A cultura da sua empresa diz muito sobre como seus colaboradores se relacionam com os produtos fornecidos e com os clientes que atendem. E quando se trata do setor alimentício, desenvolver uma cultura de segurança dos alimentos é fundamental para negócios que desejam se posicionar como confiáveis e transparentes.
Já se foi o tempo em que o consumidor escolhia sua comida baseado apenas no sabor, no preço ou talvez influenciado por uma embalagem interessante, por exemplo. Cada dia mais, as pessoas querem saber o que estão pondo na mesa e quem é a organização por trás daquele produto.
Neste contexto, o estabelecimento de valores e práticas operacionais alinhadas com a expectativa do público-alvo é essencial. E quando se trata de comida, embora os gostos possam diferir, um desejo é unânime: qualidade e segurança.
Todos querem garantir que o alimento esteja livre de elementos tóxicos, contaminantes e outros componentes que possam colocar em risco sua saúde e da sua família. Além disso, as normas impostas pelos órgãos reguladores do setor estabelecem padrões que, se não seguidos à risca, podem resultar em onerosas sanções.
Diante deste cenário complexo, saem na frente as empresas que conseguem manter um padrão elevado quando se trata da segurança na linha de produção. E a melhor maneira de estabelecer este alto nível, é pela criação de uma cultura institucional que fomente este valor.
Quer saber mais sobre o assunto? Continue com a gente neste artigo e descubra porque é importante investir em uma cultura de segurança dos alimentos!
O que é a cultura de segurança dos alimentos?
A cultura organizacional é o pilar do sucesso de qualquer empresa. Ela impacta diretamente na forma como gestores e funcionários interagem entre si, com o cliente final e com os produtos ou serviços oferecidos. Os valores, comportamentos, condutas e ética praticados diariamente pelo quadro pessoal são os fatores determinantes para a cultura de uma empresa.
Assim, devem ser cuidadosamente alinhados com os anseios do consumidor e com os objetivos da organização. E quando se trata do setor de alimentos, estabelecer uma cultura que preze pela sua segurança é essencial.
A cultura de segurança dos alimentos promove um ambiente onde todos os colaboradores priorizam a promoção de um ambiente e de uma linha de produção hígidos. Desta maneira, as normas e melhores práticas para garantir as condições sanitárias ideais na fabricação dos produtos tornam-se os balizadores de cada ação tomada, em cada departamento do negócio.
Garantia de adesão às normas
O primeiro motivo para dedicar esforços à implementação de uma cultura voltada para a segurança na produção de alimentos é atender à legislação vigente.
No Brasil, a regulamentação do setor fica submetida principalmente às normas determinadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a ANVISA. É este órgão que determina as leis aplicáveis ao setor.
Neste contexto, além dos padrões específicos a determinadas categorias, merecem destaque as condições higiênico-sanitárias, também conhecidas como Boas Práticas de Fabricação (BPFs). Elas contemplam uma série de processos que devem ser aplicados pelo fabricante a fim de garantir adequação sanitária e adesão aos parâmetros técnicos estabelecidos para o setor.
As ações envolvidas podem formar um conjunto complexo, incluindo, por exemplo:
- Controle de pragas;
- Manejo dos resíduos;
- Higiene e saúde dos funcionários;
- Qualidade da água.
Diante de tantas variáveis, assegurar cada uma das BPFs pode se tornar um verdadeiro desafio. Assim, é comum que muitas empresas tenham departamentos ou pessoas incumbidas especificamente de zelar por estas condições.
No entanto, esta estratégia consome recursos e nem sempre é a mais eficiente. É comum que os membros das equipes responsáveis por estes cuidados não tenham contato direto com o pátio de produção. Além disso, é impossível que estejam presentes em todos os ambientes para verificar se o regulamento está sendo cumprido à risca.
Por isso, desenvolver uma cultura de segurança dos alimentos, que engaje cada um dos colaboradores, é fundamental. Se todos os membros da organização tiverem consciência e incorporarem ao seu dia a dia à vigilância e adesão às normas, seguir as BPFs torna-se uma tarefa muito mais simples.
Oferta de produtos de maior qualidade
Você já sabe que investir na criação de uma cultura de segurança dos alimentos é uma excelente maneira de garantir a adesão às normas sanitárias legais. Mas este não é o único benefício.
Na gerência de um negócio, é preciso ter visão. E as empresas mais competitivas reconhecem o papel do estabelecimento de uma cultura de segurança dos alimentos sólida no posicionamento de mercado.
Como já mencionamos, o público consumidor cada vez mais prioriza aspectos que ultrapassam o escopo do sabor e das sensações quando se trata da compra de comida. Com tantas marcas disponíveis e um nível de acesso à informação nunca visto antes, outros fatores passaram a entrar na fase de consideração de compra.
Dados obtidos pela Zebra Technologies Corporation mostram que apenas 28% dos consumidores latino-americanos confiam na qualidade e segurança no manuseio dos alimentos produzidos. A implementação de uma cultura voltada para a segurança não vem apenas desconfiança do público.
As informações obtidas na pesquisa, intitulada Estudo de Segurança da Cadeia Alimentar, apontam ainda que o consumidor quer saber mais sobre os alimentos que compra. O levantamento identificou que 82% das pessoas quer saber como é realizado o manuseio, preparo e processamento dos alimentos. Além disso, 79% dos entrevistados gostaria de conhecer a procedência destes.
Ou seja, ter uma cultura de segurança de alimentos forte, e utilizá-la como trunfo comercial é uma excelente estratégia para tornar o negócio mais competitivo. Apostar na divulgação das práticas adotadas pela empresa, abrir as portas para que o consumidor conheça o processo e dar protagonismo às pessoas que garantem a segurança e a qualidade na linha de produção podem ser formas de levar ao conhecimento do público os valores de segurança estabelecidos pela organização.
Como?
Mas a grande dúvida é: como estruturar e implementar a cultura de segurança dos alimentos no seu negócio? Para isso, você pode contar com profissionais especializados que ajudem a determinar diretrizes e práticas para envolver seu time e levar sua empresa ao próximo nível.
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