Você já teve vontade de desenvolver um novo alimento? Ou de começar a empreender no ramo alimentício? Já pensou em lançar um produto alimentício no mercado?
Mas ficou perdido sem saber quais os primeiros passos?
Se as respostas forem “sim”, então este artigo é para você! O foco é abordar quais os principais pontos que você deve considerar para trilhar este caminho com sucesso.
Vem com a gente!
A indústria alimentícia
São exemplos de produtos alimentícios: arroz, feijão, farinha, leite, frutas…
Traduzindo: tudo aquilo que mais consumimos em nosso dia a dia.
Desse modo, fica fácil concluir que a indústria de alimentos no Brasil possui um grande destaque no que diz respeito ao cenário econômico – nacional e, também, internacional. Ou seja, temos uma certeza: o mercado é competitivo.
Portanto, quem busca trabalhar nesse ramo precisa, sem sombra de dúvidas, conhecer o mercado e saber inovar.
Primeiro passo: saiba quais são os desejos do mercado consumidor
Se você deseja lançar um produto alimentício no mercado, a primeira coisa que deve surgir em sua mente é que o lançamento de um produto deve estar de acordo, em menor ou maior grau, com as tendências atuais de consumo.
O que isso quer dizer? Significa que para começar do zero é necessário avaliar o perfil alimentar de nós, brasileiros, nos últimos anos.
Isso pode ser realizado a partir de pesquisas e estudos.
Como guia de auxílio, indicamos a pesquisa anual do Brasil Food Trends (neste hiperlink, 2022). Isto porque eles realizam um estudo e compilam um documento com tudo (ou quase tudo) aquilo que foi apurado.
Com isso, é mais tranquilo entender como o mercado de consumo atua.
Estabeleça o seu público-alvo
Após entender como o mercado de consumo funciona, o próximo passo é estabelecer qual será o seu público-alvo.
Isso significa que você deve filtrar quem serão os destaques do seu trabalho. Ou seja, faça a seguinte pergunta: quem EU desejo atender mais? Claro, pode ser mais de um, se assim desejar.
Assim, você descobrirá o perfil sociodemográfico – por exemplo, gênero, estado civil, profissão, etc. Além disso, também vai conseguir traçar o perfil comportamental, como por exemplo, os principais valores e hábitos dos consumidores.
Para tanto, primeiro sugerimos que você determine o grupo.
Em sequência, estude ele com maior detalhe, analisando as principais preferências.
Até porque, no processo de desenvolvimento de produtos alimentícios é necessário que os seus objetivos estejam claros. Dessa forma, será mais fácil lançar o seu alimento.
Chuva de ideias
O Brainstorm, entendido como “Chuva de Ideias”, é uma atividade desenvolvida para explorar a criatividade de um indivíduo ou de um grupo.
Logo, é um momento especial e essencial para construir o seu futuro empreendimento.
Nesta etapa é fundamental você analisar as esferas gerais e, em sequência, os pontos principais.
1 – Seleção de ideias gerais
Neste momento você já deverá ter 02 pontos definidos: o conhecimento sobre os desejos do mercado consumidor e estabelecimento de seu público-alvo.
A partir de então, se inicia a etapa de montagem dos interesses futuros (os possíveis nomes, embalagens, modo do produto e etc.).
Entretanto, nós avisamos: neste ponto você precisa apresentar mais de uma opção sobre cada componente de seu empreendimento.
A partir disso, estas ideias serão debatidas e definidas.
2 – Momento de filtragem das ideias
Nesta etapa você irá escolher quais OS DESTAQUES dentre as opções apresentadas no tópico anterior.
Ou seja, se há várias sugestões de nomes, aqui você vai escolher um. Se tiver várias possibilidades de embalagens, você irá definir apenas uma. E assim por diante…
Uma observação importante sobre o produto alimentício em si, veja:
Estamos conversando sobre produto alimentício, ou seja, um ramo de alimentação. Dessa forma, é necessário que você dê uma atenção em dobro a composição do produto, ainda que o seu objetivo não esteja na esfera de produtos considerados “light” ou, no geral, “saudáveis”.
Afinal, a responsabilidade nunca pode estar ausente. Não é?!
Com base nisso, afirmamos que é extremamente essencial verificar se a proposta do produto está de acordo com o que é permitido pela ANVISA e demais normas da saúde, antes de lançar no mercado de consumo.
Citemos um exemplo: a importância dos rótulos nutricionais, principalmente se o seu produto estiver no rol de obrigatoriedade.
Para isso, sugerimos a leitura do artigo Tabela Nutricional: o guia com o que você precisa saber, aqui em nosso site.
Além disso, todos os produtos alimentícios devem possuir um “Manual de boas práticas” que precisa estar sempre disponível às autoridades sanitárias, caso seja solicitado.
Fase de validação
Com todo o planejamento finalizado e o esqueleto pronto, começa a sua nova etapa: fase de validação.
É dada a hora de testar o produto antes do lançamento!
Como? Bem, sugerimos que você já tenha noções de todas as características do seu produto, como formulação, embalagem e rótulo. A partir disso, deverá encaminhá-lo às pessoas mais próximas a você para testagem.
Elas irão consumir e analisar o seu produto por dentro e por fora (gosto, cheiro, aspecto, fisionomia, qualidade de embalagens etc.).
Claro, o essencial nesta fase são os feedbacks.
Ou seja, com retorno dos seus consumidores iniciais você poderá ter o primeiro contato com elogios e críticas para saber se será necessário mudar.
Nessa fase todo detalhe é importante, portanto, nós aconselhamos que você passe o tempo que for necessário neste processo.
Para algo mais elaborado, tomando como base estudos estatísticos, conte com o GEPEA para a realização das análises sensoriais com os consumidores.
Finalmente, quando se considerar pronto, é hora de colocar o produto a venda!
Está com tudo pronto? Hora de inserir no mercado!
Dica 01. Invista em mercados menores:
Via de regra, as grandes redes de supermercados já possuem fornecedores fixos. Diferentemente dos mercados menores ou locais, já que costumam ser mais abertos a novos experimentos e parcerias.
Dica 02. Ofereça uma consignação:
Pense com a gente: você aceitaria qualquer pessoa que te oferecesse um produto alimentício? Ainda mais sabendo que estará sob sua conta e risco? Muito provavelmente, não.
Portanto, indicamos o oferecimento de prova e, também, a denominada “parceria de fornecimento”.
A parceria de fornecimento ocorre ao você deixar algumas amostras de seu produto no mercado para testagem de vendas. Em troca, o dono do mercado apenas deverá pagar por aquilo que efetivamente vender.
Marketing e lançamento
Neste momento o seu produto já está finalizado e, seguindo nossas dicas, nas prateleiras de mercados.
Mas vamos tentar ir além? Não aconselhamos você a se limitar no básico.
Ainda que o seu produto esteja já a venda, a melhor forma de divulgá-lo é usando as estratégias de marketing. Assim, as chances de aumentar o seu público – ou, melhor, consumidor – expandem.
Para isso, sugerimos folhetos entregues em lojas e, o principal da atualidade: divulgação em redes sociais.
Perca a sua vergonha! Utilize a internet a seu favor: poste vídeos e fotos do seu trabalho e deixe todo mundo com água na boca querendo experimentar o seu produto.
Até porque, do clássico ao atual, vale tudo para realizar o nosso sonho. Não concorda?
Conte com o GEPEA para lançar seu produto alimentício
Já pensou em tornar tudo isso ainda mais fácil? Conte com a gente para saber como lançar um produto alimentício no mercado!
Nossos serviços podem te auxiliar da ideia à elaboração do produto, até ele chegar às prateleiras. Tudo isso com profissionalismo e qualidade.
Entre em contato para saber mais!