Salada de pote: guia completo de como produzir e armazenar

Você sabia que a salada de pote é uma ideia saudável e super prática para o almoço ou jantar?

Essa técnica está se popularizando cada vez mais entre diferentes públicos, não apenas por ser de preparo rápido, mas por acrescentar benefícios à saúde de maneira simples. 

Neste post, você vai conhecer mais sobre esses benefícios, além de aprender como produzir e armazenar corretamente a salada de pote.

Ficou curioso? Continue lendo!

Os benefícios da salada de pote

Quando chegamos em casa após um dia exaustivo, principalmente no verão, já não temos forças para nada além de tomar um banho e cair na cama. Dificilmente haverá ânimo para preparar uma refeição saudável.

É nesse momento que muitas pessoas cometem o erro de pedir uma pizza ou um hambúrguer quando, na verdade, um lanchinho leve seria mais adequado e satisfatório.

Ou ainda, muitos optam por aquele preparado congelado do freezer, que basta colocar no micro-ondas e já está pronto.

Entretanto, hoje em dia, a alimentação não se baseia apenas em praticidade. Mesmo para quem tem dias corridos e preza por facilidade, a qualidade dos alimentos e a saúde têm muita importância.

Isso significa que o consumidor quer uma alimentação saudável e prática.

Isso porque muitas pessoas entendem a importância de se alimentar bem e buscam alternativas que consigam aliar essas vantagens nutricionais com seu estilo de vida.

A salada de pote representa esses benefícios com excelência

Além de ser prática, pois em um dia podem ser preparadas saladas que duram até 6 dias em refrigeração, o valor nutricional é preservado, o preparo é super-higiênico e ela ainda pode ser carregada na bolsa térmica para o trabalho!

A salada ainda tem diversos nutrientes, pois contém verduras e legumes diversos. Esses alimentos possuem micronutrientes, vitaminas (A, B, C, K) e minerais (ferro, fósforo, potássio) e, em geral, são fonte de fibras alimentares.

Essas fibras auxiliam na saciedade do indivíduo. Seu consumo é estimulado não só para ter uma alimentação equilibrada, mas também como forma de reduzir o risco de algumas das principais doenças crônicas atuais. 

As fibras presentes nesses alimentos podem reduzir o consumo energético diário do indivíduo e, com isso, auxiliar no processo de emagrecimento e no tratamento da obesidade

Dessa forma, contribuem para reduzir o risco de ocorrência de doenças cardiovasculares, diabetes e hipertensão. 

Outra contribuição bem importante das fibras é na questão do auxílio ao funcionamento do intestino e na redução da constipação.

Maravilhoso, não?

O que não se pode esquecer é que, ainda que simples, esse é um processo que envolve preparação de alimentos e, consequentemente, muitos cuidados.

A seguir, você verá como preparar a salada de pote e a quais cuidados deve estar atento.

Como preparar salada de pote corretamente

Agora você vai aprender os passos para preparar uma salada de pote, tomando os cuidados necessários para preservar os alimentos e evitar contaminações.

  1. O pote

O pote é o primeiro item ao qual você deve dar atenção para o preparo e armazenamento da salada.

Ele deve ser de vidro, pois é a opção mais ecológica e que vai conservar melhor os alimentos, deixando-os fresquinhos até o momento do consumo. Além disso, por ser mais fácil de limpar, evita manchas e cheiros desagradáveis.

Outra vantagem é que o vidro é livre do Bisfenol A, composto químico utilizado na produção do plástico que pode deixar resíduos prejudiciais à saúde nos alimentos.

Para utilizar o vidro, você deve, antes de tudo, retirar o rótulo, se tiver, e observar se o pote tem alguma rachadura ou sinal de ferrugem na tampa. Ao menor sinal desses probleminhas, dispense a embalagem. O pote precisa estar perfeito para ser utilizado.

Além disso, você precisa esterilizá-lo para evitar a proliferação de bactérias. 

Para isso, você deve forrar uma panela com um pano novo ou que esteja bem limpo e colocar o pote dentro (evitando que a boca da embalagem entre em contato com o fundo da panela). Em seguida, deve encher de água, deixando levantar fervura. Depois, deixe o pote escorrer em cima de um papel toalha, sem secar com pano.

Opte por frascos de boca larga, mais fáceis de preencher e que facilitam o consumo neles mesmos. O ideal é que sejam grossos, assim serão mais resistentes e mais seguros para levar para outros lugares.

Assim que os potes secarem, estarão prontos para uso. É importante, sempre que terminar de usar o pote, lavá-lo com sabão, esfregando e enxaguando bem todos os cantinhos, inclusive da tampa.

Depois, deve-se secar bem e guardar o pote no armário, de preferência sem tampa, para poder ventilar. Quando for reutilizá-lo, você pode lavar novamente se achar mais seguro.

  1. O molho

Para começar a montar sua salada de pote, você deve preparar o molho.

Ele será o primeiro item da sua composição, ficando no fundo do pote. Ao longo dessa lista, você entenderá melhor como cada ingrediente da salada de pote tem sua função e ordem, portanto, preste atenção.

O molho pode ser de sua preferência. Podem ser molhos variados para não enjoar, à base de iogurte, azeite, limão, como você achar melhor.

Uma opção supergostosa é usar meia xícara de azeite com meio limão e meia xícara de manjericão, acrescentando ainda alho picado, se for de sua preferência e gosto.

  1. A segunda camada

A segunda camada, após o molho, é aquela que terá os alimentos mais densos e que não vão murchar por ficar em contato com ele.

Exemplos de alimentos recomendados: vegetais, queijos brancos em pedaços, cenoura, pepino, rabanete, cebola, grão de bico, ervilha, lentilha, palmito, tomate cereja (que não libera tanta água como o comum), entre outros.

  1. A terceira camada

Para essa camada, há duas opções.

Para quem quer incrementar a salada de pote com alguma proteína, esse é o momento. Os mais indicados, e que ficam bem gostosos, são atum, frango em cubos ou carne desfiada. 

Ou então pode já partir direto para algum carboidrato, como batata-doce, abóbora, ou ainda alguma massa integral.

  1. Quarta camada

Agora vem a finalização da sua salada de pote. 

Nessa camada, você pode adicionar as folhas, como alface, agrião, acelga. Ou, se preferir um toque agridoce, alguma fruta.

Viu como é fácil montar uma salada de pote? Essa estrutura é apenas uma sugestão, pois os alimentos podem variar. O importante é estar atento a como eles serão colocados no pote para que fiquem fresquinhos até o momento do consumo.

Para as saladas de pote com proteína, o ideal é que sejam consumidas em até 3 dias. Já as sem, podem ficar até 6 dias na geladeira.

Lembrando que o pote com boca larga será melhor na hora de ajeitar os alimentos lá dentro, e que a higiene é a base para a conservação dos alimentos.

Bem simples de montar e com o sucesso que vem fazendo, a salada de pote se mostra ótima para consumo próprio e também um ótimo investimento. 

Está pensando em vender salada de pote, mas ainda tem dúvidas? Conheça nossos serviços!

Veja
Também

plugins premium WordPress