Quando falamos em utilização de insetos no setor alimentício, pensamos logo em países asiáticos. A culinária no Ocidente, entre muitos outros pratos típicos, é conhecida pelo uso de insetos, principalmente na China.
Mas você sabia que a utilização de insetos no ramo alimentício tem se tornado tendência em muitos países europeus e até mesmo no Brasil? Isso não é um fato como já está sendo chamada de “a comida do futuro”.
Para saber mais sobre essa tendência, continue a ler este artigo que te contaremos os detalhes dessa novidade.
De onde surgiu a ideia de utilizar insetos na alimentação?
Com o número cada vez maior de pessoas habitando o planeta, alguns recursos começam a ficar escassos e se tornarem um problema. Todos nós já vimos obras fictícias distópicas que retratam esse tema que acabam nos assustando com essa apreensão.
Na vida real, a ONU já está realizando debates e propondo soluções nesse sentido. Ela estima que atualmente, aproximadamente, 1 bilhão de pessoas sofram de desnutrição e a tendência é que esse número aumente.
Países como a China que já consomem culturalmente insetos, tiveram essa ideia a partir da necessidade de alimentar uma população pobre e carente de acesso a outros tipos de alimentação.
Desse mesmo ponto surge o estímulo da ONU ao crescimento de empresas que tenham como foco a criação de insetos para fins alimentícios.
Por que a ideia de utilizar insetos no setor alimentício está em alta?
Apesar de essa tendência ser algo bastante atual no Ocidente, mesmo aqui as pesquisas e desenvolvimentos da alimentação à base de proteínas de insetos já existem há muito tempo.
Os insetos são fontes de proteínas muito ricas, além de não possuírem carboidratos e terem uma taxa de gordura e colesterol muito baixos. Isso os torna mais ricos e saudáveis do que a carne bovina, por exemplo.
Sabe-se que a carne bovina possui algumas desvantagens como a quantidade de recursos hídricos e o desmatamento, pontos estes que não seriam problemas nas culturas de insetos, sintonizando com a tendência dos consumidores de maior preocupação com o meio ambiente.
Com a preocupação crescente do mercado consumidor com o meio ambiente, a substituição mesmo que parcial desse consumo é algo que vem chamando atenção.
O que é a alimentação utilizando insetos?
Essa ideia parece estranha a muitas pessoas que pensam logo no inseto inteiro. Tem sim produtos alimentícios nesse formato, como os grilos desidratados, mas não necessariamente você precisa o ingerir diretamente.
Os grilos, por exemplo, são matéria-prima para uma farinha que pode ser usado normalmente em qualquer tipo de massa, alimento e até mesmo utilizada em vitaminas e suplementos alimentares. Portanto, o consumo dos insetos pode ser feito em muitos formatos.
Essa tendência veio para ficar?
Pensando nos esforços da ONU para tentar solucionar não só os problemas de desnutrição que existem, mas também os que estão por vir, podemos pensar que essa tendência irá sim se desenvolver no mercado.
Além disso, é um mercado vantajoso, por demandar um espaço menor, a reprodução acontece de maneira mais rápida, a emissão de gases poluentes é menor e é mais barata.
Isso somado ao rico quadro proteico e a real necessidade de solucionar os problemas de desnutrição no mundo, nos faz afirmar que a alimentação à base de insetos se tornará uma realidade no mercado antes do imaginamos.
O que você acha sobre a utilização de insetos nos alimentos? Você comeria os insetos inteiros? Para saber mais sobre as tendências de mercado, entre em contato conosco.