Você sabe, afinal, o que é um fluxograma de produção?
O fluxograma de produção é uma ferramenta fundamental para uma indústria, pois permite conhecer todo o processo como um todo.
Mas, para isso, é importante ter em mente que ele precisa ser bem feito e, ao mesmo tempo, ser completo e sucinto para que todos entendam, desde os diretores até os operadores.
Neste post, você vai entender melhor o que é essa ferramenta, além de compreender melhor os motivos de ser tão importante.
Confira!
E depois não deixe de ler: “Projetos Sustentáveis: sua empresa deve investir neles?“
Como montar um fluxograma de produção?
O fluxograma é formado por símbolos que permitem a fácil identificação das etapas dos processos produtivos, como início, fim, decisão, fluxo, e são eles que nos ajudam a entender quando cada pequena etapa acontece.
Esses símbolos sofrem variações dependendo da empresa, e os diagramas podem ser rabiscos simples e desenhados à mão ou mesmo diagramas profissionais com detalhes expansíveis e produzidos através de algum software.
O mais importante no momento da criação do fluxograma de produção é ter um grupo diverso.
Isso quer dizer que o ideal é contar com pessoas dos mais diversos níveis dentro da empresa, desde o operador, que conhece o processo por dentro, até o diretor, que conhece o processo como um todo.
Dessa forma, ao fim teremos um grupo bem heterogêneo e conhecedor do processo, de todas as subetapas, com ligações externas com a área de qualidade ou o próprio cliente, por exemplo.
Clareza e funcionalidade de um fluxograma de produção
É importante tomar cuidado para não acabar criando subetapas que não serão necessárias, podendo criar um fluxograma de produção com informação demais e confuso, dificultando o entendimento.
Nesse caso, alguém de fora do grupo pode ser consultado para verificar se o fluxograma está claro o suficiente e sugerir melhorias.
É impossível saber o que cada um vai poder agregar ao projeto até o momento de sua criação em si, então esteja ciente de que mudanças são normais e, muitas vezes, necessárias, não só de pessoal, como do local também.
Tenha em mente que uma reunião não precisa ter um clima tenso. Muitas vezes, uma conversa dinâmica ou um café pode ajudar a envolver e estimular os colaboradores a demonstrarem seu lado criativo.
O mais importante, de fato, é que o fluxograma seja o mais claro e funcional possível, e não apenas algo para ficar exposto ou para cumprir requisitos da norma, que depois ninguém vai realmente colocar em prática, ok?
O propósito dele é realmente facilitar futuras mudanças do processo, como a criação de etapas intermediárias, e auxiliar em futuros projetos baseados no processo atual.
Confira também: “O Que Envolve a Criação de um Produto.“
Qual a importância de um fluxograma de produção?
Sabemos que, para que uma empresa esteja constantemente com um desempenho satisfatório, é preciso identificar suas falhas de produção para formular e implantar melhorias contínuas que irão otimizar as atividades que têm impacto no produto final.
Essa é a única forma de melhorar os processos: encontrando o problema e dando uma solução para ele.
Assim, o fluxograma de produção é um recurso de gestão necessário para identificar e otimizar os processos do seu negócio, do começo ao fim.
Todo o processo de uma indústria corresponde a um conjunto de atividades ordenadas, cujo objetivo é gerar um produto ou serviço que agregue valor para o cliente e, consequentemente, para a empresa.
O fluxograma de produção é uma forma de gestão e organização de todas as fases da produção a fim de torná-las mais eficazes.
O objetivo é estabelecer uma organização através da classificação das etapas, evitando processos dispersos que causam atrasos e prejuízos.
Esses atrasos podem se dar até mesmo por uma confusão entre as responsabilidades de cada colaborador, causando um problema que pode ser evitado através dessa organização clara.
Um negócio que tem a gestão estruturada possui o suporte mais do que ideal para realizar mais e ser reconhecido por desenvolver os melhores projetos.
Depois não deixe de conferir: “Layout de fábrica: otimizando sua indústria de alimentos.“
Benefícios do fluxograma de produção
Se os processos da sua empresa estão mal definidos e desorganizados, toda a eficácia da produção é colocada em grande risco.
Pode parecer coisa pequena, mas a falta dessa organização pode gerar queda de produtividade, desmotivação dos colaboradores, repetição de tarefas e, assim, uma consequente perda de tempo e dinheiro.
É para evitar isso que existe o fluxograma de produção.
Essa ferramenta visa garantir que haja um aumento de qualidade e pontualidade de produção da empresa, organizando as etapas para se atingir um desempenho melhor.
O fluxograma de produção é o que permite aos gestores:
- Identificar os gargalos de produção;
- Delimitar, com clareza, os responsáveis por cada etapa produtiva, atividade ou processo;
- Estimar recursos, mão de obra, insumos e tempo necessários para a produção;
- Definir os padrões dos procedimentos da gestão e do operacional;
- Estabelecer listas de verificação de produção;
- Definir e revisar funções, responsabilidades e autoridades entre os colaboradores;
- Determinar atividades que necessitam de registros e formulários determinados;
- Eliminar o retrabalho, as atividades redundantes e desnecessárias e as tarefas de baixo valor agregado.
É a partir do fluxograma de produção que o gestor da empresa consegue finalmente ter uma visão ampla, realista e atualizada das potencialidades e fraquezas das empresas.
É importante enxergar os problemas e, principalmente, querer fazer isso. O medo de encontrar falhas muitas vezes acaba fazendo com que algumas atitudes sejam adiadas, e isso, sem dúvida, não traz bons resultados.
Finalmente, com todos esses dados essenciais coletados, é possível elaborar planos de ação assertivos para a otimização da produção.
Devemos também ressaltar que o fluxograma de produção é uma atividade realizada pelo diálogo e baseada no conhecimento dos próprios analistas.
Por esse motivo, é importante que cada colaborador envolvido tenha total domínio do negócio e das tarefas que desempenha, tendo consciência do impacto do seu trabalho e de suas responsabilidades.
Essas foram algumas dicas sobre a ferramenta fluxograma de produção. Gostou desse artigo? Confira também, no nosso site, o conteúdo que trata sobre a fabricação de alimentos!
Agora, que tal conferir mais sobre os projetos de otimização e fluxograma do GEPEA? Entre em contato conosco. Estamos sempre disponíveis para te auxiliar.