Layout de fábrica: otimizando sua indústria de alimentos

Encontrar o layout de fábrica ideal é importante para aumentar a eficiência e a organização na produção. O tipo correto de layout dependerá inteiramente da dinâmica desejada na linha de produção.

Hoje mostraremos quais são os principais tipos de layout e como garantir que a sua fábrica desenvolva a solução perfeita para o seu caso, utilizando as melhores técnicas.

O layout de fábrica customizável

Esse é aquele que pode ser adaptado aos vários tipos de produção. Note que as fábricas customizáveis são criadas já na concepção do projeto, pois um layout deste tipo não é fácil de ser implementado.

Para que a solução seja funcional o layout dito customizável não é inteiramente “solto”. A fábrica, na realidade, funciona com alguns modelos padronizados de modificações na linha de produção.

Em outras palavras, um layout customizável possui “formas” pré-estabelecidas que são respeitadas, de acordo com o que será produzido na fábrica.

Já que o assunto tem tudo a ver com alimentos, por que não conferir os mitos e as verdades sobre os transgênicos?

Tipos de layout fixos

Existem diversos tipos de layouts fixos desenvolvidos para a linha de produção. Os três principais são:

  • O layout linear (ou por produto): neste modelo o produto é movimentado entre as máquinas e os postos de trabalho fixos. É o modelo inicial das linhas de montagem, ainda muito usado na produção de automóveis;
  • Layout funcional (ou por processo): muito utilizado quando são fabricadas peças com fluxos de produção diferentes envolvendo os mesmos equipamentos. Ou seja, quando as máquinas são usadas para produzir de maneira não regular peças diferentes;
  • Layout posicional (ou fixo): invertendo a lógica do layout linear, no posicional o produto permanece fixo enquanto as máquinas e os colaboradores se movimentam executando as tarefas de produção. Layout usado para desenvolver equipamentos enormes como navios e aviões.

Como desenvolver um bom layout de fábrica (método visual)

Existe uma técnica simples e – apesar de soar caseira – bastante utilizada no momento de estudar qual é o layout de fábrica ideal para a sua empresa.

Será preciso usar uma placa de isopor e papel cartão: nos isopores serão fixadas as máquinas (em papel), assim como as bancadas, estoque de materiais e de produtos e outros elementos envolvidos no processo de produção.

Depois, usando alfinetes e linha colorida, é feita a representação dos fluxos de materiais e peças entre as máquinas. Esse estudo simples mostra em quais máquinas um maior número de peças está sendo processada.

Onde houver uma concentração acentuada de linhas, significa que o layout precisa ser mudado para que as peças possam fluir melhor entre as máquinas.

Lembre-se de respeitar as distâncias mínimas exigidas entre as máquinas (normalmente esse valor está presente no manual das próprias máquinas) e tenha cuidado também para considerar os espaços destinados à movimentação e estocagem de materiais e produtos.

Como desenvolver um bom layout de fábrica (usando o Planejamento Sistemático de Layout – PSL)

Claro que a solução de um layout de fábrica também pode ser feita por meio do PSL. Essa é uma metodologia desenvolvida para auxiliar empresas na montagem das suas fábricas.

O Planejamento Sistemático de Layout é feito basicamente em quatro etapas desenvolvidas para ajudar na identificação dos componentes cruciais em uma linha de produção:

  • A primeira etapa é a localização e a escolha da área: o local é identificado e a escolha onde a fábrica será estabelecida é feita;
  • ​A segunda etapa é denominada arranjo físico geral: são usadas fitas e outros elementos para demonstrar a organização geral correspondente ao projeto das diversas áreas que farão parte do layout de fábrica;
  • ​A terceira etapa é o arranjo físico detalhado: quando todos os equipamentos são instalados nos locais estabelecidos na etapa anterior;
  • ​A quarta e última etapa é a da implementação: são cuidados dos detalhes inerentes ao processo de implementação do que foi planejado. Podendo incluir a parte financeira, o deslocamento de maquinário, os equipamentos, enfim, todos os detalhes.

Aproveite também para ler também o nosso artigo “Shelf life: 6 fatores que influenciam a validade do seu produto“.

Existe layout de fábrica inadequado?

Não é tão difícil saber se o layout de uma fábrica está inadequado. O melhor teste consiste em avaliar se a produção sofre dificuldades, como:

  • Desorganização;
  • Fluxo interrompido constantemente;
  • Má distribuição de equipamentos (setores inchados);
  • Estoques intermediários (quando o produto não consegue chegar até o estoque correto);
  • Reclamações constantes dos colaboradores em termos de dores ou cansaço excessivos;
  • Implementação de máquinas modernas que não surtem efeito desejado na produção.

A lista acima poderia conter ainda muitos outros itens. De todo modo, em geral, estes são os principais sintomas de uma empresa que sofre com um layout de fábrica inadequado.

Uma produção deve funcionar sem “lombadas na estrada”, isto é, sem complicações. Se a sua linha de montagem estiver constantemente sendo interrompida ou gerando uma desorganização fora de controle, é hora de repensar a gestão aplicada no seu layout.

Como levar adiante um projeto de layout?

Antes de mais nada, será preciso passar um bom tempo no chão de fábrica e assim ser capaz de entender cada detalhe das operações. Aqui a regra dos 80/20 entra em vigor.

Ela diz que você vai gastar 20% do tempo para resolver 80% dos problemas. Parece ótimo? Mas você também vai gastar 80% do tempo para identificar e eliminar os 20% restantes.

Com isso em vista, lembre-se sempre: a diferença entre um projeto comum e um estudo de qualidade é o cuidado aos detalhes.

Você pode resolver muitos problemas rapidamente (80% deles), mas depois será preciso um esforço grande na adequação dos detalhes. Lembre-se que o ouro está nos detalhes.

Encontrar o ponto perfeito em um layout de fábrica necessita da atenção de uma pessoa detalhista e realmente concentrada nos resultados.

Depois disso, elaborar o projeto perfeito para é apenas uma questão de colocar no papel os conhecimentos que já se tem na prática.

O melhor modo de desenvolver um projeto perfeito está em dedicar tempo no chão de fábrica. Saber cada detalhe de cada equipamento, entender bem os processos, conversar com os líderes de equipes e também ouvir todos os colaboradores.

Afinal, quem está envolvido no processo de produção poderá lhe ensinar muito. Então, pode ser fundamental contar com uma consultoria especializada.

Esperamos ter respondido muitas dúvidas sobre o layout de fábrica ideal. Agora, que tal conferir mais sobre os projetos de layout do GEPEA? Entre em contato conosco. Estamos sempre disponíveis para te auxiliar.

Veja
Também

plugins premium WordPress