Você conhece o conceito de design thinking?
A habilidade de inovar, bem como de encontrar soluções criativas para problemas do dia a dia, é um dos aspectos mais decisivos na história de desenvolvimento de uma empresa. Dessa forma, não é surpreendente observar que a maioria dos cargos que envolvem a tomada de decisão são ocupados por pessoas dotadas não apenas de criatividade, mas também de pensamento crítico e lógico.
No entanto, mesmo que os gestores sejam brilhantes em seu campo de atuação profissional, eles vão encontrar dificuldades para atender a esses requisitos em um ambiente que não fornece as condições necessárias. Por isso, a empresa deve fornecer ferramentas para que isso aconteça. E isso pode envolver a construção de um processo de design thinking.
Neste conteúdo, buscamos explorar mais a fundo o tema, falr sobre como aplicá-lo em sua empresa do ramo alimentício. Vem conferir!
Saiba o que é design thinking
Para quem não sabe, design thinking é a expressão utilizada para designar processos de pensamento criativo e crítico. Esses processos possibilitam a organização de ideias para estimular a tomada de decisão e a procura de conhecimento pelos gestores de uma empresa. Entretanto, cabe destacar que não se trata de uma técnica, e sim de uma abordagem.
Dito de outro modo, não existe uma fórmula específica para colocar o design thinking em execução. No lugar disso, esse conceito fornece as condições ideais para potencializar a geração de insights ou ideias criativas. Vale dizer que tal abordagem não apenas fornece as condições necessárias para isso, como também métodos para que as soluções criativas sejam colocadas em prática.
A base do design thinking é a construção de ideias criativas de forma coletiva e colaborativa. Ou seja, é um processo que tem a participação como fator relevante. O objetivo, com isso, é coletar o máximo de perspectivas diferentes (ideias) em torno de um ou mais problemas, com a pretensão de resolvê-los.
Aplicações do design thinking
As aplicações do design thinking são diversas. De uma forma geral, as organizações usam frequentemente essa abordagem para encontrar soluções para os mais diversos problemas.
Usar o design thinking no desenvolvimento de produtos e/ou serviços é, por exemplo, uma aplicação muito comum. Na prática, a empresa reúne profissionais talentosos de diversas áreas com o objetivo de coletar as diferentes perspectivas e, assim, encontrar uma solução para o problema identificado.
O design thinking é um conceito que agrega valor aos projetos de uma empresa, de maneira a contribuir para que tenham sucesso.
Entenda a importância de investir no design thinking
O design thinking é uma abordagem que só tem a oferecer pontos positivos para que uma empresa se desenvolva de forma mais ágil, eficiente e produtiva. Com o objetivo de fazer com que visualize melhor a importância de investir nessa solução, elencamos, a seguir, alguns dos seus principais benefícios. Veja:
Sua empresa pode obter diferencial competitivo no mercado
O primeiro motivo para investir nessa abordagem é o fato de que ela pode ser um diferencial necessário para que sua empresa se mantenha a frente da concorrência. Com isso, é possível obter uma maior participação de mercado, aumentando os lucros.
Como isso pode ocorrer? É simples! Vimos que se trata de uma abordagem cujo principal objetivo é fazer com que os gestores consigam visualizar diversas soluções criativas e inovadoras para resolver problemas do dia a dia. É isso que pode fazer com que a empresa se destaque no mercado, alcançado com agilidade seus objetivos.
Valorização dos profissionais
Por ser um processo que envolve diferentes perspectivas ou pontos de vista, que são vindos dos profissionais de sua empresa, podemos dizer que se trata de uma abordagem que pode agregar valor, no sentido de valorizar seus colaboradores.
E, como sabemos, a valorização profissional é fundamental para que sua empresa mantenha uma produtividade satisfatória.
Assim, ao aplicar o design thinking em seu negócio, você não apenas pode fazer com que ele se torne mais competitivo, como também passa a valorizar mais os seus talentos.
Veja como aplicar esse conceito em sua empresa do ramo alimentício
Agora que você entende melhor o conceito de design thinking e a sua importância, certamente deve estar se perguntando como aplicá-lo em sua empresa do ramo alimentício. A partir de algumas dicas que apresentamos a seguir, você poderá fazer isso com eficiência e produtividade. Veja:
Implemente em sua empresa alimentícia a cultura do design thinking
A primeira e mais importante fase é garantir que sua organização tenha uma cultura nas quais atividades como o design thinking possam ser realizadas.
Assim, é necessário que os integrantes da empresa trabalhem em um ambiente que os faça sentir-se não apenas confortável, mas com a certeza de que podem colaborar, fornecendo suas ideias e críticas a respeito de processos, produtos e serviços.
Saiba que um ambiente de trabalho considerado ruim pode fazer com que seus funcionários não tenham motivação nem confiança para colaborar com ideias criativas e inovadoras, capazes de resolver problemas do dia a dia.
Selecão de uma boa ferramenta para ser utilizada em seu processo de design thinking
Além da necessidade de criação de um ambiente em que seja possível realizar o design thinking, é fundamental selecionar boas ferramentas para conduzir essa abordagem. Isso, vale dizer, é determinante para o sucesso na aplicação desse conceito.
Algumas ferramentas que podem ser usadas para colocar o design thinking em execução são, por exemplo, mapas mentais, brainstorm e a criação de ideias para resolver problemas contando com a participação não apenas dos colaboradores, mas também dos consumidores (cocriação com o consumidor).
Assim, implementar o design thinking em sua empresa pode revolucionar o rumo dos seus negócios. Além de facilitar que você alcance seus objetivos de forma mais rápida e eficiente. É uma abordagem que pode ajudar sua empresa a encontrar soluções mais eficazes para desenhar seus produtos alimentícios com sucesso.
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