Pensa em entrar para o setor alimentício, mas quer ter certeza se a sua ideia de negócio vai dar certo? O estudo de viabilidade aliado à uma consultoria poderá te ajudar muito a tomar as decisões certas.
O estudo de viabilidade econômica serve para avaliar a aplicabilidade do negócio. Com ele você terá uma projeção da sua empresa frente ao mercado e às tendências. O que dá segurança antes de fazer todos os investimentos necessários.
Hoje nós vamos falar sobre o estudo de viabilidade. Sobretudo com foco na indústria de alimentos. Muito bem, vamos à leitura!
O que é um estudo de viabilidade?
O estudo de viabilidade é o exercício capaz de avaliar as condições de lucratividade para uma nova empresa, produto, processo ou serviço.
São análises matemáticas estratégicas para priorizar quais produtos devem ser lançados e quais áreas têm maior potencial para cada segmento de cliente.
O nível de detalhamento do estudo dependerá de alguns fatores, como:
- Abrangência do serviço;
- Tempo de projeção desejado;
- Experiência do consumidor;
- Fatores externos, como se a concorrência é muito acirrada ou não.
Enfim, há uma infinidade de elementos que podem determinar se um estudo de viabilidade está correto ou não. Contudo, todo estudo passa por algumas etapas, vamos falar sobre elas.
Etapas do estudo de viabilidade
As etapas de um estudo de viabilidade são baseadas em como lançar o produto ou serviço.
1. Elaboração do projeto
A primeira etapa para testar a viabilidade de uma empresa consiste em saber o grau de aceitação dos clientes. Nesse estágio será preciso analisar mercadologicamente o ramo de atuação do que precisa ser diagnosticado.
2. Validação
Depois, as análises irão tratar dos aspectos que influenciarão a previsão de receita. Se o projeto indicar que haverá receita positiva então a viabilidade é atestada.
3. Análise do mercado consumidor
Nessa etapa deve ser feito um estudo do segmento de clientes para validar hipóteses.
Por exemplo, um empresário deseja abrir uma padaria em determinado bairro, é preciso compreender se isso é uma necessidade naquela região, ou se os consumidores já estão abastecidos do mesmo serviço por outros modos.
Vale ressaltar que essa etapa é feita por meio de perguntas e elas levam em consideração aspectos qualitativos e quantitativos. Normalmente são feitas na macrorregião onde se deseja implementar o negócio.
Com as respostas em mãos é possível cruzar as informações do questionário em busca de informações precisas que devem mostrar coisas como:
- Características presentes no mercado da região e desejadas pelos clientes;
- Preferências de compra;
- Modelos de embalagens (para produtos);
- Necessidades dos possíveis consumidores;
- Oportunidades do mercado consumidor;
- Ameaças de concorrentes.
Mas a análise de mercado para indústria de alimentos também aborda questões específicas, como:
- Viabilidade tecnológica para desenvolver novos produtos;
- Aceitação de novos sabores dentro de um mercado;
- Logística para a estocagem de produtos;
- Legislação necessária e regulamentação de todos os processos;
- Entre muitas outras questões específicas do setor.
Quais são as variáveis mais importantes?
Um estudo de viabilidade dita que devemos pesquisar e avaliar fatores, mas quais? Imaginamos que você já saiba que o sucesso ou o fracasso de um empreendimento depende unicamente dos KPI’s envolvidos em uma análise.
KPI’s são os indicadores chave de desempenho. Ou seja, as variáveis que determinam se um empreendimento está dando certo ou não.
KPI’s diferem de uma empresa para outra, o que é chave para uma padaria pode não ser (e normalmente não é) para um mercado. Vamos analisar agora quais são as variáveis importantes para um estudo de viabilidade.
As variáveis unânimes do mercado
Buscando rentabilidade a sua empresa precisará de investimentos e aplicações financeiras. Então, para proteger o seu negócio das flutuações do mercado vale considerar diversas variáveis financeiras no seu estudo de viabilidade.
Com elas você irá montar um Demonstrativo de Resultado e o Balanço Patrimonial, exigidos pelos bancos para aprovação de financiamento.
Esses dois indicativos são fundamentais, pois mostram a saúde financeira da empresa. Com eles você poderá traçar cenários e planos de ação, com o objetivo de equilibrar as contas e prever receitas de retorno. O que é importante para atrair até mesmo outros investidores.
Break Even (Ponto de equilíbrio)
É a receita necessária para cobrir os custos fixos e variáveis, ou seja, é quando a empresa precisa para “pagar a si mesma”. Cobrindo todos os custos, mas não gerando nenhum lucro.
Todo valor acima do ponto de equilíbrio é lucro, todo valor abaixo é prejuízo. Essa variável é usada em muitos modelos de estudos de viabilidade, pois relaciona a quantidade de produtos e serviços que devem ser vendidos para que o empreendimento dê lucro.
Capital de Giro
São os recursos necessário para o funcionamento da empresa. O capital de giro compreende a compra das matérias-primas, o financiamento das vendas e o pagamento das despesas.
Essa é uma projeção essencial em todo estudo de viabilidade, pois mostra quanto a empresa precisa de “combustível” para continuar “rodando”.
Elementos como: estoque inicial, caixa mínimo operacional, estoque máximo, gastos fixos, enfim, todas essas informações são calculadas com prazos médios de vendas, compras, estoques e a necessidade líquida de capital de giro em dias.
Payback
É o critério utilizado pelos investidores de uma empresa ou produto, também chamado de custo de oportunidade. Então, o Payback mostra em meses ou anos, quanto será necessário para que o lucro líquido se equipare ao valor investido.
VPL (Valor Presente Líquido)
É um método matemático utilizado para determinar o impacto dos pagamentos futuros, descontados os juros e o custo inicial.
Usa-se a premissa de que R$ 100,00 reais hoje possuem um poder de compra diferente de R$ 100,00 em 5 anos. Assim, o VPL mostra a projeção das entradas e o impacto delas ao longo dos anos.
Aproveite para ler em seguida o nosso texto sobre os cuidados necessários para produzir alimentos artesanais.
Comece o estudo de viabilidade medindo as receitas e as despesas
Há muito o que precisa ser dito sobre os estudos de viabilidade, mas as duas primeiras perguntas que os investidores fazem são: quando vou ganhar, quanto vou gastar?
Até mesmo os bancos, por meio de diversos programas e facilidades, fazem essas perguntas. Com muita etiqueta, com muito cuidado, mas fazem essas duas perguntas.
Então, depois do diagnóstico de estudo de mercado, você deverá fazer a projeção das despesas fixas e variáveis. E também desenhar cenários otimistas e pessimistas da receita alcançável.
Dica: conte com uma consultoria para te ajudar no estudo de viabilidade
Você deve ter percebido que um estudo de viabilidade traz inúmeros benefícios, tanto para empresa, quanto para os investidores e empreendedores. Contudo, também percebeu que essa é uma tarefa longa e precisa ser feita com muito cuidado e critério.
Nossa última dica é: conte com uma consultoria. Pois um grupo de profissionais poderá trazer toda a experiência do mercado para dentro da sua empresa, auxiliando, e muito, nas diversas etapas de um estudo de viabilidade.
Então, caso tenha se interessado em saber como podemos te ajudar com o estudo de viabilidade, entre agora mesmo em contato conosco para conversarmos sobre todos os pormenores desse assunto para a indústria de alimentos.