O protagonismo das embalagens de alimentos

Hoje, continuamos a série de textos em parceria com a FoodVentures.

Em junho, vamos abordar o tema da Importância  e Impactos das Embalagens para os Alimentos, e vamos conversar sobre a importância, aplicações e inovações na área de embalagens para a conservação de alimentos.

O texto dessa semana abrange questões relacionadas à inovação e protagonismo das embalagens utilizadas no mercado de alimentos.   

Aproveite a leitura!

Como as embalagens serão pensadas no futuro?

No último texto, trouxemos uma riqueza de informações sobre o papel da embalagem, sua importância na segurança, higiene, sustentabilidade e comunicação com o consumidor.

Mas como isso deve evoluir no desenvolvimento das embalagens no futuro? O aspecto de segurança deve ser ampliado e além de garantir a segurança do alimento ela deve garantir a segurança da marca. O desenvolvimento de tecnologias embarcadas nas embalagens já era uma realidade e deve aumentar muito com as grandes transformações pós-Covid.

Temos o exemplo do uso de chip NFC– uma tecnologia encontrada na maioria dos smartphones hoje, mesmo sistema que viabiliza pagamentos com celular por aproximação- sendo utilizados em embalagens de vinhos para garantir sua origem e se comunicar com o cliente além do rótulo.

Seu uso deve crescer com a necessidade de criar mais informações para o consumidor sem ter mais espaço no rótulo. Além do NFC, veremos também o crescimento de uso de blockchain e QRcodes.

Aproveite para ler em seguida o nosso primeiro texto: “Segurança e higiene das embalagens alimentícias

A embalagem conversando comigo?

A segurança é a principal função da embalagem, mas hoje ela tem que ajudar nas vendas também. A escolha de cores e padrão de marcas são muito importantes. 

Você deve lembrar muito do nome das pessoas nos produtos da Coca Cola. Naquele momento, a forma mais interessante de criar o marketing foi usar nomes comuns e, assim, popularizar e aumentar as vendas. Uma grande tendência da produção de alimentos é a customização ou personalização de produtos em escala. Para isso, as embalagens devem ser personalizadas também. 

Durante a pandemia, marcas conhecidas por produtos em larga escala de produção testaram suas ações padronizadas, por exemplo a Nestlé que criou a Nesqino. Uma marca que desenvolve produtos saudáveis personalizados para os clientes. Para criar um vínculo maior com o cliente, a embalagem também tem itens padronizados para que o cliente receba seu produto e existe um app que cria um vínculo entre a empresa e o consumidor.

E o papel da embalagem na poluição mundial? 

Uma das preocupações mundiais que a transformação do Covid trouxe a tona é o impacto ambiental da nossa cadeia de produção de alimentos. Além do tipo de produto e se ele é local, o consumidor está de olho também no impacto da sua embalagem, elas também podem ser uma grande aliada da empresa quando se trata de marketing. 

Uma das tendências que devem ampliar são o refil. Marcas já usam a campanha do refil para reduzir custos, reduzir impactos e engajar clientes para o re-uso das embalagens.

Centros de abastecimento de refil são criados dentro da loja, uma oportunidade de aumentar a divulgação. Além disso o refil faz com que o consumo e descarte das embalagens reduza muito nas casas. Tornando o espaço também um local de coleta, o que facilita a recuperação por parte das empresas

Quer saber mais sobre as tendências de sustentabilidade na área de embalagens? Confira também: “Saiu no NY Times: Ambev tem metas ambiciosas para diminuir poluição por plástico.

Porção família, casal e única. 

Outro impacto é o aumento do desenvolvimento de embalagens para padrões de consumo diferentes. No ano passado a indústria de leite, por exemplo, trouxe para o consumidor a possibilidade de comprar embalagens de 500 mL no lugar do padrão de mercado de 1000 mL.

Além de reduzir o consumo, o consumidor pode também evitar o desperdício de produto. Quantas vezes você não deixou azedar um leite na geladeira?

Outra indústria que vem adotando esse posicionamento é a indústria de bebidas alcoólicas. Seguindo a tendência da redução de consumo das novas gerações, as empresas ofertam as doses únicas como forma de manter sua relação de consumo consciente.

Além disso, embalagens que agradam famílias e reduzem a necessidade de fazer compras rotineiras devem crescer no curto prazo. Exemplo o aumento de embalagens de catchup nos mercados, embalagens de tamanhos antes encontrados apenas no atacado.

O impacto da pandemia no setor de embalagens

Como dissemos no último texto, as embalagens que não forem bem desenvolvidas  para evitar que os produtos usados na higienização entrem em contato com o interior da mesma, podem provocar uma contaminação do produto contido em seu interior e prejudicar a qualidade e segurança do alimento.

Além disso, com esse novo processo de sanitização, toda essa inovação embarcada, como NFC e QRCodes, devem sobreviver ao novo processo de limpeza. Mesmo que esse procedimento acabe, a preocupação com a limpeza permanecerá por um bom tempo na relação com o consumo. Última vez que houve um impacto como esse foi a relação da limpeza das latas antes de beber, hoje esse procedimento ainda é amplamente adotado.

Por isso, é importante que as empresas, mais do que nunca, prestem atenção nos novos hábitos dos consumidores e busquem fazer com que a suas embalagens continuem atendendo as principais demandas de mercado, mas também se adaptem às novas necessidades que estão nos detalhes.

Não deixe de conferir: “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: como colocá-los em prática


Você já percebeu quantas embalagens estão presentes na sua casa? Embalagens sempre foram  importantes para você? Que tipo de embalagem você gosta? Como seu cliente ideal pensa e o que ele procura em uma embalagem?

Semana que vem traremos mais conteúdo sobre embalagens e suas aplicações!

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