Dieta plant-based: o que é e os benefícios dessa alimentação

Cada vez mais, surgem conceitos, ideias e tendências para que a população em geral tenha uma alimentação melhor, mais saudável e que, ao mesmo tempo, garanta boas sensações e bem-estar para as pessoas. Na prática, a busca de boa parte da sociedade é por uma dieta mais equilibrada e que cuide do bem-estar de todos. Entre as possibilidades surgidas a partir deste preceito, está a chamada dieta plant-based.

Mas, do que se trata este tipo de alimentação? Esta é uma pergunta comum e, por isso, apresentaremos alguns detalhes neste conteúdo. Falaremos sobre o que é a dieta plant-based, além de demonstrar algumas das principais vantagens que ela traz, em vários sentidos.

O que é a dieta plant-based

Como o nome em inglês já ajuda a explicar, a plant-based é, sim, uma dieta focada na ingestão de vegetais. Mas nem por isso é possível utilizar o conceito apenas como um sinônimo do vegetarianismo ou do veganismo. Há diferenças.

Primeiro de tudo, este conceito não elimina, obrigatoriamente, a possibilidade de as pessoas comerem, ainda que de maneira mais moderada, carne ou outro tipo de alimento de origem animal. Porém, o centro da alimentação se torna os vegetais, em vez de carnes, massas ou qualquer outro.

O foco da dieta plant-based é garantir que as pessoas extraiam, ao máximo, todas as partes dos vegetais, garantindo maior ingestão dos nutrientes existentes neles, para que a saúde e o organismo se fortaleçam ainda mais com seus benefícios.

Sendo assim, a ideia principal é: no momento de se alimentar com vegetais, toda a estrutura daquele alimento deve ser bem aproveitada. Não apenas uma parte, geralmente as folhas, como a sociedade se acostumou a fazer. Na verdade, é possível comer também os caules, as raízes, tudo.

Assim, mais nutrientes são consumidos e o organismo de cada pessoa que adere ao plant-based se torna mais forte, melhorando as sensações de bem-estar e de conforto com o próprio corpo.

O objetivo principal é que os vegetais se tornem protagonistas no prato, diminuindo a ingestão de produtos processados e industrializados.

O ideal também é que a dieta plant-based seja feita com alimentos orgânicos, para evitar a possibilidade dos agrotóxicos. No fim, este processo é uma forma de garantir uma alimentação livre de elementos nocivos para a saúde humana, garantindo que todas as partes dos vegetais tragam sensação de prazer, ao mesmo tempo de saciedade, garantindo uma alimentação saudável.

Benefícios para o corpo

Passamos agora para a questão dos benefícios para o corpo humano. Com a descrição sobre as principais características e o que é a dieta plant-based, já dá para imaginar algumas vantagens, mas vamos fazer uma lista por aqui.

  1. Organismo mais saudável: para começar, o organismo humano se torna muito mais saudável. Evitando elementos possivelmente nocivos e aproveitando todos os benefícios dos vegetais, o corpo melhoraria todos os seus níveis, seja colesterol, glicose, ou outro. Além disso, a imunidade geral aumenta, o que garante menor exposição a vírus e bactérias que possam causar doenças, mais leves ou mais graves.
  2. Menor risco de infarto, AVC e outras doenças com alto poder letal: não é segredo que infartos e AVCs são problemas terríveis, responsáveis por muitas mortes ao longo dos anos. Com a dieta plant-based e uma saúde melhor, os riscos de alguém sofrer com estes problemas diminui fortemente.
  3. Maior sensação de bem-estar: mesmo saindo da questão das doenças e da saúde física, a dieta plant-based tem larga importância. Uma grande vantagem é o fato de que as pessoas que aderem ao conceito podem se sentir mais leves e, com isso, aumentando o conforto e bem-estar, vivendo de forma mais feliz. Além da questão de saúde em si, a leveza para levar a vida também faz muita diferença em longo prazo.

Benefícios para o ambiente

Para aumentar a importância da plant-based, seus benefícios não ficam restritos aos seres humanos. O planeta também agradece.

    1. Preservação dos animais: com a dieta baseada na alimentação com vegetais, a preservação dos animais é mais simples. Menos animais que vão para abatedouros, menos desequilíbrio nos ecossistemas, entre outras vantagens.Mesmo que algumas pessoas resolvam aderir ao plant-based sem deixar a ingestão de carne de lado, o fato é que, no mínimo, haverá uma diminuição na compra de alimentos com origem animal.
    2. Cuidado com o meio-ambiente: além disso, com menor utilização de agrotóxicos e industrialização de alimentos, o meio-ambiente também é beneficiado. A poluição é menor e o despejo de elementos nocivos no solo, nos mares e outros locais também diminui. Isso preserva as matas e os ecossistemas, ajudando no equilíbrio entre vida animal e vegetal. E todos sabemos que qualquer desequilíbrio pode ser fatal para toda uma região. Uma espécie animal que sofre leva a perdas para todos naquele espaço. E isso chega à saúde dos seres humanos.

Portanto, fica claro que as vantagens da plant-based vão além do corpo humano individual, atingindo benefícios para o meio-ambiente e, automaticamente, para toda a sociedade.

Estas são, portanto, algumas das principais características da dieta plant-based. O centro da alimentação se torna os vegetais, em todos os seus detalhes: caule, raiz, folha. A partir disso, milhares de vantagens se apresentam para o meio-ambiente e, claro, para todos os seres humanos.

Gostou de saber mais sobre o que é e quais são os benefícios da dieta plant-based? Ficou interessado na área? Entre em contato conosco, estamos à disposição!

Veja
Também

plugins premium WordPress