valores nutricionais;
  • Ingredientes, para garantir a segurança de alérgicos ou intolerantes;
  • Melhores receitas (presentes em molhos de tomate, por exemplo);
  • Informações e avisos exigidos por lei (no Chile, por exemplo, todos os produtos devem estampar a taxa de açúcar em seu rótulo).

Além disso, os rótulos também atuam fortemente como ferramentas de marketing e de publicidade na divulgação do produto.

Quem nunca comprou um produto apenas pela “cara” dele? Ou por acreditar que determinado rótulo passava “um aspecto mais confiável” que o rótulo concorrente?

Rótulos são passíveis de uma consultoria alimentar. Aí você pensa “Mas os rótulos são inteiramente da equipe de marketing e publicidade… não estão ligados aos conceitos de engenharia dos alimentos, por exemplo.”

Esse é o ponto que nos interessa. Nosso artigo fala sobre como as empresas estão se unindo em busca de determinados objetivos.

Sendo assim, percebeu como desenvolver um rótulo passa por uma multidisciplinaridade que envolve várias empresas com diversos conhecimentos? 

Quais questões a consultoria de alimentos precisa avaliar?

Uma consultoria completa leva em conta diversas etapas, como:

  • Os fornecedores;
  • As instalações da produção, levando em conta requisitos de qualidade;
  • O seu estoque.

Terceirizar o processo de consultoria dá para sua empresa a liberdade de poder dedicar os seus colaboradores em outras tarefas.

Atinja objetivos em comum

Para ajudá-lo a alcançar os altos níveis de segurança e qualidade, a consultoria irá testar os produtos alimentícios. Oferecendo até mesmo materiais de contato para as embalagens, os utensílios e os equipamentos de processamento de alimentos.

Também são testados equipamentos de alimentos comerciais e industriais. Note que é mais do que um simples serviço contratado, se trata de buscar um objetivo comum e assim desenvolver soluções que melhoram o mercado (e a alimentação) como um todo.

Tenha serviços de ensaios clínicos

Muitos produtos reivindicam para si vantagens para a saúde dos consumidores. Essas questões precisam ser defendidas por meio de ensaios clínicos – testes – que as colocaram à prova.

Uma consultoria de alimentos não é responsável pelo ensaio clínico, mas ela pode atestar quais são os produtos que passam por esses ensaios e também garantir que os laboratórios responsáveis pelos testes tenham a qualificação necessária para atuar neste sentido. 

Análises são feitas com a substância que afirma conter benefícios de saúde. Os ingredientes alimentares, os suplementos e os produtos testados pedem o julgamento científico e regulatório de uma equipe competente neste setor.

Daí mais uma vez a importância de contar com uma consultoria de alimentos e deixar nas mãos de profissionais questões que estão fora do escopo da sua empresa.

É como buscar um escritório de arquitetura para desenvolver um projeto luminotécnico. Cada empresa terá sua especialidade.

Essas reivindicações serão então analisadas, justificadas, documentadas e submetidas às autoridades reguladoras apropriadas.

A consultoria irá avaliar suas reivindicações propostas, fornecer orientação estratégica e apoiar seus esforços para preparar petições de sinistros de saúde para autoridades de todo o mundo.

Uma consultoria também fica responsável pela avaliação de ingredientes

É feita a avaliação de ingredientes alimentares com o objetivo de determinar o estado de GRAS (Generally Recognized As Safe) das substâncias químicas ou substâncias adicionadas aos alimentos nas condições de seu uso previsto conforme designado pela American Food and Drug Administration (FDA).

A consultoria deve acompanhar todos os ingredientes alimentares:

  • Suplementos nutricionais;
  • Produto de saúde natural;
  • Alimento derivado da biotecnologia.

Cientista e profissionais da toxicologia irão ajudar a navegar os requisitos científicos e regulamentares que esses produtos devem atender para serem comercializados.

Essa expertise regulatória e científica tem ampla gama de produtos de alimentos e suplementos em todo o mundo.

Leia também: Alimentos transgênicos: mitos e verdades sobre esses produtos

Consultoria de alimentos cresce no mercado

Dados da ABIA (Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação), mostraram que o mercado interno de alimentação no Brasil ultrapassou os R$ 410 bilhões.

O varejo alimentar é responsável por 70%, enquanto o de food service e/ou refeições coletivas responde pelos outros 30% restantes. O crescimento constante é impulsionado pela alimentação fora do lar.

Outra pesquisa, essa feita por J.W.Thompson, constatou que passamos quase 80% de nosso tempo fora de casa.

No entanto, graças ao crescimento também sobe o número de enfermidades vinculadas à alimentação, o que pode levar até mesmo diminuição na produtividade dos colaboradores.

Apesar da contaminação dos alimentos ter diversas origens possíveis, que vão desde o plantio até a forma como esse alimento irá encontrar o consumidor, a manipulação (sobretudo durante o processamento) é uma das questões mais importantes na produção alimentícia.

Basta considerarmos que muitas das leis que temos controlando a produção dos alimentos são concentradas justamente na estocagem, no transporte, na preservação e na manipulação destes alimentos.

Em resumo. Nunca se consumiu tanto quanto hoje em dia. As pessoas estão saindo cada vez mais de casa e buscando opções para comer na rua.

As empresas estão alimentando e fornecendo soluções para os seus colaboradores. Mas essa alta nos números tem um custo.

Muitos trabalhadores estão contraindo doenças graças à alimentação e o absenteísmo aumentou – quando o trabalhador falta sem justificativa.

Quem cuida da qualidade da alimentação

O serviço desenvolvido pela consultoria de alimentos tem como objetivo principal qualificar a equipe dos restaurantes e refeitórios, com o intuito de ensinar as empresas a oferecer refeições nutritivas, higiênicas e seguras.

Uma consultoria estará sempre em conformidade com o que dispõe a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Também deverá buscar garantias da saúde das pessoas por meio da oferta de alimentos não contaminados.

De modo simples: a consultoria de alimentos deve conscientizar sobre a contaminação dos alimentos e suas consequências.

Ela também destaca o papel do nutricionista/nutrólogo como agente de mudanças e melhorias nos processos de produção e distribuição de alimentos.

Uma consultoria auxilia na elaboração de cardápio, melhorar a aceitação e a saúde dos colaboradores das empresas e reduzir o desperdício de comida.

Por fim, pensando na sua importância, uma consultoria de alimentos ajuda àqueles que desejam entrar no setor de alimentação – seja abrindo um grande restaurante ou, até  mesmo, apenas uma modesta cafeteria.

Contando com uma consultoria você poderá ter certeza de que o seu empreendimento estará começando com tudo o que é necessário.

Enfim, são diversas frentes atendidas por uma consultoria de alimentos, abrindo oportunidades no mercado para todos os segmentos. 

Quais são outros serviços oferecidos por uma consultoria de alimentos?

É dever da consultoria oferecer um planejamento, a implantação deste projeto e a avaliação passo a passo dos serviços de alimentação dentro da sua empresa.

Sempre com o propósito de desenvolver soluções personalizadas, melhorando o desempenho e a qualidade da alimentação.

Por qual razão contratar uma consultoria de alimentos?

Para manter sua empresa competitiva é fundamental superar desafios com rapidez. Encontrar erros, desenvolver projetos de solução e implementar esses projetos, além de acompanhar o passo a passo na mudança, tudo isso de forma rápida, prática e eficiente.

Sempre mantendo um padrão de qualidade cada vez maior. Não custa lembrar que o mercado exige cada vez mais de todas as empresas, e elas exigem cada vez mais de todos os colaboradores.

Uma consultoria será crucial para garantir que todas as decisões – sobretudo nos investimentos – tenham retorno máximo.

Quais são as vantagens mais evidentes em uma consultoria alimentar?

Acreditamos que listar algumas das principais vantagens obtidas através de uma consultoria de alimentos bem sucedida evidencie ainda mais o papel exercido por ela. Confira a seguir.

Novos conhecimentos dentro da sua empresa

O trabalho do consultor será sempre se atualizar sobre o mercado, encontrando informações sobre as novas estratégias e desenvolvendo ou atualizando as metodologias.

Esse profissional identifica falhas ao longo do projeto e gera oportunidades de crescimento à empresa. Podendo até mesmo fazer com que os líderes da empresa aprendam novas aptidões.

Uma consultoria estuda o que está sendo feito lá fora, implementa o novo, corrige o antigo e descarta o que não tem mais utilidade. Tudo isso em tempo real, caso algo não esteja indo conforme o desejado, novas ações são tomadas.

Isso, por sua vez, pode gerar grandes aprendizados para a equipe de qualquer empresa.

Baixo custo quando comparado com a contratação de um especialista no setor

Um colaborador voltado inteiramente para o setor alimentício terá um custo muito maior para a empresa.

Afinal de contas, ele precisará de equipamentos e equipes auxiliares. E dependendo do seu setor de atuação, esse colaborador contratado pode ficar sem suporte para atuar com perfeição.

Experiência de atuação

Por outro lado, uma consultoria tem todo o suporte dos anos de experiência vivenciados pela empresa escolhida.

Pegando como gancho o exemplo anterior, seria o mesmo que você necessitar de uma reforma na sua empresa e no lugar de contratar uma empresa de arquitetura você abrir uma vaga para arquiteto. Transformando-o em um colaborador regular da empresa.

Sabemos que o assunto é extenso e ainda muito poderia ser escrito. Deixamos a promessa que de voltaremos a falar de consultoria alimentar e mostraremos ainda mais informações sobre as vantagens desse investimento.

Resumindo

A consultoria de alimentos, como mencionamos ao longo do artigo, existe para que duas (ou mais) empresas se unam na busca pelas melhores soluções possíveis.

Essa junção une conhecimento técnico, experiência de campo e soluções tecnológicas para garantir que os alimentos tenham qualidade e, com isso, que a vida das pessoas tenha mais qualidade. 

Ficou interessado em saber mais sobre o tema? Entre em contato conosco agora mesmo e saiba como nós, especialistas em consultoria de alimentos, podemos te ajudar.

Veja
Também

plugins premium WordPress