Inovações e lançamentos de 2020 para o Natal

Seguindo a parceria entre GEPEA e a Food Ventures, este é o primeiro texto de Dezembro com o novo tema “Impacto das festas de final de ano no setor alimentício”. Hoje, abordaremos o tema de inovações e lançamentos de 2020 para o Natal.

A parceria entre o GEPEA  e a Food Ventures visa criar um conteúdo rico. O intuito é trazer a visão de negócios da Food Ventures em conjunto com a visão acadêmica da Empresa Júnior. 

Aproveite a leitura!

A cultura da ceia de Natal

Sabe-se que é da cultura, não só brasileira, mas também mundial, a realização de encontros na noite de natal e realização de uma ceia. Acima de tudo, ela encanta pelos pratos de comida sofisticados e típicos desse período do ano. Na maioria das vezes ela é associada diretamente à última Ceia de Cristo, feita junto aos discípulos horas antes da crucificação. Apesar desse fato histórico, atualmente seus significados vão muito além dos religiosos.

Para a maioria das famílias do Brasil o Natal é um momento de confraternização com a família, os amigos e também sinônimo de uma mesa farta, decorada e recheada de comidas típicas deliciosas do período. Em nosso país os alimentos usados na Ceia são bem diversificados, incluindo, por exemplo, o peru assado, rabanada, frutas secas, panetone, leitão e salpicão.

Impacto da pandemia

No ano de 2020, em meio a pandemia do coronavírus enfrentada, novas estratégias e soluções para a comemoração do natal terão que ser criadas e reinventadas. Com isso, estamos vendo diversas inovações e lançamentos dentro dessa área. Especialistas acreditam que neste ano teremos reuniões menores. Com isso, a tradição de reunir toda a família e amigos, que vem de vários lugares, provavelmente ficará para o ano que vem. 

Neste natal a tendência é que as confraternizações sejam pequenas, com menos pessoas em uma ceia. Sem os gastos com viagens de fim de ano, provavelmente este valor irá migrar para outras coisas, como a própria ceia, por exemplo. Acredita-se que o consumo de alimentos e bebidas cresça ainda mais neste fim de ano.

Inovações e lançamentos para 2020 

O cenário econômico de 2020  é difícil, mas as mudanças devido à pandemia podem impactar positivamente o varejo de produtos para a ceia de Natal . Essa é a expectativa das marcas, que mesmo com dificuldades de produção e logísticas durante o ano, decidiram lançar novidades para o fim de ano.

Acredita-se que mais confraternizações acontecerão, mas cada uma delas com menos pessoas reunidas: teremos mais ceias acontecendo devido à impossibilidade de reuniões maiores. Dessa forma, já foi alegado por diversos empreendedores do setor de alimentos que é previsto  um aumento na compra de produtos tradicionais da época – como o Chester e Peru.  

Nesse contexto, lançamentos para o período de festas do final de ano estão sendo muito pensados para surpreender os consumidores e conseguir lucrar mais em um ano tão complicado.    

Além das novidades nas linhas de produtos salgados, o setor das sobremesas também decidiu inovar. Para 2020, as marcas trazem grandes novidades em seus lançamentos: o panetone salgado promete ser uma boa até para o café da manhã.  

Ações de empresas nesse Natal

A marca Abbraccio lançará um Panettone Salgado de Cerveja, o qual traz a cerveja Stella Artois na massa. Junto da cerveja, o Panettone contará com parmesão e um mix de temperos exclusivos do Abbraccio. 

                        Panettone Salgado do Abbraccio e Stella Artois (Abbraccio/Divulgação)

Além dos lançamentos de panettones de churros, chocolate com avelã e em versão mini no ano passado, a marca  Bauducco chega no natal de 2020 trazendo novidades. 

De acordo com Juliana Corá, Grouper de Marketing da Bauducco, a marca traz para esse ano renovação das embalagens, novos sabores, com o lançamento da linha Bites e o plano de comunicação robusto no digital. A Bauducco fez parcerias com influenciadores digitais e entrou no aplicativo TikTok, adaptando-se a algo que ficou muito evidente nesse ano: trazer visibilidade do setor de alimentos através das tecnologias.

      Fonte: https://www.3talheres.com.br/bauducco-lanca-panettone-e-chocottone-bites-com-desafio-no-tiktok/

A tecnologia inovando no Natal de 2020

Tendo em vista a importância das redes sociais e comércio online, principalmente agora em 2020, não foi só a Bauducco que  inovou no meio digital. A chegada de uma inesperada pandemia fez muitos entrarem de vez nas compras online e no delivery, apostando em algumas horas de pesquisa na internet atrás dos melhores preços, prazos de entrega e formas de pagamento.

Como exemplo, pode-se ver que a Nestlé apostou em fazer lives mostrando receitas para o Natal. Grandes redes como o  Pão de Açúcar e o Extra investem na venda dos itens de fabricação própria por e-commerce.

Leia também: “Como a indústria de alimentos tem se adaptado ao novo contexto? 

 

Acesse nossas redes sociais para mais informações e não percam os próximos textos dessa parceria! 

Mas conta para nós o que achou sobre esse conteúdo e o que vem percebendo nesse novo contexto que estamos inserido. Quais as inovações ou lançamentos para as festas de fim de ano você já viu? Quer desenvolver alguma? 

Entre em contato conosco para conversar e trocar experiências, e saber mais sobre nossos serviços e como podemos o ajudar.

Veja
Também

plugins premium WordPress